Nossas dicas para uma decoração com branco

· 25 de setembro de 2018
Decorar a sua casa com a cor branca será sempre um grande sucesso; iluminará o ambiente e é fácil de combinar com outras cores.

O branco é sinônimo de pureza, calma e, acima de tudo, luminosidade. Mas ao mesmo tempo, é um pouco ‘temido’, pois às vezes pode trazer muita claridade ou a sujeira poderá ficar mais aparente. Mas, isso não deve tirar o seu desejo de ter uma bela decoração com branco. Neste artigo, daremos algumas dicas para fazê-la da melhor maneira.

Decoração com branco: algumas chaves

Se você estiver procurando por um tom que traga mais iluminação e simule mais espaço na sua casa, então o branco é o mais adequado. Esta cor tem muitas qualidades e benefícios, por isso, é cada vez mais utilizada na decoração de interiores.

decoração com branco: algumas chaves

O branco é recomendado principalmente em ambientes pequenos, com tetos baixos ou sem luz solar direta (ou apenas em determinados momentos do dia ou do ano). A melhor parte é que ele contrasta perfeitamente com qualquer outra cor, mesmo as mais intensas.

Se você gosta de pureza, de luminosidade e de espaços amplos, então a decoração em branco é perfeita para você. É possível usar todos os tipos de materiais, objetos e móveis neste tom, para dar uma aparência mais reluzente e luminosa.

Ainda que, no caso de você não se animar com tanta ousadia e deixar tudo ‘branco e puro’, recomendamos que brinque com outras cores suaves como o cru, o cinza-claro, o prata ou o marfim. Dessa forma, você conseguirá um ambiente delicado, original e não tão monocromático.

decoração com branco

Inclusive, você tem a possibilidade de ‘destoar’ um pouco com algum objeto ou acessório que se destaque: algumas almofadas azuis, um abajur marrom, uma manta violeta, uma pintura dourada… Tudo pode funcionar!

Com relação aos ‘contras’, poderíamos dizer que móveis e paredes brancas não permitem que algumas pessoas descansem bem à noite, pelo menos até que se acostumem. E caso tenham crianças ou animais de estimação em casa, fica difícil manter a limpeza. Uma solução para este último caso é usar tintas laváveis nas paredes e tecidos de fácil lavagem.

Decoração com branco: combinar com outros materiais

É muito importante que você primeiro defina o estilo que deseja dar à sua casa ou ao ambiente que você decorará com branco. Em seguida, que tipos de móveis, acessórios ou objetos você incluirá, bem como de quais materiais eles serão feitos. Algumas combinações são:

1. Branco + madeira

Para um estilo clássico, você poderá combinar um piso branco da sua sala de estar com uma mesa de madeira ou uma cozinha com paredes brancas. Outra opção é o estilo nórdico, onde o mobiliário é feito de madeira e branco.

decoração com branco + madeira

2. Branco + aço

O aço cromado com uma superfície brilhante é o que melhor se adapta a este tipo de decoração em branco. Onde ele poderá ser usado? Nas torneiras, nas molduras das janelas, em algum vaso, etc.

3. Branco + tecido

É a combinação que oferece mais alternativas; fica perfeita no quarto e no hall de entrada. Você poderá adicionar tapetes bem macios para andar descalço, cortinas que permitam a passagem da luz, sofás com mantas decorativas, mesas decoradas, etc.

4. Branco + mármore

Acredite ou não, essa combinação é perfeita para diferentes ambientes, desde uma sala até um saguão ou hall de entrada. Recomendamos que você escolha um mármore com frisos ou manchas em tons esverdeados ou cinzentos. Ideal para a cozinha!

decoração com branco + mármore

5. Branco + pedra

Finalmente, na decoração em branco não podem faltar as pedras, se você quiser obter um estilo mais rústico. Poderemos ter uma casa de campo, ainda que no meio da cidade, combinando o branco com madeira e pedras. A pedra pode estar, por exemplo, em uma bela lareira no meio da sala.