5 ideias para criar um estacionamento para bicicletas

27 de março de 2019
Um estacionamento para bicicletas pode ser o que você precisa para que as suas bicicletas deixem de ocupar tanto espaço, sobretudo, se a sua casa é pequena demais. Algumas das opções, você poderá 'fazer você mesmo'.

As tendências apontam que cada vez mais pessoas usam bicicleta para ir para o trabalho, fazer compras ou visitar amigos e familiares. Além disso, esse meio de transporte ‘eco-friendly’, ou seja, amigo do meio ambiente, nos permite fazer exercícios e desfrutar da natureza. Hoje, traremos cinco dicas para criar um estacionamento para bicicletas.

No entanto, o “problema” é que elas ocupam um pouco de espaço, e pode ser incômodo quando moramos em um apartamento ou casa pequena. Mas não se preocupe; com as nossas dicas você poderá criar um estacionamento para bicicletas e colocá-lo onde preferir.

Dicas de estacionamento para bicicletas

Se você não dispõe de um quintal, uma varanda, uma garagem ou um sótão para deixar a sua bicicleta, isso não é motivo para você deixar de ter uma e aproveitar os seus benefícios. Revele os seus dotes de artesão!

1. Estacionamento para bicicletas feito com paletes

Está muito na moda usar essas estruturas de madeira fina e acessível em diferentes artesanatos e projetos de design. Dessa forma, é uma excelente dica para você guardar a sua bicicleta em casa.

Nesse caso, você precisará dos paletes. Usando um palete, prepare uma pequena base, com três ripas no máximo ( não se esqueça de usar as ripas para fazer os pés). Em seguida, corte o segundo palete pela metade, da mesma largura que a base e do comprimento da bicicleta.

Prenda ambas as partes com pregos ou parafusos. Agora só falta pintá-lo como você quiser. Para guardar a bicicleta, você deve colocá-la em posição vertical, com a roda traseira apoiada sobre a base dos paletes e a parte dianteira da bicicleta em um “apoio”. Você poderá apoiá-la contra a parede para que tenha mais estabilidade.

2. Estacionamento na horizontal

bicicleta na horizontal

Nesse caso, também podemos usar um palete, mas não precisa cortá-lo. Você só precisa acondicioná-lo para que fique bonito e combine com a decoração do ambiente. Coloque no centro do palete uns ganchos grossos e fortes o suficiente para aguentar o peso da bicicleta.

Fixe na parede com parafusos grossos e em seguida coloque a bicicleta. Não precisa colocá-la muito alto, assim será mais fácil tirar e colocar toda vez que precisar usá-la. Essa opção é interessante se você a utiliza apenas de vez em quando.

3. Estacionamento na vertical

Outra ideia interessante para pendurar várias bicicletas na parede é colocá-las na posição vertical. Nas lojas são vendidos ganchos especiais que permitem fixar as rodas dianteiras e o restante fica suspenso no ar. Esses ganchos podem ser presos diretamente na parede ou em uma ripa grossa de madeira.

4. Estacionamento para bicicletas com estrutura de metal

Talvez a madeira não seja um elemento com o qual você sabe trabalhar muito bem e prefira algo mais “industrial”, perfeito para a decoração moderna. Você poderá construir uma estrutura que fique bem fixada à parede e permita suspender a bicicleta de forma vertical para que ocupe menos espaço.

Se você também não sabe lidar com a soldadora ou com determinadas ferramentas, não se preocupe. Você poderá encontrar em lojas especializadas as estruturas já montadas para uma, duas, três ou mais bicicletas.

bicicleta na vertical

5. Estacionamento para bicicletas com pedaços de madeira

Se a decoração da sua casa segue o estilo minimalista, você vai adorar essa dica. Você não precisa de muitos materiais e o suporte quase não será visto na parede. Basicamente, prenda dois pedaços ou toras de madeira (pode ser de outro material) na parede a uma altura em que você possa colocar e tirar a bicicleta sem problemas e a uma distância adequada para equilibrar o peso.

Você não pode deixar de levar em consideração que os pedaços de madeira devem ser mais longos que o comprimento da bicicleta, assim você não manchará a parede com as suas rodas.

Os estacionamentos para bicicletas são mais fáceis de fazer do que pensamos e o melhor é que evitam a ocupação de espaço vital nos ambientes. Se você mora em um apartamento pequeno, não deixe de lado o seu hábito saudável de andar de bicicleta.

Você precisa somente deixar voar a sua imaginação e dar vazão aos seus dotes criativos e inovadores. E você nem precisa gastar muito dinheiro para conseguir criar um bonito estacionamento para as suas bicicletas.