Persiana ou veneziana para o exterior da sua casa?
Escolher entre persiana ou veneziana é difícil porque ambas são elementos essenciais em uma casa. Ajudam a filtrar a luz do exterior para que você esteja confortável e à vontade em todos os momentos. Também são isolantes térmicos e acústicos por servirem como uma barreira contra ruídos e mudanças de temperatura. Por tudo isso e mais, são essenciais.
Sabemos que esse tipo de dúvida surge facilmente quando estamos construindo uma casa ou fazendo uma reforma.
São pequenas questões que consideramos e, claro, geralmente não temos muita ideia de qual será melhor a longo prazo. Mas calma, está tudo bem.
Para começar, persiana ou veneziana
Já sabemos que tanto as persianas quanto as venezianas são indispensáveis. Ao escolher uma ou outra, teremos que levar em conta o clima da nossa cidade e a localização da nossa casa.
Outro detalhe que poderá nos ajudar a decidir sobre uma persiana ou uma veneziana é o estilo da nossa casa. Se, por exemplo, queremos dar um toque retrô vintage, as venezianas se tornam uma ótima opção. No entanto, se quisermos dar uma aparência mais séria e formal, as persianas serão melhores.
As persianas nos chamam
A maioria das casas possuem persianas. É talvez o complemento de janela mais comum e habitual. Mas, como tudo nesta vida elas também têm as suas desvantagens.
Mas não nos precipitemos. Se as persianas possuem um ponto a favor é que elas funcionam como isolantes térmicos perfeitos. Reduzem consideravelmente o impacto do calor e do frio na nossa janela. Isso nos permite economizar a energia que investimos na climatização da casa. Sem dúvida, uma grande vantagem.
As persianas também servem como uma barreira para a nossa privacidade. Além das cortinas, é outro recurso para que ninguém nos veja. Além disso, escurecem totalmente o ambiente, importante para as pessoas que só conseguem dormir no escuro.
Outro ponto positivo sobre as persianas é que podemos regular o ar que entra elevando-as ou abaixando-as, controlando o espaço que queremos abrir voltado para o exterior. Parece bobagem, mas em tempos de muito calor, ajuda a evitar que o sol entre diretamente em casa e que haja uma corrente de ar.
No entanto, o ponto negativo é que reduzem o espaço da janela. Se não estiverem instaladas e queremos incorporá-las, a altura da janela será reduzida. Uma desvantagem, especialmente para casas que precisam de reformas.
Se não cuidarmos delas adequadamente, podem fazer muito barulho ao abaixá-las e levantá-las. Isso, diariamente, pode ficar um pouco cansativo, pois as persianas são algo que utilizamos com muita frequência.
As venezianas na moda
As venezianas estão na moda atualmente. Elas voltaram! E não é de se estranhar. Não foi apenas o seu design e estética que as trouxeram de volta ao mercado com mais força. A sua funcionalidade as tornou uma ótima opção para quem está em dúvida entre persianas ou venezianas.
Esta era a maneira mais tradicional de se proteger do sol nas estações mais quentes e de servir como isolante térmico contra o mau tempo. De fato, com elas você poderá economizar até 30% de energia em sistemas de climatização. Além disso, abafa o barulho do exterior.
Ela possuem a vantagem de serem muito fáceis de combinar com a fachada da casa. São instalados de uma maneira muito simples na janela integrando-se muito bem ao interior. Outra vantagem é que reforçam a janela da casa contra um possível roubo. É o novo substituto das grades.
Ficam muito bem do lado de fora da casa por darem um toque tradicional à construção. Acima de tudo, em casas pintadas em tons de branco, darão um toque de cor. É possível inovar bastante. Podemos vê-las em vermelho, preto, amarelo… Mas sem dúvida, uma das nossas favoritas é em azul. É uma cor que acrescenta um toque marinheiro na decoração que gostamos muito.
Ambas as opções, persiana ou veneziana, são adequadas para instalar em uma casa. No entanto, para as pessoas que procuram cuidar da estética da sua fachada, as venezianas são a melhor opção. Se, pelo contrário, queremos uma maior comodidade de uso, as persianas ficam melhor. E aí, qual você escolhe: persiana ou veneziana?