Tipos de fechamentos: como ganhar espaço

· 13 de agosto de 2018
Se você está pensando em instalar algum tipo de fechamento na sua casa e assim ganhar espaço, vamos explicar a seguir quais são as diferentes opções.

Os fechamentos são uma boa maneira de ganhar espaço na casa. Além disso, eles também permitem que você aproveite as áreas da casa durante o ano todo, não importando o clima que faça. A seguir, vamos lhe mostrar como ganhar espaço com os fechamentos.

Os fechamentos podem ser de diferentes tipos, de acordo com as necessidades de cada pessoa e as características da residência. Dependem também do uso que vamos lhe dar, pois não é a mesma coisa usar o fechamento para ganhar espaço do que para ganhar medidas em algum dos cômodos.

Abaixo, mostraremos os diferentes tipos de fechamento para a sua casa de acordo com as diferentes necessidades. Certamente você vai encontrar o que melhor se adapta à sua casa.

Cortinas de vidro no terraço para ganhar espaço com fechamentos

As cortinas de vidro são uma das mais novas tendências no fechamento de espaços. Elas permitem isolar totalmente o terraço ou a varanda sem tirar a visibilidade. Os diferentes fragmentos que compõem as cortinas de vidro estão diretamente ligados uns aos outros, de modo que não são necessários elementos de união. Isso faz com que haja continuidade e, além disso, também é muito mais estético.

diferentes tipos de fechamentos

As cortinas de vidro funcionam como isolantes de ruído e impedem que o frio entre na casa. Quanto à sua instalação, ela é muito simples. Não é necessária nenhuma obra, só é preciso instalar alguns trilhos inferiores e superiores nos quais as diferentes placas serão encaixadas.

As cortinas de vidro são feitas de vidro temperado, por isso são altamente resistentes a choques. Este material garante total segurança além de uma vida útil muito longa.

É possível encontrar diferentes tipos de cortinas de vidro:

  • Cortinas de vidro fixas. Esse tipo de fechamento atua como uma parede de vidro e não pode ser girado ou aberto. É perfeito para fechar varandas ou corredores.
  • Cortinas de vidro dobráveis. Elas podem ser deslizantes ou dobráveis. Elas são perfeitas para fechar alpendres e, ao mesmo tempo, manter a abertura para o exterior. Além disso, elas também tornam possível manter o alpendre fechado durante os meses mais frios e aberto quando estiver fazendo calor.

Janelas de correr para aproveitar o alpendre

As janelas ou portas de correr são uma das opções mais clássicas em termos de fechamentos. Elas são perfeitas para as casas que têm uma saída da sala para o jardim. Visto que são de correr, elas não ocupam nenhum espaço e, portanto, é possível aproveitar cada metro do local.

Elas são muito fáceis de abrir e fechar e são feitas de materiais muito resistentes. Além disso, elas também estão disponíveis em vários acabamentos para que assim possam combinar perfeitamente com os tons predominantes no local.

diferentes tipos de fechamentos

As portas de correr dão uma sensação de amplitude, porque por serem transparentes elas se conectam com o jardim. Isso também faz com que entre muita luz e que assim a sala fique devidamente iluminada.

A principal desvantagem desse tipo de fechamento é que eles não são bons isolantes. Com o passar do tempo, eles param de se fechar adequadamente e o frio e a sujeira podem entrar através deles. Ao contrário de uma porta convencional, as portas de correr não se fecham de maneira tão hermética.

Se você optar por este tipo de fechamento, recomendamos que seja uma porta de vidro duplo para que assim o isolamento seja maior. Você também terá que limpar os trilhos com frequência para que dessa forma a sujeira não se acumule e, assim, a porta se feche corretamente.

Biombo para dividir o jardim

A última das maneiras de ganhar espaço com fechamentos que propomos é a de um biombo que divida o jardim. Este método nos permite separar a sala do jardim ou ter ambos os cômodos interligados.

diferentes tipos de fechamentos

Esta ideia é perfeita para os meses do ano em que a temperatura exterior é agradável. Você pode ter a sala de estar e a área do jardim com sofás ou poltronas no mesmo cômodo. Além disso, também é ideal para reuniões familiares ou festas em casa. Os convidados podem estar todos juntos, mas ao mesmo tempo em espaços diferentes.

Quando você decidir interligar os dois espaços, o biombo ficará recolhido em um canto e dificilmente ocupará espaço. As diferentes placas de vidro ficarão sobrepostas umas sobre as outras.

A principal desvantagem deste tipo de instalação é que, dependendo do clima predominante na área onde você mora, poderá obter mais ou menos vantagem deste tipo de fechamento. Se você geralmente o deixa aberto, terá que limpar a sala com mais frequência, porque entrará sujeira de fora para dentro.

Desta forma, você pode ganhar espaço com os diferentes tipos de fechamentos. Escolha o que melhor se adapta à sua casa; é fácil e simples!