A tendência upcycling na decoração
A tendência upcycling se tornou popular tanto no campo da moda como na decoração de interiores. Isso porque, certamente, há um interesse cada vez maior em desenvolver estratégias sustentáveis que permitam aproveitar os recursos, sem gerar tanto desperdício.
Se você nunca ouviu este termo antes, talvez soe familiar: “reciclagem supra” ou “reutilização criativa”. Agora, com certeza você já pode ter uma ideia de como essa tendência funciona. Sim, trata-se de uma tendência onde predomina a imaginação antes de tudo, e claro, uma medida ecológica.
E em que consiste exatamente o upcycling? Bem, trata-se de resgatar objetos ou materiais que aparentemente já não servem para nada, atribuindo-lhes, com um pouco de criatividade, um novo uso. Ou, em outras palavras, consiste em transformar objetos descartados em objetos de valor.
Upcycling não é a mesma coisa que recycling
A princípio, podemos pensar que upcycling é a mesma coisa que reciclagem, embora isso não seja totalmente verdade. Há certas nuances que precisam ser esclarecidas para distinguir os dois conceitos. Temos o seguinte:
- Upcycling: quando convertemos vários paletes de madeira em uma cama. Ou quando transformamos um par de jeans em uma bolsa ou outro elemento de moda.
- Reciclagem: quando as folhas de papel usadas, através de um processo, são transformadas em celulose para fazer papel artesanal.
Na reciclagem, muitas vezes o material ou objeto inicial não fica tão evidente, quanto no upcycling. Por outro lado, no primeiro, o valor do material nem sempre aumenta, no segundo, isso acontece com muita frequência.
Agora, que pontos em comum existem entre ambos? Bem, é evidente que tanto no recycling quanto no upcycling é necessário usar a imaginação para obter objetos úteis, sem promover a criação de resíduos.
A tendência upcycling em casa
Atualmente, na decoração de casas, as tendências como o upcycling são extremamente convenientes, pois permitem economizar dinheiro e também obter objetos úteis, originais e com muita personalidade.
É possível obter não somente móveis ou acessórios, como também brinquedos para o quarto das crianças. Em uma das suas coleções mais recentes, a marca Hermès reutilizou o couro de várias bolas de basquete e confeccionou um cervo com elas. O resultado? Uma peça muito bonita e valiosa.
Evidentemente, as possibilidades são infinitas quando se trata de reutilizar objetos. Tudo é uma questão de se atrever a fazê-lo. A seguir, daremos algumas ideias para você se inspirar a realizar as suas próprias criações:
- Garrafas de vidro: transforme-as em uma luminária, um pequeno vaso, um castiçal (que pode ter mais usos do que você pensa), um vaso de flores ou adicione uma cabeça e braços para fazer algumas bonecas.
- Escada de mão: você poderá utilizá-la como estante de livros, toalheiro, sapateiro, cabideiro, prateleira para plantas, etc. As escadas decorativas são um dos objetos mais tendência atualmente. Você poderá pintá-las e decorá-las como quiser, de acordo com o seu estilo decorativo.
- Caixas de frutas: transforme-as em prateleiras, mesas auxiliares, organizadores de cozinha, revisteiros, cômoda infantil. Assim como os paletes, proporcionam muitas opções para decorar.
- Pneus: se você tem um jardim, poderá decorá-los e utilizá-los como assento de um balanço. Outras pessoas os transformam em camas para os seus animais de estimação ou em móveis de jardim (mesas ou sofás).
- Latas: se você as pintas e decorar, darão excelentes castiçais. Se não, poderá transformá-las em luminárias (ficarão ótimas se você pendurar uma guirlanda), vasos, porta-talheres, porta-lápis ou em um suporte para garrafas de vinho.
- Garrafas plásticas: podem ser transformadas em muitos objetos como, por exemplo, lindos vasos para um jardim vertical.
O valor da imaginação
Tudo pode ter um destino diferente, a questão é encontrá-lo. Devemos nos animar a dar aos objetos uma “segunda chance”.
O upcycling é uma tendência que nos convida a exercitar a criatividade de uma maneira sustentável. Portanto, não há dúvida de que, pouco a pouco, terá sucesso em muitas outras áreas, além da moda e da decoração de interiores.
E lembre-se, apesar de muitos meios de comunicação dizerem coisas como: “recicle as suas calças velhas e crie uma bolsa”, na verdade, não se trata de reciclagem, mas de upcycling.