Logo image
Logo image

Mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores que você precisa conhecer

3 minutos
Conheça o trabalho dessas mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores. Você vai se apaixonar!
Mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores que você precisa conhecer
Última atualização: 19 setembro, 2020

Para homenagear as mulheres, queremos apresentar o trabalho de algumas delas em relação aos tópicos que nos interessam. Afinal, existem mulheres que são extraordinárias designers, arquitetas e designers de interiores que talvez você não conheça.

Por exemplo, você sabia que dos 46 prêmios Pritzker concedidos até o momento, apenas 4 foram concedidos a 5 mulheres? Zaha Hadid, Kazuyo Sejima, Carme Pigem e Yvonne Farrell e Shelley McNamara recentemente.

Nossa seleção de mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores

Laura González

Some figure

Design / noticias.infurma.es

Já falamos sobre essa arquiteta parisiense porque ela foi nomeada a Designer do ano pela Maison&Objet em 2019.     

Ela tem concentrado o seu trabalho em hotéis e restaurantes, tornando-se uma referência graças à espetacular reforma do lendário París Bus Palladium. A partir daí, a sua carreira entrou em ascensão e ela trabalhou com as melhores empresas: Cartier e Louboutin, entre outras; mas também deu forma a tesouros esquecidos, como o Hotel Christine ou a Brasserie La Lorraine.

Ela tem um talento especial para misturar materiais, estilos e épocas.

Chiara Andreatti

Some figure

Imagem: chiaraandreatti.com

Outra referência ao falar sobre mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores é essa italiana que atualmente é a diretora artística da empresa de papel de parede Texturae, embora também já tenha trabalhado lado a lado com grandes estúdios do seu país, como, por exemplo, o de Piero Lissoni, e feito designs para empresas como Glas ItaliaNon Sans RaisonPortego, e Editions Millano.

Chiara estudou design no Istituto Europeo di Design e tem mestrado na Domus Academy de Milão. Dela se destaca o seu olhar íntimo e muito focado nas tradições artesanais que ela traz para todas as suas obras, conferindo exclusividade a cada uma de suas peças. Criadora de móveis, espaços e ambientes, a sua visão é tão fascinante quanto bela, simples e cheia de personalidade.

Patricia Urquiola, uma referência entre as mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores

Some figure

Imagem: patriciaurquiola.com

Provavelmente você já ouviu falar dela porque essa asturiana faz sucesso no mundo todo e é uma das designers mais reconhecidas internacionalmente. Ela também é arquiteta e uma das favoritas da Design Week de Milão. Ela estudou arquitetura em Madri e no Politecnico di Milano e, em 2001, criou o seu próprio estúdio em Milão.

O que mais se destaca em Patricia Urquiola é a sua energia incansável e que ousa com tudo o que vê pela frente: escritórios, hotéis, lojas, objetos, móveis, direção criativa… E o seu trabalho é vigoroso, sensual e cheio de luzes. Um exemplo disso são as mesas L.A. Sunset, para a Glas Italiaque evocam o pôr do sol; ou o iate SD96 que criou para a empresa Sanlorenzo, tão elegante quanto original e prático.

Coco Dávez

Some figure

Imagem: cocodavez.com

O nome dela é Valeria Palmeiro, ela é de Madri e o seu estúdio em Lavapiés é tão espetacular quanto o seu trabalho. Ela ficou conhecida graças aos retratos coloridos e sem rosto que batizou com o nome de Faceless, publicando até mesmo um livro com eles.

O seu trabalho é divertido, fresco e cheio de vida, como o quarto que ela decorou para o Hotel Paradiso, e as suas colaborações com Puma, Malababa, Compañía Fantástica e Kenzo. Não deixe de visitar a sua página para alegrar um pouco o seu dia.

Daria Zinovatnaya, a mais jovem entre as nossas mulheres que são designers, arquitetas e designers de interiores 

Some figure

Imagem: zinovatnaya.com

Sua força visual é tão impressionante que a transformou em um fenômeno da Internet. Ela nasceu na Crimeia, onde estudou arquitetura, tem apenas 27 anos e a geometria é o seu leitmotiv.

O seu estilo se inspira em movimentos artísticos do século XX, como o suprematismo russo de Kazimir Malévich; ou o Movimento Memphis, de Ettore Sottsass. Embora, sem dúvida, uma das influências mais claras seja a Escola Bauhaus.

Daria já tem o seu próprio estúdio em São Petersburgo, de onde faz os seus projetos de design de interiores para a Noruega, Holanda, China, Rússia… Para ela, não há fronteiras.

Como elas, há muitas outras mulheres que fazem sucesso no mundo do design e da arquitetura.