Quatro bancadas de cozinha que você vai adorar
A cozinha é um dos lugares onde passamos mais tempo, sobretudo, se gostamos de cozinhar. Geralmente, costumamos integrar a cozinha com a sala de jantar, para que possamos preparar a comida e comer no mesmo lugar. Por isso, no post de hoje traremos 04 opções de bancadas de cozinha para facilitar a sua escolha.
Além disso, as bancadas de cozinha também são um espaço destinado ao trabalho que usamos todos os dias. A sua principal função é nos dar um ponto de apoio firme para manipular os alimentos e apoiar diversos objetos.
Por isso, é importante deixar a bancada sempre limpa e adquirir uma que seja resistente a qualquer impacto. Além disso, ela deve suportar a umidade e as altas temperaturas sem que fique danificada.
Há cada vez mais diferentes designs e estilos. É importante que você tenha em mente a sua durabilidade, estética e cuidados, já que certos materiais requerem uma manutenção especial.
Às vezes, escolher uma bancada adequada pode ser difícil devido à grande variedade que podemos encontrar no mercado.
1. Bancadas de cozinha de carvalho
Sem dúvida, a madeira é um dos materiais que mais usamos na cozinha. Isso porque, visualmente, traz tranquilidade e conforto. As variações de cor, textura e aspecto dependem em grande parte do tamanho e da idade da árvore, dando personalidade à bancada.
Por outro lado, esse tipo de madeira precisa de cuidados especiais, pois ela absorve uma grande quantidade de umidade. Sendo assim, é conveniente que se lixe e escove de tempos em tempos. Dessa maneira, a conservaremos em bom estado por mais tempo.
O lado bom é que a madeira é mais grossa e mais densa que outros materiais. Além disso, elas são muito econômicas e muito resistentes a batidas.
O modelo da bancada de carvalho combina perfeitamente com as cozinhas que seguem o estilo cottage e nórdico. Além disso, ela combina muito bem com qualquer estilo porque a sua cor é muito versátil, resiste perfeitamente à umidade e à altas temperaturas. O carvalho é uma madeira dura e impermeável.
No dia a dia, é necessário limpar com um pano umedecido, utilizando um limpador próprio para madeira. Para que a bancada adquira uma aparência mais bonita com o tempo, é recomendável colocar algum óleo específico para o tratamento da madeira. Ele dará brilho e protegerá a madeira, para que ela possa durar mais.
Bancada de carvalho: HAMMARP / ikea.com
2. Bancada preta com efeito de pedra
As bancadas laminadas estão voltando para a decoração de cozinhas com novas opções de materiais e estilos. Versáteis e com preços acessíveis podem reproduzir a aparência do granito, mármore, pedra e até do cimento.
Esse tipo de bancada é laminada. Dessa forma, é possível se aproximar mais daquela aparência de pedra, sem que o preço encareça.
Elas são muito duráveis e de fácil manutenção. Uma vez que ela apresenta bordas retas e tem uma cor preta, combina perfeitamente com as cozinhas que possuem um estilo mais moderno. Além disso, as bancadas dessa cor estão cada vez mais na moda.
Elas também podem ser combinadas com móveis brancos para gerar maior contraste. Sem dúvida, é uma das composições que as pessoas mais gostam de colocar na cozinha, devido a aparência cuidada e delicada que proporcionam.
O laminado é um material resistente. No entanto, não é recomendável colocar panelas quentes diretamente na bancada sem utilizar um descanso de panelas. O calor pode danificá-la e formar sulcos ou manchas.
Com esse material, você também deverá tomar certos cuidados. Por exemplo, não deixar cair produtos químicos corrosivos, cortar com uma faca diretamente na bancada ou utilizar buchas que possam arranhar a superfície.
Os seus cuidados diários incluem, limpar com um pano umedecido e com detergente.
Bancada preta com efeito de pedra: EKBACKEN / ikea.com
3. Bancada branca com efeito de mármore
A pedra natural de mármore ou de granito é um material que, assim como a madeira, é muito utilizado nas bancadas. Não obstante, o seu preço é alto, já que a sua instalação, o translado e o valor da própria pedra são muito caros.
Porém, esse tipo de bancada laminada com uma aparência semelhante ao mármore é muito acessível e o acabamento é praticamente o mesmo.
O mármore é um material que possui muita beleza e elegância. Além disso, nos últimos tempos, ele se tornou uma tendência no design da cozinha. Além de servir como revestimento de paredes, móveis ou objetos, também pode ser usada em locais de trabalho, como as bancadas.
Uma das variedades de mármore é a Calacatta. Ela apresenta uma delicada coloração branca e pronunciados veios. Sem dúvida, é uma ótima opção para incorporar na cozinha.
Os seus cuidados diários incluem limpá-la com um pano umedecido, passando nas regiões onde haja manchas. De forma alguma você deverá utilizar produtos corrosivos nem uma bucha grossa, já que na superfície branca se tornará mais evidente os arranhões.
Bancada branca com efeito de mármore: EKBACKEN / ikea.com
4. Bancadas de cozinha com efeito de cimento
As bancadas de cimento nas cozinhas são um dos elementos que estão na moda nesta temporada. Elas podem ser de concreto, de cimento, de microcimento, naturais, coloridas, com acabamento mate, brilhante, etc. Existe uma infinidade de variedades
De qualquer forma, esse tipo de bancada combina muito com estilos industriais e vanguardistas. Por isso, o design é muito importante.
Ela é uma ótima opção no quesito qualidade-preço. Sem dúvida, é a escolha certa para aquelas pessoas que buscam estilo e economia.
Bancada com efeito de cimento: EKBACKEN / ikea.com
Então, você se atreveria a colocar alguma dessas bancadas na sua cozinha?