7 ideias de paisagismo para pátios laterais

29 de julho de 2019
Os pátios laterais da casa também podem ser os protagonistas: usando a cor branca, terraços ou pérgulas de vidro e vistas incríveis com as melhores ideias de paisagismo.

A decoração de exteriores pode ser muito versátil. Portanto, dependendo do espaço externo disponível, as ideias são muito variadas e a possibilidade de brincar com diferentes elementos é real. Os pátios laterais são muito interessantes neste aspecto, já que a sua arquitetura confere um caráter único a cada um deles. Dessa forma, não perca estas 7 ideias decorativas completamente inspiradoras.

1. Pátios laterais em estilo americano

 ideias de paisagismo para pátios

Cadeiras suspensas/miliashop.com

Um clássico do paisagismo nos pátios laterais é o estilo americano. Curiosamente, essa abordagem é familiar graças aos filmes e séries que costumam usar esses espaços icônicos.

Eles são típicos de bairros de classe média ou pequenas cidades americanas. Dessa forma, você identificará esse lindo estilo pelos assentos suspensos e ventiladores de teto. Além disso, o estilo é fantástico para criar cantos de leitura em áreas de temperaturas muito altas.

2. O relaxante estilo chill-out

paisagismo para pátios

Quando se trata de terraços laterais com vista para uma piscina ou para o mar, você poderá aproveitar o azul natural em favor da proposta de paisagem. Dessa forma, uma ideia muito elegante e relaxante é criar uma atmosfera chill-out.

Além da beleza da proposta, nesse espaço você poderá praticar yoga, pintar, ler ou tomar uma bebida nas noites de verão. Ou seja, é um espaço muito interessante pela sua funcionalidade. Para consegui-lo, faça uso de madeiras escuras ou desgastadas. Além disso, um toque de luz com velas será uma ótima opção.

3. Pátios laterais como extensão de quartos

algumas ideias de paisagismo para pátios

Exterior/pinterest.es

Os pátios laterais às vezes estão intimamente ligados à parte interna da casa, geralmente à sala de estar ou a um quarto. Portanto, o espaço poderá ser usado para criar um ambiente vinculado, como uma extensão externa da própria sala ou quarto.

Para conseguir esse efeito, será necessário que os espaços sejam divididos com portas ou janelas de vidro e que a decoração seja a mesma. Assim, usar as mesmas estampas ou móveis da mesma coleção pode ser uma boa estratégia.

4. Terraços cheios de luz

7 ideias de paisagismo para pátios

Exterior/decotherapy.com

O estilo ibérico é sempre um sucesso, e quando se trata de decorar os pátios laterais, também funciona perfeitamente. E o motivo é porque essa abordagem decorativa se caracteriza por dar destaque às cores brancas e à luminosidade.

Fica fantástico se você tiver horizontes claros na paisagem para trazer harmonia ao espaço. Além disso, se você incluir móveis e pisos em branco puro, poderá contrastar com vasos de plantas coloridas.

5. Pátios laterais com fechamento em vidro

paisagismo para pátios

Os pátios laterais também podem ser verdadeiros protagonistas. Uma das opções que os tornam as joias da casa é a instalação de um fechamento em vidro para criar uma atmosfera semelhante a um gazebo ou terraço.

Será crucial ter um espaço bastante grande, caso contrário, ficará sufocante. Além disso, nesses terraços encantadores, você poderá organizar jantares com amigos e familiares em qualquer ocasião.

6. Paisagens com estilo romântico

ideias de paisagismo para varandas

O estilo romântico pode ser encantador quando aplicado ao ar livre. Dessa forma, os pátios laterais com esses ambientes são caracterizados pela suavidade das flores em grande quantidade.

Gerânios ou camélias se destacam por suas cores e texturas. Além disso, os móveis devem ser de cores claras (se forem brancos, melhor ainda). Eles combinam perfeitamente com as estruturas de metal pintado e com formas artesanais. Dessa forma, criam um ambiente perfeito para tomar um chá.

7. Pátios laterais caribenhos

ideias de decoração para varandas

Exterior caribenho/pinterest.es

Os pátios laterais em estilo caribenho são baseados na funcionalidade e no conforto de suas instalações. Assim, a mobília serve para se divertir, as redes são acolchoadas e até as cadeiras de balanço serão protagonistas dessas propostas de paisagismo.

Ele tende a respeitar a essência dos jardins, para que você possa desfrutar da natureza sem sair de casa. Além disso, esse estilo decorativo funciona muito bem em climas quentes, onde vale a pena apostar no conforto.

Dependendo da personalidade da casa ou do clima da região, você poderá aproveitar muito um pátio lateral. E propostas como essas transformam um espaço ‘sem graça’ em uma área cheia de vida.

As possibilidades são infinitas se forem feitas corretamente; e você já tem as ferramentas necessárias para a transformação. Contratar um paisagista profissional pode ser um grande acerto se você não sabe o que fazer com o exterior de sua casa.