Como fazer um radier para os exteriores de uma casa?
A melhor forma de condicionar a entrada da casa, uma parte do jardim ou, simplesmente, de ter um pavimento firme, é através da estabilização e correta adaptação do terreno às nossas necessidades; por esse motivo, surge a seguinte questão: como fazer um radier para os exteriores de uma casa?
À primeira vista, esse conceito pode nos parecer estranho. Provavelmente, não sabemos em que consiste, o que nos fornece e como deve ser trabalhado; no entanto, as oportunidades que ele nos oferece são múltiplas, tanto a nível funcional quanto estético.
Ao fazer reformas em casa, não devemos nos concentrar apenas nos interiores; também é conveniente que todo o perímetro ao redor esteja em perfeitas condições. O objetivo é poder corrigir as partes da casa que, no fundo, não estão muito adequadas.
O que é um radier e o que ele nos proporciona?
Imagem: pinterest.es
Às vezes, desperdiçamos os exteriores da casa porque eles não estão bem acondicionados, mas, na verdade, poderíamos proporcionar um pouco de magia e acabar com os inconvenientes. No fundo, existe uma solução rápida e fácil: o radier. Mas o que é isso exatamente?
Ele pode ser definido como o melhor remédio para alisar e endurecer um terreno através do concreto. Desta forma, conseguiremos adaptá-lo para um novo uso, ganhando espaço e embelezando todas as partes que estiverem em mau estado.
Quais utilidades ele pode ter? Tudo dependerá dos nossos próprios critérios e das necessidades que tivermos. Pode ser para melhorar o acesso à garagem, para ter um espaço para o lazer e recreação, para instalar mesas e cadeiras, para uma churrasqueira, etc.
Uma solução instantânea sem a necessidade de gastar muito dinheiro.
Materiais necessários para a sua realização
Em primeiro lugar, é preciso ter bem claros os passos a serem seguidos e os materiais que serão necessários: concreto, brita, malha, tábuas de madeira e alisadora. Todos estes são componentes próprios do mundo da construção.
A próxima etapa será planejar o procedimento. É importante manter uma boa organização durante o trabalho, principalmente se houver uma pessoa para nos ajudar. Por isso, é conveniente rever o projeto da reforma desde o início.
Como fazer o radier para os exteriores?
Imagem: meiacolher.com
A seguir, detalharemos os passos fundamentais para que nós mesmos possamos fazer o radier. Ter ajuda é sempre bom; portanto, é conveniente contarmos com algum auxílio, pois, às vezes, podemos ter algumas dificuldades.
- Delimitar o espaço: fixaremos os cantos que marcarão os ângulos e a junção entre eles por meio de fios em linha reta que determinarão a altura; desta forma, poderemos colocar as tábuas para estabelecer as extremidades do radier.
- Espalhar a brita sobre a superfície, tentando atingir cerca de 5 cm. É preciso se certificar de que o material seja distribuído de maneira uniforme pelo terreno. É fundamental que não haja desníveis ou alterações de qualquer tipo.
- Neste ponto, a malha de metal será ajustada de forma exata em relação às bordas. É interessante que ela fique bem fixada para evitar qualquer tipo de deslocamento. Geralmente são utilizadas até 3 malhas, dependendo da altura que quisermos que a plataforma tenha.
- Prosseguiremos com a preparação do concreto. Ele deve ficar um pouco esponjoso e não excessivamente compacto. Um dos mais comuns e eficazes é o concreto desativado para pavimentos externos.
- A última etapa será o alisamento. Neste caso, precisamos de uma máquina especial para deixar toda a superfície em perfeitas condições. É imprescindível garantir que não haja nenhuma depressão ou elevação do material.
Pintura para o piso
O radier para exteriores precisa ter uma imagem mais atraente e elegante; por isso, podemos pintá-lo com a nossa cor favorita. Porém, é recomendável que ela esteja de acordo com o ambiente ao seu redor, para que haja harmonia no espaço.
Em grandes lojas de bricolagem, é possível encontrar tintas aplicáveis a pisos de alto tráfego. Elas se adaptam perfeitamente ao concreto, ao cimento e aos tijolos e, por isso, esta é uma boa oportunidade para decorar e realizar uma atividade em família.
Para isso, é necessário limpar as juntas e a superfície em geral. É conveniente introduzir um pouco de água na tinta para que ela se dilua um pouco. Uma vez que tivermos verificado que tudo está pronto, usaremos um rolo e tentaremos dar uma uniformidade estética.
Imagem principal: pinterest.es
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Neff, Ludwig; Neufert, Peter: Casa. Vivienda. Jardín: el proyecto y las medidas en la construcción, Gili, 2006.