Cadeiras feitas de pneu: uma nova tendência

7 de maio de 2020
Dê um toque original à sua casa e renove o seu pátio ou jardim com a última tendência da decoração: as cadeiras feitas de pneu.

A nossa sociedade está cada vez mais preocupada com a reciclagem e a conservação do meio ambiente. Isso nos levou a inúmeras ideias para dar um novo uso a objetos que considerávamos inúteis. Este é o caso das rodas de carro, através das quais é possível fabricar as cadeiras feitas de pneu: uma nova tendência.

O pneu é um dos objetos mais frequentes no lixo e que mais polui o meio ambiente. Esse problema ambiental já foi tratado a partir de várias perspectivas para impedir que esse material continue se multiplicando e se acumulando.

Na Europa, por exemplo, quase 50 dos pneus utilizados são reciclados. Infelizmente, no entanto, os 50% restantes são acumulados ou queimados, criando um sério problema de poluição. Felizmente para todos, o mundo da decoração nos oferece uma alternativa para dar uma segunda chance a esse material.

 Como obter um pneu velho?

Cadeiras feitas de pneu: uma nova tendência

Na verdade, a maioria desses pneus usados é destinada a novos usos: material de combustão industrial, em parques infantis, fabricação de pneus novos, etc. Isso tornou cada vez mais difícil encontrar pneus velhos.

No entanto, na maioria das oficinas, podemos pedir os pneus velhos do nosso carro ou de alguém que conhecemos quando eles forem substituídos por pneus novos. No fundo, esta é uma maneira diferente de embelezar a nossa casa.

Modelos de cadeiras feitas de pneu

Os pneus velhos são um recurso muito versátil para a criação de móveis novos. Mas, se tivermos que optar por apenas um dos seus usos, sem dúvida, ficaremos com as cadeiras feitas de pneu. A seguir, mostraremos três ideias para transformar os seus pneus velhos em uma cadeira única e original.

1. Um banquinho muito colorido

Cadeiras feitas de pneu: uma nova tendência

Banquinho / m.wikihow.com

Os banquinhos feitos com restos de pneu são uma das tendências decorativas que mais gostamos. É uma reutilização muito alegre, perfeita para dar um toque informal ao quintal ou jardim. Além disso, é muito simples de fazer:

  • Precisamos apenas de um ou dois pneus, dependendo da altura que quisermos dar ao nosso banquinho.
  • Antes de começarmos a trabalhar, precisamos garantir que os pneus estejam limpos e higienizados.
  • Em seguida, basta incorporar uma tábua redonda de madeira, como se fosse um assento. Podemos encomendá-la em qualquer marcenaria.
  • Finalmente, devemos aplicar a tinta da cor que quisermos.

2. Banquinhos cobertos com sisal

Cadeiras feitas de pneu: uma nova tendência

Banquinho / conideade.com

Os banquinhos de pneu pintado são perfeitos para criar um espaço divertido e alegre. Por outro lado, se o que queremos é criar um espaço mais íntimo e aconchegante, com um caráter rústico, podemos optar pela alternativa do banquinho de pneu coberto com sisal.

Fazê-lo é tão simples quanto no exemplo anterior. Basta substituir a pintura do pneu por sisal. Assim, em vez de pintar o pneu, envolveremos toda a superfície do pneu com o sisal até que ele fique completamente coberto.

O resultado final é espetacular. Ninguém vai acreditar que o seu fabuloso banquinho de estilo rústico já foi um pneu velho.

3. Cadeiras com encosto

Cadeiras com encosto

Cadeiras feitas de pneu / javies.com

Os pneus nos fornecem um enorme leque de possibilidades para criar qualquer tipo de cadeira, simples ou complexas, com apoios para os braços e encostos.

Para fazer uma cadeira completa à base de pneus, precisaremos de pelo menos quatro pneus e várias ferramentas, já que esta é uma criação mais complicada.

  • Primeiramente, usaremos dois pneus para formar a base. Para juntá-los, precisaremos de uma chave de fenda, para garantir que a estrutura não se mova.
  • No encosto, usaremos o terceiro pneu. Para tornar a cadeira mais confortável, podemos incorporar uma rede ou malha no espaço vazio.
  • Por fim, criaremos os apoios para os braços com o último pneu que nos resta ou com madeira.

Podemos deixar esta cadeira sem pintura. Dessa maneira, obteremos um estilo industrial mais casual. Mas, se você preferir um toque mais alegre, poderá pintá-la com uma cor viva e brilhante. Use a sua imaginação!

  • Campbell, Deanna: Arreglos para el hogar, Albatros, 2006.