Azulejos com relevo para a cozinha: decoração e originalidade

· 23 de agosto de 2018
A sua cozinha pode se destacar com a melhor decoração. Por isso, decore as paredes com azulejos com relevo e terá uma decoração muito original.

O seu lar precisa de uma mudança para passar uma nova imagem? Por que não mudar as paredes da cozinha e fazer algo atrativo? Para isso, você pode utilizar azulejos com relevo na sua cozinha.

Evidentemente, esse material teria um destaque maior do que um azulejo comum. No fundo, você estará trazendo uma nova estética à cozinha.

A cozinha é um ótimo espaço para utilizar azulejos. Por isso, uma maneira nova de fazer com que esse cômodo também tenha uma decoração especial pode ser através da utilização de azulejos com relevo.

O que é a cerâmica com relevo?

Esse formato é muito interessante, já que traz às paredes uma estética inovadora, alternativa e diferente. Não é usual encontrá-lo nas casas.

combinação de azulejos
Combinação de azulejos / imidro.com

Em muita ocasiões, podemos encontrar este tipo de azulejo em bares e restaurantes. Isso é feito para dar às paredes um destaque maior, fazendo parte da decoração.

 Utilize um conceito diferente e faça com que a cozinha seja original. 

O seu design consiste na colocação de relevos (desenhos, linhas, formas geométricas…) sobre a superfície. A sua combinação de cores resulta em uma decoração diferente e no embelezamento do espaço.

Estilo moderno

Estamos acostumados com azulejos lisos, de cor única e sem nenhum conteúdo decorativo. Esse sistema decorativo é muito comum nas casas (banheiros e cozinhas).

Então, por que não fazer com que a sua cozinha tenha um estilo moderno? Busque um novo aspecto para esse espaço, trazendo uma personalidade própria. Qual a estética a ser escolhida?

  • Claros e escuros: os relevos geram efeitos de luzes e sombras. Produz-se um dinamismo nas formas.
  • Movimento: o efeito óptico que pode ser percebido é de agitação, como um rápido “movimento” da parede.
  • Combinação estética: a mistura de cor e relevo faz da cozinha um espaço estético realmente bonito.
  • Contraste: a sensação aos nossos olhos é de contrastes de luz e cor.

Modelos de azulejos com relevo para a cozinha

Existem diferentes tipos de decoração com azulejos. De acordo com o estilo da casa, pode-se aplicar um estilo ou outro. Por isso, é importante combinar os azulejos com o tipo de mobiliário que temos, para que tudo fique harmônico.

  • Recortado: formado de pequenos “recortes” horizontais sobrepostos. Trabalha-se a horizontalidade e gera um efeito de estabilidade.
  • Geometrias: podemos encontrar diferentes formatos. Os quadrados, retângulos, pentágonos e hexágonos são os mais comuns.
  • Linhas retas ou curvas: podem ser onduladas ou simplesmente cruzadas em um formato exato.
  • Diamante: formato semelhante ao dos diamantes por ter relevos simétricos.
  • Desenhos: florais, estrelados, retilíneos, irregulares, etc. Existem vários tipos de desenhos.
azulejos brancos em relevo
Azulejos brancos / realonda.com

Azulejos com relevo: cores

Qual cor é mais adequada para uma cozinha? Qual cor combina mais com os azulejos? Qual delas combina melhor com os relevos? Evidentemente, existe uma série de cores neutras que se encaixam perfeitamente no espaço e não provocam uma tensão harmônica com os móveis. De que cores estamos falando?

  • Cinza
  • Azul-escuro
  • Tons queimados
  • Branco

No entanto, podemos ter outras alternativos, inclusive utilizando cores mais intensas. A ideia é que a cozinha seja um espaço atrativo e com muita personalidade. Quais são as gamas de cores que se encaixam nas cozinhas?

  • Vermelho combinado com branco
  • Laranja e branco
  • Verde, amarelo e branco
  • Azul-claro

Limpeza

A verdade é que a cozinha é um lugar que se suja facilmente. Há fumaça, gordura, cheiros… Por isso, convém ter paredes que sejam fáceis de limpar. Algo parecido acontece com o banheiro.

Por isso, os azulejos com relevo para a cozinha, assim como os azulejos comuns, precisam ser fáceis de limpar. Na verdade, o relevo não muda nada na hora da limpeza, nem é um fator para acumular sujeira.

 A higiene é a base da nossa casa.

Onde comprar azulejos com relevo

Existem muitas empresas especializadas na venda deste produto. Na verdade, a Espanha é um grande centro de fabricação, compra e venda, tanto nacional como internacionalmente.

azulejos em relevo
Azulejos com relevo para cozinha / cocinasricardo.com

No Brasil, também encontramos uma grande variedade de azulejos com relevo e as empresas ficam em diferentes cidades.

De todas as maneiras, existem outras formas de comprar azulejos. Na internet, podemos encontrar uma grande variedade de empresas e ver as fotos dos azulejos e seus designs.

Conclusão

Decore a sua cozinha da melhor maneira possível, utilizando designs inovadores de azulejos com relevo que demonstrem o seu gosto estético. Assim, você tornará a cozinha um espaço muito interessante, porque ela também pode ser um lugar bem decorado.