Boiseries: a nova obsessão para emoldurar as paredes

13 de março de 2019
Você sabe o que são as boiseries? São uma maneira ideal de dar muita personalidade a qualquer ambiente. Quer saber como? Continue lendo.

As boiseries são os revestimentos de madeira que são aplicados às paredes e portas. Este ano, nos mostram que voltaram para preencher qualquer sala com elegância. São um detalhe muito especial que conseguirão dar destaque até mesmo ao lugar mais insípido. Olhe e verá como você também irá se apaixonar por elas.

De onde vêm as boiseries?

Na França, durante os séculos XVII e XVIII, eram tão admiradas quanto necessárias e presidiam as casas das pessoas mais chiques. Por isso, eram típicas de palácios e mansões. Em Versalhes, existem numerosos exemplos desse tipo de decoração tão representativa da alta sociedade da época.

O nome vem da palavra ‘bois‘, que em francês significa madeira. Antigamente não tinham apenas pinturas decorativas, mas também aplicações de ouro e baixo-relevo.

Quase sempre as vemos aplicadas em espaços clássicos, com móveis de época, tetos altos e pisos de madeira. No entanto, ninguém disse que é preciso limitar o seu uso e você poderá criar um efeito muito inspirador. Com boiseries nas paredes ou nas portas de uma casa minimalista, você será um especialista em Deco.

Algumas dicas para aproveitar as boiseries

Boiseries na parede pintada

Se você tem uma casa pequena e quer dar um “up” no estilo, instale-as e conseguirá muita personalidade nos espaços, sem precisar saturá-los com móveis.

Boiserie e a cor nas paredes

Se você quer destacar as paredes e gosta de se arriscar, poderá combinar uma boiserie com cor. Pinte uma parede revestida com esse detalhe mágico e veja como a sua sala de estar ou quarto se tornará um lugar cheio de estilo, elegância e vanguarda.

Usar uma boiserie para cobrir uma parede dará mais profundidade e, portanto, mais espaço visual para qualquer sala. Portanto, se você tem um corredor estreito ou uma sala que é muito longa, não pense duas vezes, diga sim a essa nova obsessão.

Você já percebeu que as molduras das boiseries fazem qualquer espaço se tornar um lugar sofisticado, mas também cheio de movimento. Isso graças às luzes e sombras que elas oferecem.

Boiseries, a nova obsessão

Combinação de boiseries com espelhos e banheiros

Outra maneira de combiná-las é com espelhos e pinturas que se destacam e aparecem enquadrados entre as suas molduras. Você conseguirá um efeito óptico cheio de profundidade e dinamismo para os seus cômodos.

Mas quem disse que você não poderá colocar boiseries em um banheiro? Não limite o seu uso e ouse levá-las aos cantos mais íntimos. Se você quer dar personalidade ao seu banheiro, poderá colocar um lambril com boiseries na parte inferior das paredes. Se, além disso, você pintar com alguma cor, o sucesso está garantido.

Conselhos práticos para o seu uso

Embora, geralmente as boiseries influenciem quanto ao calor que trazem em qualquer espaço, a verdade é que, quando usadas adequadamente farão parte da decoração e você poderá tirar muito proveito disso.

Portanto, recomendamos que você procure criar contrastes as usando somente na metade inferior da parede e pintando o revestimento com alguma cor. Deixe a parte superior lisa e a pinte com outro tom. Dependerá de você decidir qual das metades será aquela que terá mais intensidade no que diz respeito à cor.

Decorar as paredes com boiseries é uma maneira rápida de lhes dar um selo de identidade. Por isso, ouse! Não as imagine apenas em sua forma mais tradicional, já que as possibilidades que podem oferecer são infinitas.

Além dos clássicos de meia-altura ou das ripas que protegem áreas delicadas, há designs originais e geométricos que adicionam um estilo extra à sua casa.

Boiseries clássicas

Opte por este grande elemento decorativo

As boiseries podem ser as companheiras perfeitas em painéis que servem como separadores entre ambientes. Elas os tornam mais decorativos e os integram no restante do ambiente.

Como você vê, as possibilidades são muitas. Nas paredes ou nos móveis no mais puro estilo clássico, cobrindo de cima a baixo com ripas de madeira; ou então, aproveitar as opções mais modernas, desenhos geométricos, jogos de cores ou a sua aplicação em móveis ou painéis. Você se apaixonará por elas e a sua casa agradecerá.