Logo image
Logo image

Como conectar e usar um aspirador para piscina

4 minutos
Apresentaremos os diferentes tipos de aspirador para piscina existentes no mercado para que você possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Também mostraremos como utilizá-los.
Como conectar e usar um aspirador para piscina
Última atualização: 28 janeiro, 2021

Se tivermos uma piscina em casa, devemos considerar que a sua limpeza regular é uma parte muito importante da sua manutenção. Felizmente, atualmente temos ferramentas como os aspiradores para piscina que nos ajudam a economizar tempo e energia ao executar esta tarefa. Nas lojas especializadas você encontrará diferentes tipos de aspirador para piscina para que você possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Também chamados de robôs para limpeza de piscinaseles são essenciais para aspirar toda a sujeira que se acumula no fundo da piscina. Eles podem remover até mesmo pedras, insetos, folhas e outras partículas que fazem a água parecer suja. Quais são os tipos que existem? Como eles são utilizados?

Tipos de aspirador para piscina

Some figure

Antes de aprender a usar esta ferramenta, devemos saber que existem diferentes tipos de aspirador para piscinaOs mais populares são os manuais e automáticos, mas também existem os hidráulicos. Veremos quais são as diferenças a seguir.

Aspiradores para piscina manuais

Eles são a ferramenta clássica para manter o fundo da piscina limpo sem precisar se molhar. Nesse caso, temos que guiá-los com a mão ao longo da piscina, para que aspirem toda a sujeira do fundo.

Aspiradores para piscina automáticos

Os aspiradores para piscina automáticos ou elétricos são um tipo de aspirador que cumpre com a sua tarefa de limpeza de forma independente. Ou seja, ele nos ajuda a manter o fundo da piscina impecável, sem fazermos muito esforço. Isso é possível porque ele possui um sistema que exige apenas que ele seja colocado na água e retirado ao final da tarefa.

Aspiradores para piscina hidráulicos

Os aspiradores hidráulicos fazem parte do grupo dos robôs para limpeza de piscinas. No entanto, é importante fazer uma menção especial a eles, pois, ao escolhê-los, devemos levar em consideração a potência da bomba da nossa piscina. Por quê? O seu bom funcionamento dependerá em grande parte desse elemento. Por isso, procure assessoria antes de optar por um aspirador desta categoria.

Passos para conectar e utilizar um aspirador para piscina

Some figure

Depois de conhecer os tipos de aspiradores para piscina, é hora de detalhar as instruções para conectá-los e utilizá-los. O procedimento é semelhante tanto para o robô automático para limpeza de piscinas quanto para o manual; por isso, podemos aplicar esses passos nos dois casos. No entanto, é aconselhável seguir as instruções de montagem do fabricante para obter melhores resultados.

Para utilizá-los, é necessário ter filtros de piscina, pois é para eles que a sujeira aspirada pelo aspirador será mandada. Além disso, também precisaremos de skimmers, cuja função é a de conectar a piscina e o sistema de filtragem e absorver a superfície da água.

Vejamos quais serão os passos a seguir:

  1. Montaremos o aspirador para piscina de acordo com as instruções do fabricante. Se for manual, teremos que conectar o cabeçote do aspirador a um cabo telescópico. No caso dos automáticos, o cabo telescópico não é necessário, pois eles funcionam como uma unidade independente.
  2. Então, devemos configurar o sistema de filtragem. Para fazer isso, as duas mangueiras serão conectadas à entrada de água e à piscina. Este sistema terá que ficar ligado por cerca de 15 minutos antes de ligar o aspirador.
  3. Em seguida, a placa de sucção será inserida no skimmerIsso tem a função de servir como um adaptador para conectar a mangueira. Então, poderá ser feita a conexão entre a mangueira e o robô aspirador.
  4. Após o passo anterior, submergimos na água para encher a mangueira. É importante fazer isso até que todo o ar saia da mangueira, caso contrário, isso poderá causar problemas na bomba da piscina.
  5. Uma vez que todo o ar da mangueira tiver sido removido, passaremos a sua ponta pela entrada do skimmer e a conectaremos à entrada de vácuo. 
  6. Ligaremos o aspirador e começaremos a limpar o fundo da nossa piscina. Se for um aspirador manual, devemos utilizá-lo da mesma forma que fazemos quando limpamos tapetes. Os automáticos se moverão de forma independente, graças à pressão negativa do sistema de filtragem.

Como podemos ver, um aspirador para piscina é bastante útil para manter a nossa piscina em ótimas condições. Podemos escolher entre um modelo ou outro de acordo com as nossas necessidades. De qualquer forma, é interessante seguirmos as recomendações do fabricante antes de conectá-lo e manuseá-lo.