Resistência dos tijolos maciços para construção

15 de abril de 2019
Neste post falaremos sobre a resistência dos tijolos maciços. Você já os conhece?

Neste post, falaremos sobre a resistência dos tijolos maciços. Esses tijolos de barro cozido são amplamente utilizados na área da construção civil. Por isso mesmo, são realmente muito conhecidos.

Em outros posts, nós já tínhamos falado sobre tijolos, mas focando mais na possível função deles como um elemento decorativo: paredes ou bibliotecas feitas de tijolos, especificamente. No entanto, desta vez, vamos nos concentrar nos tijolos como elementos de construção. Especialmente, na resistência dos tijolos maciços para a construção.

Em primeiro lugar, podemos dizer que esses tijolos são muito baratos e fáceis de encontrar. Inclusive, você poderá até encomendá-los em muitas lojas on-line. Além disso, esses tijolos funcionam muito bem no isolamento térmico. Isso é algo que deve ser levado em conta na construção para conseguir uma maior economia de energia.

Entre as aplicações desse material, estão: fachada rústica, pavimentação, muros, caixas de esgoto e caixas de inspeção.

O uso de tijolos na construção

Tijolos vazados

Antes de nos concentrarmos sobre os tijolos maciços de construção, queremos falar muito brevemente sobre os tijolos em geral, como um elemento de construção. Como você já sabe, eles são usados ​​há milhares de anos.

O mais comum é que eles tenham uma forma retangular e que sejam cozidos em temperaturas muito altas. Qualquer alteração no processo de fabricação poderá modificar a qualidade do tijolo produzido.

Além disso, podemos encontrar vários tipos de tijolos. Por exemplo, alguns têm orifícios ou perfurações que permitem a entrada de argamassa ou concreto, fortalecendo ainda mais a construção. Se você se interessa por este tipo de material, também poderá se interessar no uso do cimento na decoração. O cimento pode oferecer um efeito decorativo muito interessante. O mesmo vale para o microcimento. Com certeza, você vai amar o resultado.

A resistência dos tijolos maciços

Resistência dos tijolos

Tijolos/co.all.biz

A resistência deste material é outra de suas principais características: é um produto com excelentes características a fatores externos de absorção, compressão e flexão. Eles são bastante densos.

Esses tijolos são usados ​​frequentemente na construção de edifícios e casas. Obviamente, esse tipo de construção está sujeito a cargas verticais e horizontais significativas. Por isso, é realmente necessário selecionar um material de qualidade. Dessa forma, é possível resguardar a integridade da estrutura e dos seus ocupantes.

Como ficou provado em vários estudos, esses tijolos podem ser uma boa opção para a construção civil. Nos testes, os tijolos foram submetidos a compressão e pressão para testar o quanto eles são capazes de resistir. O estudo conduzido por Nelson Afanador García, engenheiro civil e professor da Unversidade Francisco de Paula Santander no município de Ocaña, encontra-se disponível na internet.

De fato, nem todos os tijolos são iguais. As características dependerão da qualidade da argila usada, do processo de fabricação em si, da temperatura na qual ele é submetido ao forno, entre outras coisas.

Embora a resistência das construções seja sempre um fator fundamental, ela é ainda mais importante em áreas onde os terremotos são frequentes. Os materiais devem ser de excelente qualidade. Além disso, devem ter capacidade suficiente para absorver a energia produzida durante um terremoto. A uniformidade dos materiais e a coesão entre eles é fundamental a fim de permitir uma integração total.

Sem dúvida, a resistência dos materiais de construção é uma questão primordial. Sendo assim, a resistência dos tijolos maciços é extremamente adequada para a construção civil.