A cadeira GJ de Grete Jalk em madeira compensada curva

13 de janeiro de 2020
Este assento é considerado uma autêntica obra de arte, cuja estrutura contém inovação e vanguarda.

O mundo do design de interiores oferece múltiplas possibilidades. Designers e artistas tentam buscar continuamente novas maneiras de expressar as suas ideias. Um exemplo muito claro é a cadeira GJ de Grete Jalk, na qual podemos encontrar os conceitos de originalidade e vanguarda.

Esses recursos bebem na fonte da evolução dos estilos que foram desenvolvidos ao longo dos séculos. Ao verificar as diferentes maneiras de trabalhar um assento, surgem procedimentos estéticos que ajudam a mudar as tendências e renovar a imagem das casas.

A principal pretensão é a de que os nossos ambientes internos reflitam um espaço renovado, onde a arte tenha o seu espaço, mas sem perder a funcionalidade. Não devemos nos esquecer de que os móveis devem ser úteis; sem uma aplicação prática, um recurso é inútil.

Quem é Grete Jalk?

características da cadeira GJ

Cadeiras GJ / disenoyarquitectura.net

Grete Jalk é uma designer dinamarquesa cujos trabalhos refletem o estilo moderno, um conceito aparente em todas as suas peças de mobília, que tentam inovar e procurar novas linhas que denotem criatividade. Em outras palavras, ela se consolida como uma designer de interiores alternativa.

Ela chegou a estudar na Escola Dinamarquesa de Design em meados do século XX, recebendo instruções inclusive do designer Kaare Klint, de quem recebeu ensinamentos que lhe serviram como fonte e, ao mesmo tempo, para que soubesse para onde direcionar as suas criações.

Nos anos 50, ela participou de competições das escolas de design europeias com a intenção de abrir caminho no mundo da decoração, tentando mostrar quais eram as suas ideias e qualidades pessoais. Estamos falando de uma grande designer de interiores.

Grete Jalk abriu caminho entre as figuras mais relevantes do design de interiores.

5 características da cadeira GJ

A cadeira GJ de Grete Jalk em madeira compensada curvada

Cadeiras de Grete Jalk / forestalmaderero.com

Para definir quais são as características mais importantes das cadeiras GJ, devemos prestar muita atenção a três conceitos realmente curiosos no próprio assento: a forma, a estrutura e a linha.

  1. Ao contemplar a forma da cadeira, podemos descobrir um conceito estético verdadeiramente inovador; isto é, ela se consolida como algo incomum no mundo do design de interiores. Geralmente, mantemos o uso de assentos cujas partes não são tão distintas.
  2. A curvatura é o que fundamentalmente prevalece na própria estrutura. Esta peça é caracterizada por uma série de planos que vão e vêm demonstrando uma plasticidade absoluta, como se fosse um material que pudesse ser moldado de acordo com a nossa vontade.
  3. A linha é suave, refinada e sofisticada, sem que sejam criados ângulos agudos muito exagerados. Nesse caso, estamos diante de um móvel muito interessante por alcançar a purificação das formas.
  4. O material é a madeira compensada. Isso proporciona resistência e durabilidade ao longo do tempo. No fundo, ela tenta simular a madeira natural, mas na verdade, é esse compensado que a torna algo inovador.
  5. A vanguarda está diretamente refletida na estética. Nota-se que Grete estudou cuidadosamente as correntes artísticas da primeira metade do século XX e os designers que adotaram novas formas de trabalhar os móveis.

Com quais estilos a cadeira GJ combina?

Decoração inovadora

Cadeiras GJ pretas / miliashop.com

Assim como mencionamos anteriormente, esta cadeira apresenta um conceito artístico de vanguarda. Dessa forma, podemos combiná-la com vários estilos, mas devemos ter em mente que a sua forma e estética estão longe dos interiores tradicionais e clássicos.

Ela combina melhor com estilos minimalistas, contemporâneos e modernistas. Sem dúvida, o seu formato e design refletem a ideia artística desenvolvida ao longo do século XX. Estamos nos referindo, portanto, a um sentido mais inovador.

Também poderíamos incluí-la em ambientes rústicos, principalmente por causa da tonalidade marrom da madeira compensada. Mas, não podemos nos esquecer de que o espaço onde ela estiver disposta deve ser contemporâneo.

Como e onde adquiri-la

móveis Grete Jalk

Cadeiras GJ / hivemodern.com

É difícil encontrar a cadeira GJ em lojas de decoração. Uma vez que esta é uma peça de uma designer renomada, é mais fácil comprá-la através da internet.

No entanto, o preço pode ser exorbitante; portanto, devemos estar cientes da importância desse móvel, pois estaríamos basicamente pagando por uma obra de arte.

  • Bodil Kjær: Grete Jalk, the Grande Dame of Danish Design, UN, 1990.