Tipos de lixadeiras orbitais que você deve ter em suas ferramentas

31 de julho de 2019
As lixadeiras orbitais são uma ferramenta mais do que útil se gostamos de fazer trabalhos manuais ou se queremos reparar certos objetos domésticos. Existem vários tipos que podemos usar de acordo com nossas necessidades e gostos.

As lixadeiras orbitais aleatórias são uma ferramenta que não pode faltar na sua casa se você costuma realizar determinados tipos de trabalhos, como lixar madeira, plástico ou metal.

Caso queira comprar uma, recomendamos que você leia o artigo a seguir, onde falamos sobre os diferentes tipos disponíveis no mercado.

Em que consiste as lixadeiras orbitais?

Em que consiste as lixadeiras orbitais?

Ao contrário das lixadeiras tradicionais, as lixadeiras orbitais têm um padrão de lixamento diferente. Isso se deve ao fato de que o disco gira em pequenas elipses. Assim, garante-se que cada parte do material abrasivo passe duas vezes na mesma área durante a rotação.

A ferramenta não deixa marcas e não é sensível à direção das fibras da madeira.

As lixadeiras orbitais utilizam folhas de lixa e, em alguns casos, encontramos modelos que incluem coletores de pó. Neste último caso, elas contam com um aspirador que coleta o pó que passa pelos orifícios do papel e o armazena em um saco ou filtro.

Além disso, é muito importante diferenciar as lixadeiras orbitais das lixadeiras tradicionais, que apesar de compartilharem algumas características, não são iguais. A distinção é que a primeira tem um bloco redondo e a segunda, quadrado.

Como utilizar as lixadeiras orbitais?

Ao contrário das lixadeiras tradicionais, as lixadeiras orbitais têm um padrão de lixamento diferente

Antes de adquirir uma lixadeira, é muito importante saber como utilizá-la e se realmente vale a pena o investimento. No caso das lixadeiras orbitais, estes são os passos a seguir.

1. Fixe o papel de lixa

Esta ferramenta utiliza discos de papel de lixa descartáveis ​​que são fixados por um velcro. Certifique-se de que o papel está bem fixado antes de ligar a lixadeira.

2. Inicie a ventilação

As lixadeiras orbitais contam com uma função chamada ventilação ou filtro, que visa manter a área limpa e segura.

3. Segure firmemente

É aconselhável usar ambas as mãos em todo momento para evitar acidentes e também trabalhos deficientes.

4. Mantenha o movimento

É importante que o movimento da lixadeira seja firme e constante, isto é, que ela não permaneça em uma área por mais tempo que nas outras. Caso contrário, a superfície ficará irregular.

Não incline a ferramenta, trabalhe sempre horizontalmente. Assim, você obterá um acabamento muito mais uniforme e suave.

5. Nivele a superfície

Uma vez que você tenha terminado o trabalho (ou acredite que tenha terminado), é momento de prestar atenção aos detalhes. Isso significa que você provavelmente terá que dar outra passada para corrigir imperfeições.

6. Terminar com as bordas

O último passo para utilizar a lixadeira orbital é prestar atenção às laterais e às bordas. E quando tudo estiver terminado, preste muita atenção à sua segurança e à limpeza da ferramenta.

Que tipos de lixadeiras orbitais existem?

Dentro do vasto mundo de lixadeiras, as orbitais são um único tipo. Existem também vários outros que empregam métodos similares.

Basicamente, se diferenciam pelo tamanho, pela maneira como a lixa é fixada e pela forma da base. Também podemos encontrar lixadeiras de bases de borracha triangulares, retangulares ou quadradas que também são orbitais. Mostraremos os diferentes tipos a seguir.

1. Lixadeira tradicional

A lixadeira tradicional é perfeita para trabalhos de lixamento não profissionais

Oferece um excelente acabamento e é uma alternativa mais do que acessível, perfeita para os fãs de artesanato ou trabalhos de lixamento não profissionais.

2. Lixadeira Roto Orbital

A vantagem da lixadeira roto orbital é que ela proporciona resultados quase perfeitos
Lixadeira roto orbital / manomano.es

A vantagem desta lixadeira é que ela proporciona resultados quase perfeitos. São utilizados discos abrasivos fixados através de velcros, e serve ​para lixamento a seco.

3. Lixadeira Delta

A lixadeira delta permite acesso aos cantos mais complicados
Lixadeira delta / festool.es

Permite acesso aos cantos mais complicados, como quinas e bordas, oferecendo resultados muito bons.

4. Multilixadeira

A multi lixadeira é utilizada para todo tipo de superfície e material
Multi lixadeira / leroymerlin.es

Pode-se dizer que é 3 em 1, pois oferece todos os benefícios das três anteriores. É utilizada para todo tipo de superfície e material.

5. Lixadeira mouse

A lixadeira delta é perfeita para alcançar cantos de difícil acesso
Lixadeira delta / blackanddecker.es

É a menor (cabe na palma da mão), e é considerada perfeita para alcançar cantos de difícil acesso.

Antes de adquirir uma lixadeira orbital, você deve levar em conta o número de oscilações por minuto. Os modelos de regulação eletrônica chegam a 6.000, e as que não contam com tal regulação chegam a 26.000. Tudo depende do tipo de trabalho que você pretende realizar e sobre qual superfície.