A cadeira Thonet: a curva e o dinamismo

20 de março de 2020
Na hora de mobiliar a sua casa, a cadeira Thonet pode trazer simplicidade estética e criar uma decoração enxuta.

Não nos damos conta de quantas vezes já utilizamos a cadeira Thonet e da curva e do dinamismo intrínsecos em sua estética.

Geralmente, as casas antigas, cafés clássicos ou outros estabelecimentos de hotelaria fazem uso dessa cadeira. Este foi um tipo muito comum de móvel nas casas simples, uma vez que houve um grande número de vendas dessas cadeiras nos dois primeiros terços do século XX.

Cabe destacar a sua importância ao longo da história. O conceito Thonet se tornou um tipo de móvel acessível para a população; o seu design era muito interessante e atraente para a decoração da casa. Além disso, ela também combina perfeitamente com outros tipos de móveis.

A cadeira Thonet é considerada um assento confortável?

A cadeira Thonet: a curva e o dinamismo

Para definir a concepção estética oferecida por esta cadeira, devemos considerar a sua aparência, formato, linha e estrutura. No fundo, ela é constituída por uma estrutura sutil e simples, oferecendo um esquema aberto e dinâmico.  

O assento redondo gera conforto e rompe com a linearidade quadrada com a qual as cadeiras geralmente são feitas. Denota agilidade e solidez, mas também um formato fechado e bem definido.

Esta cadeira geralmente possui uma almofada para proporcionar maior conforto. Isso ocorre porque a madeira se torna um material duro para o corpo quando passamos muito tempo sentados sobre ela. Portanto, é essencial que ela seja um pouco acolchoada.

Em geral, ela nos convida a nos sentarmos sobre ela e apreciarmos o seu conforto.

O encosto: adaptação e conexão com o corpo

Cadeira Thonet / sodimac.cl

O componente principal do assento é o encosto. Sem dúvida, o formato da cadeira é dinâmico graças ao seu design. A seguir, analisaremos as principais características que podem ser apreciadas:

  • É composta por três linhas fundamentais: a mais alongada é a principal, em forma de arco, e há outra com o mesmo formato no seu interior, mas com um tamanho menor. Por outro lado, existem conexões diretas com o assento circular.
  • Há uma ausência de materiais na parte inferior do encosto. Poderíamos dizer que há uma estrutura aberta e menos opaca, gerando uma grande abertura entre as partes.
  • As costas se adaptam perfeitamente ao encosto, uma vez que ele é curvado com uma disponibilidade direta em direção ao corpo. O objetivo principal é gerar conforto e comodidade. No entanto, pode ser observada a ausência de reforço no suporte para a parte lombar.
  • O dinamismo está presente através do formato curvo que ela possui. Ao mesmo tempo, denota elegância e simplicidade. Embora não ofereça conforto total, é uma cadeira elegante para ser usada durante pequenos períodos de tempo.

Os pés: esbeltez e estabilidade

A cadeira Thonet: a curva e o dinamismo

No caso dos pés, a curva que eles adquirem de baixo para cima faz com que a cadeira tenha uma leve sensação de ascensionalidade. Eles não são muito grossos nem têm uma forte robustez em comparação com outros tipos de assentos, como as poltronas ou sofás.

Na parte superior dos pés, há uma circunferência que une todo o perímetro da cadeira; isto é, há uma linha de união entre os pés, para que a sensação de relacionar as diferentes partes seja consolidada, em maior medida. Por sua vez, isso fornece um conteúdo estético para completar a própria estrutura. 

No fundo, os pés têm uma aparência bastante simples e esbelta, oferecendo uma certa sensação de leveza, com uma aparência graciosa e sutil. Não podemos considerá-la uma cadeira que ocupa muito espaço; o seu volume é simples e fácil de dispor em qualquer local. 

Este tipo de cadeira se encaixa em qualquer estilo decorativo.

Onde podemos adquirir a cadeira Thonet?

Curva e dinamismo

No mercado online, existem inúmeros sites para comprar este produto. No entanto, recomendamos que elas sejam vistas e testadas antes de serem compradas, pois muitas são de segunda mão ​​e podem estar em processo avançado de deterioração.

Caso sejam compradas novas, algumas lojas online, como Maison du Monde, a Thonart, Sillatea, DomesticoShop ou Vackart, oferecem a possibilidade de comprá-las e receber em casa. É necessário reconhecer que a internet é a forma mais cômoda para comprar    

Em resumo, antes de prosseguir com a aquisição de uma cadeira Thonet, o melhor a fazer é escolher o procedimento mais confortável e ter em mente que ela se encaixará perfeitamente na decoração da casa.

Pesudo Chiva, María Carmen: Formas curvas alabeadas, Cultivalibros, 2009.

Lee, Vinny: Guía esencial de decoración, Edimat Libros, 2005.