Zele pela segurança quando estiver reformando a casa

9 de outubro de 2019
Contar com certos elementos e cuidados com a segurança evitará que você sofra acidentes quando estiver encarregado da reforma de uma casa.

Se você for responsável pela reforma de uma casa, deve levar em consideração algumas questões muito importantes relacionadas à segurança.

Acidentes domésticos acontecem todos os dias, mas especialmente quando se faz reformas. Portanto, no artigo a seguir, vamos dar algumas dicas para garantir a sua segurança.

Dicas de segurança na reforma de uma casa

Você está pensando em reformar a sua casa, ou pelo menos uma parte, e você mesmo será responsável pelos trabalhos? Se nunca fez isso antes, recomendamos que preste muita atenção às seguintes dicas de segurança.

1. Dicas de segurança ao trabalhar com eletricidade

zele pela segurança numa reforma

Você pode querer instalar mais plugues ou adicionar mais lâmpadas nos tetos. No entanto, em primeiro lugar, você deve desligar os disjuntores, para que não haja eletricidade passando pela instalação enquanto a manipula.

Além disso, é muito importante que tenha um calçado de sola grossa e que o piso ou os cabos não estejam molhados. Além disso, sempre que possível, também use luvas de trabalho ao manusear eletricidade.

2. Ao trabalhar com encanamento

zelando por sua segurança numa reforma

A reforma de uma casa pode ser mais difícil do que pensamos se começarmos a detectar falhas nos canos ou outras instalações.

No caso de precisar realizar tarefas de encanamento, aconselhamos que feche o registro da água antes de começar. Dessa forma, você evitará inundar toda a casa, querendo mudar uma torneira ou uma chave.

Além disso, você também deve ter cuidado se trabalha com materiais tóxicos, como o chumbo das tubulações. Use uma máscara para se proteger.

3. Ao pintar

cuidados específicos ao reformar a casa

Nós também podemos sofrer algum acidente quando estamos pintando. Por exemplo, cair de uma escada ou andaime. Se você tiver que pintar o exterior da casa e subir no telhado, tente usar um arnês ou algo similar.

Além disso, certifique-se de que as escadas estão bem armadas, de que não se movem ou serão desmontadas. E quando subir e descer, preste muita atenção para não cair. Você pode se machucar seriamente!

Outra questão muito importante em relação a esta ação tem a ver com o fato de que a tinta pode cair dentro dos seus olhos e causar irritação, queimação ou dor.

Dessa forma, é melhor usar óculos de proteção! Use-os também quando estiver lixando paredes ou outras superfícies. E se você puder, coloque também uma máscara para o nariz e a boca.

4. Dicas de segurança ao reformar paredes e tetos antigos

cuidados específicos e necessários ao reformar a casa

Tenha muito cuidado se estiver trabalhando em casas muito antigas e houver perigo de desabamento. Por exemplo, se o porão for negligenciado, pode haver o risco de gesso cair do teto sobre a sua cabeça.

Além de usar um capacete protetor, recomendamos que você seja muito cuidadoso e trabalhe devagar. E, tanto quanto possível, procure ajuda profissional nas tarefas mais perigosas.

5. Ao deixar materiais no exterior

cuidados específicos que você deve tomar ao reformar a casa

Em algumas cidades, não é permitido deixar materiais de construção na porta da casa, pois pode ser perigoso para os transeuntes. Por exemplo, quando você pisa em areia ou pedras molhadas, pode escorregar.

Também pode ser um grande perigo para as crianças e animais de estimação se brincarem com os materiais ou objetos que foram jogados no lixo de forma inadequada (em sacos que se furam, por exemplo).

6. Dicas de segurança: pregando coisas nas paredes

zele por sua segurança nas reformas do lar

Acredite ou não, esse é um dos acidentes domésticos mais comuns. E se você está fazendo uma reforma, deve ter muito cuidado ao usar o martelo ou a broca. Não só porque você pode furar mais do que o necessário, mas também porque pode se machucar.

7. Quando você faz a mudança

zele por sua segurança nas reformas da casa

Ao terminar a reforma, se você ainda não mora na casa, precisa se mudar! O mesmo se aplica se você comprou móveis novos. Preste muita atenção para não se cortar com um espelho (envolvê-lo bem para transportá-lo é importante), e não acabar com dores nas costas por carregar muito peso.

Embora você mesmo possa se encarregar da reforma de uma casa, aconselhamos a contratação de pessoal qualificado para ajudá-lo, pelo menos em tarefas maiores ou que exijam um certo conhecimento. Muitas vezes, por querermos economizar, acabamos errando e gastando muito mais dinheiro.