Designs contemporâneos atuais e linhas quadradas

· 9 de setembro de 2018
Você sabe o que é design contemporâneo? E o que ele tem a ver com o estilo moderno? Neste artigo, falaremos sobre isso.

Os designs contemporâneos atuais são conhecidos assim por serem os designs ou estilos que estão em tendência atualmente.

É importante destacar que quando falamos de designs contemporâneos atuais não nos referimos a um estilo concreto, mas sim a um conjunto de estilos que estão em plena vigência. Por exemplo, o estilo industrial e o nórdico são dois estilos dos mais conhecidos.

Mesmo que não seja um estilo único ou específico, os estilos que se encaixam no design contemporâneo têm características comuns, usam materiais similares ou compartilham uma filosofia ou visão do espaço doméstico similares.

 No artigo de hoje queremos explicar de que se tratam os designs contemporâneos atuais e qual é a sua relação com as linhas quadradas.

Contemporâneo vs moderno

Antes de aprofundar mais sobre os designs contemporâneos atuais, é importante esclarecer a terminologia, pois é comum confundir o conceito de contemporâneo com o de moderno.

  • O conceito de moderno ou modernidade faz referência a tudo o que ocorreu na Idade Moderna. O modernismo, para a arquitetura e design, surgiu como uma ruptura com o clássico. Foi um divisor de águas para a área, pois também foi graças aos avanços tecnológicos e industriais que o modernismo teve grande êxito. Isto ocorreu porque deixaram de usar tanta ornamentação e substituíram materiais luxuosos por outros mais nobres como o aço, o cimento e o cristal.
  • Por outro lado, o design contemporâneo faz referência ao design atual, incluindo assim estilos decorativos de tendência atual que podem ser muito diferentes um do outro.

O contemporâneo pode ser moderno, mas o moderno não necessariamente tem que ser contemporâneo.

Muitos são os especialistas que asseguram que o moderno pode ficar obsoleto. Porém, o contemporâneo, ao incorporar diferentes estilos atuais e em tendência, está em contínua mudança e se adaptando a cada momento.

Contemporaneo vs moderno

Características dos designs contemporâneos atuais

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o design contemporâneo não tem normas nem regras específicas porque é um conjunto de estilos. Por essa razão, cada designer colabora com a sua visão no desenho dos móveis, espaços e elementos; deixando claro qual é a sua concepção e forma de entender o espaço, neste caso, o doméstico.

Em segundo lugar, os designs contemporâneos atuais se caracterizam pelo seu interesse em que os espaços e materiais utilizados sejam sustentáveis e respeitem o meio ambiente.

Além disso, a responsabilidade ambiental está unida à responsabilidade social; e por esta razão se trabalha com a pesquisa de novos materiais, que respeitem não somente o ambiente natural, mas também o social.

Dessa forma, podemos dizer que os desenhos contemporâneos atuais pretendem abarcar não somente o plano estético; mas também o plano moral e social.

Por outro lado, os designs contemporâneos atuais podem ser reconhecidos pela sua estreita relação com as novas tecnologias. A cada dia aparecem mais espaços e designs que melhoram a vida das pessoas. O que se procura é a simplicidade, através de linhas simples, limpas e geométricas; com vários ângulos com elementos vanguardistas.

Em relação à paleta de cores usada, trata-se de uma gama de cores muito variada e rica. Podemos encontrar não somente diversas tonalidades, mas também graus de calor e frieza.

Finalmente, os designs contemporâneos buscam dar uma segunda chance à profissões em decadência. Por isso, qualquer objeto funcional ou de decoração feito à mão ou artesanalmente possui um grande valor.

Espaços com designs contemporâneos atuais

Os espaços inseridos neste tipo de design são espaços inspirados nas linhas retas e formas quadradas com diferentes ângulos. Isto se deve à grande influência que a Revolução Industrial teve sobre este tipo de design; que aliás contou com a área da construção e seus materiais como guia.

Ambientes com designs contemporâneos atuais

Por exemplo, os janelões quadrados das antigas fábricas, as formas retas e firmes dos blocos de concreto, etc. 

Nesses designs se elimina todo tipo de ornamentação; tendo como resultado ambientes bastante simples e limpos quanto às linhas. Mas, também se procura a funcionalidade e versatilidade dos espaços e elementos para criar lugares multifuncionais.

Ao contrário do que possa parecer, os designs contemporâneos atuais também se caracterizam por serem aconchegantes. Para isso, são usados tecidos de grande qualidade.

Os designs contemporâneos atuais incluem estilos como o nórdico, o industrial, o rústico, entre outros. São estilos que contemplam não somente o aspecto estético; mas também o ecológico e a responsabilidade social. Mesmo assim, não possuem normas claras. Cada designer tem a sua própria filosofia e forma de expressá-la através dos diferentes estilos.