Logo image
Logo image

Decoração de uma cafeteria com estilo rústico

3 minutos
O ambiente rústico é obtido através de recursos que lembram o ambiente campestre e que despertam, ao mesmo tempo, uma nostalgia do passado.
Decoração de uma cafeteria com estilo rústico
Última atualização: 24 janeiro, 2021

Um estabelecimento comercial deve manter parâmetros estéticos que sejam atraentes. A ideia de envolver o cliente em um espaço único permite valorizar ainda mais o produto que está sendo comercializado. Por isso, hoje vamos conhecer a decoração de uma cafeteria com estilo rústico.

O mundo da hotelaria requer sacrifício e dedicação. Bons resultados podem ser comprovados se mostrarmos um bom serviço, se oferecermos qualidade e, acima de tudo, se tivermos uma imagem que nos identifique e defina.

As pessoas geralmente frequentam repetidas vezes os estabelecimentos onde se sentem confortáveis. Isso não é alcançado apenas com o bom atendimento ao público; também se deve ao ambiente que está presente no local. É aqui que a decoração desempenha um papel muito importante.

O que é o estilo rústico?

Some figure

Em primeiro lugar, devemos ter um bom entendimento desse estilo. Podemos considerá-lo como a melhor forma de apresentar o ambiente campestre em um espaço. Para isso, usaremos recursos decorativos que, sem dúvida, lembrarão o ambiente rural.

Alguns materiais, como a madeira, por exemplo, são essenciais. Esta tem sido uma peça fundamental, ao longo da história, na arquitetura e no design de interiores, especialmente em cidades pequenas. É fácil de trabalhar e oferece grande resistência à passagem do tempo.

Da mesma forma, a pedra e o tijolo também têm o seu lugar, assim como a aplicação de ornamentos tradicionalistas e de elementos que nos remetem ao trabalho no campo. Tudo isso, combinado de forma adequada, ajuda a criar um ambiente pitoresco.

É cada vez mais comum encontrar a decoração rústica em espaços urbanos.

5 recursos para uma cafeteria com estilo rústico

Some figure

Imagem: pinterest.es

Os recursos escolhidos para decorar a cafeteria devem estar em harmonia uns com os outros. É inútil misturar elementos de estilos diferentes sem uma finalidade específica. O objetivo é estabelecer um ambiente tocante e agradável.

  1. Os móveis de madeira ou de ferro forjado são muito interessantes, tanto por causa das possibilidades estéticas oferecidas, quanto pela sua relação com o mundo rural. A linha estética a ser seguida não consiste em uma perspectiva classicista, mas sim tradicional e popular.
  2. Os implementos agrícolas são úteis para decorar paredes, colunas, barras, etc. Com eles, despertamos a curiosidade dos clientes e, para mais de uma pessoa, as memórias do passado. Esta é uma forma de influenciar o lado mais sensível das pessoas.
  3. Piso de madeira resistente e durável, principalmente porque terá que resistir ao trânsito contínuo de pessoas. Além disso, também combina perfeitamente com o restante dos móveis.
  4. Luminárias pequenas dispostas em diferentes ângulos. A luz deve ser quente e tênue. Neste caso, a ideia é transmitir uma serenidade permanente, a fim de acalmar o ânimo das pessoas, gerar tranquilidade e fazer com que se sintam confortáveis.
  5. Prateleiras para guardar garrafas, quadros ou fotografias e algum recurso típico, como, por exemplo, uma arca, um baú ou uma cômoda. No fundo, estes são elementos que contribuem positivamente para o ambiente.

As vigas expostas

Some figure

Imagem: margarette92753.kenbirra.world

Um café com estilo rústico deve se diferenciar de outros espaços tanto pela sua decoração quanto pela sua infraestrutura. No nível arquitetônico, as vigas expostas lembram as casas do passado.

Elas podem ser estruturais ou simplesmente decorativas. Na verdade, servem para completar o espaço em altura e, ao mesmo tempo, também podem ser usadas para pendurar outros elementos decorativos.

Além disso, é possível estabelecer um contraste cromático com o próprio teto. Se ele for pintado de branco e o diferenciarmos das vigas, chamará mais a atenção, uma vez que os elementos construtivos também fazem parte do conjunto.

A vegetação toma conta da cafeteria

Some figure

Imagem: sabonhomeblog.tumblr.com

Para completar o design de interiores, não devemos nos esquecer da contribuição do verde; isto é, das plantas que permitem purificar o meio ambiente e produzir uma sensação de maior naturalismo. De fato, elas combinarão muito bem com a madeira e o calor das luzes.

A ideia não é encher todos os cantos de vegetação. O objetivo é que elas apareçam esporadicamente e, se possível, que algumas delas adquiram uma certa conotação selvagem, como, por exemplo, por meio de uma trepadeira na parede.

Imagem principal: pinterest.es

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Saldarriaga Roa, Alberto; Villegas Jiménez, Benjamín: Espacios comerciales, Villegas Editores, 1994.