Trepadeiras para o seu jardim

6 de agosto de 2019
As trepadeiras podem ser uma excelente ideia para decorar o jardim, as paredes ou o pergolado. Você pode escolher a que mais gosta de acordo com a cor de suas flores ou o formato das suas folhas.

Geralmente acredita-se que, para decorar com plantas, precisamos morar em uma casa grande com um quintal ou jardim. Isso não poderia estar mais longe da realidade! Nas cidades, precisamos apenas de um pequeno espaço ao ar livre se quisermos aproveitar as trepadeiras. Neste artigo, falaremos sobre as melhores espécies que você poderá usar para uma decoração natural.

O que precisamos saber sobre as trepadeiras?

as trepadeiras

Como primeiro passo, recomendamos que você aprenda um pouco sobre jardinagem. Não é necessário se tornar um especialista, mas sim conhecer os requisitos básicos das espécies que formos escolher para os nossos espaços exteriores.

No caso das trepadeiras, devemos considerar que este é um grupo bastante adaptável, porque elas evoluíram ao longo dos anos e se acostumaram a diferentes condições climáticas.

Uma das características mais importantes é que elas possuem raízes aéreas que lhes permite se prender a superfícies como muros, cercas, paredes, pergolados ou colunas. Algumas caminham até os telhados, mas em todos os casos elas devem ser plantadas no chão, onde ficará o tronco principal.

Quais trepadeiras colocar no jardim?

As trepadeiras são perfeitas para embelezar o nosso jardim, mesmo que tenhamos um espaço pequeno. Elas podem trazer esse toque natural de que você tanto precisa ao morar na cidade ou que são motivo de inveja dos seus vizinhos que moram em áreas não urbanas. Estas são algumas das espécies recomendadas:

Trepadeiras para o seu jardim

1. Trepadeira da Virgínia

Plantas trepadeiras para colocar no jardim

Vinha virgem / verdecora.es

Alguns a conhecem como vinha virgem, mas a trepadeira da Virgínia já diz muito sobre a sua característica principal… Aderir às paredes!

Trata-se de um arbusto que cresce rapidamente e em grande quantidade. Por isso, você deve ter o hábito de podá-la de vez em quando, embora ela não exija podas muito grandes.

Está é uma bela planta que, no outono, adquire um tom alaranjado e vermelho, realmente marcante, e que podemos combinar com a decoração de uma casa de campo ou com os móveis do jardim.

2. Rosa silvestre californiana

Rosa silvestre californiana

Rosa silvestre / es.wikipedia.org

É um arbusto nativo dos Estados Unidos e do México, mas que se adapta a áreas áridas ou montanhosas sem muita umidade e, inclusive, resiste à seca.

Ela cresce em forma de arbusto, tem caules curvos e espinhosos e pode atingir dois metros de altura. Durante o outono, as folhas caem, e na primavera nascem lindas flores perfumadas.

3. Glicínia

Trepadeiras: Glicínia

Glicínia / pinterest.es

É conhecida por suas flores roxas com um perfume agradável que florescem no verão. Um exemplar de alguns anos pode cobrir todas as paredes de uma casa ou o muro externo de uma residência.

É necessário afastá-la das telhas ou calhas porque ela entra nelas e poderá causar danos ao telhado. Além disso, leve em conta que as sementes de glicínia são venenosas.

4. Trepadeiras: dama-da-noite

Trepadeiras: dama-da-noite

Dama-da-noite / rescatando-mi-cultura-guaran.blogspot.com

É uma das mais belas trepadeiras que podemos colocar nos nossos jardins. Recebe esse nome porque os seus botões e flores brancas se abrem ao entardecer e se fecham ao amanhecer.

O lado bom é que, se a colocarmos em um pergolado, poderemos aproveitá-la nas noites de verão e de primavera. De preferência, que ela esteja em uma área bem iluminada durante o dia.

5. Hera

Trepadeiras: hera

Nem todos gostam, mas a verdade é que a hera é uma excelente trepadeira para o nosso jardim; principalmente porque é bastante resistente às mudanças climáticas e à falta de água.

As suas folhas podem ser de diferentes tamanhos e cores (branco, amarelo, verde). Durante os primeiros anos, ela é mais sensível e requer terra úmida e um pouco de sombra.

6. Trepadeiras: buganvília

buganvília

Também conhecida como santa-rita, primavera ou três-marias. É uma planta nativa do Brasil, que prefere locais úmidos e chuvosos.

De fato, este arbusto está sempre verde, espinhoso e ramificado; além disso, ele cresce rapidamente e pode atingir 10 metros de altura. Deve ser apoiado em suportes contra as paredes. As suas flores chamam a atenção e são realmente muito bonitas, podendo ser de cor vermelha, rosa, amarela, roxa ou magenta, por exemplo.

Outras trepadeiras que você pode escolher para o seu jardim, terraço ou varanda são: campânula (vive apenas um ano em climas frios) passiflora (as suas flores são de várias cores, com pistilos roxos), e unha de gato (com folhas brancas ou amarelas, mas ela não suporta geadas).