O estilo industrial: decorar com metal e aço

8 de janeiro de 2019
Se você deseja conhecer sobre o estilo industrial e como combinar os materiais, este é o espaço indicado. Aprenda a decorar com metal, aço e combiná-los com outros materiais.

O estilo industrial é caracterizado pelo uso de materiais de construção à vista, típicos da época da industrialização. Portanto, metal, aço, ferro, concreto, madeira e tijolos serão os materiais protagonistas em todos os espaços.

O estilo industrial possui uma estética muito bonita que ao longo dos anos voltou a ser moda. Às vezes, a quantidade de materiais que caracterizam esse estilo pode dificultar a sua combinação. Por esta razão, mostraremos algumas ideias para decorar com metal e aço. Além disso, mostraremos quais materiais você poderá combinar para criar espaços mais aconchegantes.

Devido ao uso dos materiais mencionados nesta estética, se não forem combinados corretamente, poderão criar espaços muito “frios”. Por isso, você deve aprender a combinar metal e aço com os materiais adequados. O objetivo é criar um espaço um pouco mais quente e equilibrado.

Metal e aço no estilo industrial

O metal e o aço são os protagonistas principais dentro dos materiais característicos do estilo industrial. Você poderá encontrar esses materiais em escadas, estruturas de móveis, lâmpadas, canos e objetos decorativos. Além disso, as suas cores e acabamentos também podem variar entre preto, cinza-claro e escuro. Eles podem estar em tons cheios, com acabamentos desgastados ou pintados em cores.

O estilo industrial: decorar com metal e aço

O segredo está em não sobrecarregar os ambientes e combinar materiais frios com materiais quentes para assim gerar um equilíbrio visual. Além disso, se decorarmos a nossa casa apenas com materiais frios, como metal, ferro e aço, não nos sentiremos à vontade. Por esse motivo, mostraremos algumas dicas e ideias para equilibrar e combinar esses materiais corretamente.

1. Escada de ferro ou metal

Se você tem um loft com um mezanino, incorporar uma grande escada de metal ou ferro poderá ficar ótimo nesse espaço. Você poderá construir uma escada de ferro em sua estrutura total (degraus e corrimão) ou combiná-la com outro material, como a madeira, por exemplo. Combine ferro em tons escuros como o preto com um tom claro de madeira. Isso fornecerá mais calor e luminosidade aos seus ambientes.

2. Móveis

Prateleiras de metal ou ferro

As prateleiras de metal também são muito características no estilo industrial. Você também poderá usá-las com a sua estrutura totalmente metálica ou combiná-las com outros materiais. Pode fazer prateleiras com suportes de ferro e estantes de madeira, ou vice-versa. As prateleiras com estrutura metálica podem ficar muito bem em cozinhas, por exemplo.

Sofás e cadeiras

As cadeiras e sofás com estrutura metálica são básicos e fundamentais para decorar os seus espaços de estilo industrial. Há móveis fabricados atualmente com essa aparência antiga e acabamentos envelhecidos. Se desejar, você poderá comprar esses móveis de design nas lojas. Caso contrário, se já possui móveis antigos, será uma alternativa mais original.

Para os sofás com estrutura metálica, será essencial combiná-los com tecidos de linho ou algodão. Incorpore grandes almofadas feitas com esses tecidos em tons como branco, giz ou bege, embora isso dependa do tom da estrutura metálica dos seus móveis. Os têxteis serão fundamentais para atenuar o frio destes materiais e fornecer calor aos espaços.

Você também poderá combinar os seus sofás de estrutura de metal ou ferro com couro. Experimente colocar grandes almofadas de couro em diferentes tons de marrom ou giz.

3. Iluminação

Lâmpadas estilo industrial

Incluir uma grande viga de ferro com lâmpadas pendentes também é uma ótima alternativa para usar este material em combinação com outro. Dessa forma, estará atenuando o tom frio do ferro com uma luz mais quente. Também poderá aplicar grandes focos metálicos de luz, tanto em mesas de cabeceira quanto em uma pequena mesa na sala principal.

Como você pode ver, existem muitos materiais que caracterizam este estilo industrial. Você deve prestar atenção especial ao decorar com metal e aço. Como já mencionamos, é fundamental combinar esses materiais com outros mais quentes, seja madeira ou tecidos, e até mesmo com uma iluminação quente.

Se necessário, você poderá fazer determinados acabamentos em metal, aço e ferro ou pintá-los em cores específicas. Embora os seus tons originais sejam mais bonitos, pintá-los de branco ou de cor de tijolo também poderá ser uma boa alternativa. Além disso, irá atenuar um pouco a estética industrial. Experimente decorar os seus espaços com esse estilo original e elegante.