Ideias para decorar as escadas com designs criativos

22 de janeiro de 2019
As escadas com designs criativos não são extravagantes; muitas delas podem ser discretas e originais, criativas e de bom gosto. Por isso, não tenha medo ao procurar opções para a sua casa.

Quando uma casa tem escadas, pode ser uma boa ideia utilizá-las para complementar a decoração, ou então para fazer com que ela se destaque ainda mais. Por isso, mostraremos algumas ideias de escadas com designs criativos que você poderá adaptar facilmente ao seu estilo. Existem soluções muito simples, porém funcionais e que complementam a decoração das escadas com designs criativos.

Muitas vezes, negligenciamos o impacto visual de certos elementos da casa. No caso das escadas, o fato de que elas também podem ser decoradas é muitas vezes esquecido. E, embora seja verdade que os locais de trânsito devem estar o mais livre possível, existem maneiras de resolver a questão de forma graciosa.

Aspectos que devem ser levados em consideração

Há quatro aspectos que devem ser levados em consideração ao projetar escadas com designs criativos, uma vez que eles permitem analisar o tipo de escada que temos e, com base nisso, visualizar melhor o projeto desejado.

  • Comprimento da escada. Conceber um projeto para uma escada de interiores curta, que leva a um único andar, não é a mesma coisa que um projeto para uma escada mais longa que se conecta com vários andares.
  • Curvas e mudanças de direção. Como é a escada? Ela sobe em linha reta ou inclui algumas curvas e mudanças de direção? Queremos que a decoração ‘acompanhe’ o trajeto das escadas ou que ela, em cada andar, se conecte com os cômodos?
  • Tipo de corrimão (material e comprimento). Embora possa ser muito tentador recorrer à decoração do corrimão, nem sempre isso é possível, pois poderá comprometer a segurança.
  • Tendo em vista o que foi exposto anteriormente, também será necessário considerar se existem espaços debaixo das escadas ou não. Por exemplo, mesmo que você não decore o corrimão ou os degraus, poderá criar um minijardim sob as escadas ou instalar pontos de luz que melhorem a iluminação ou então que proporcionem uma certa sensação de amplitude.

3 escadas com designs criativos

Tipos de escadas com designs criativos

1. Exibição de bicicletas

A primeira proposta de escada com design criativo não deixa a originalidade, a discrição e o bom uso do espaço de lado. Consiste em instalar suportes na parede para colocar uma ou duas bicicletas, skates ou outros veículos relacionados.

Esta ideia foi adotada em muitos bares para exibir modelos de bicicletas antigas, velocípedes ou peças variadas. E, ao invés de alterar a estética, esse design se adapta muito bem às preferências e particularidades do espaço. Por isso, ele poderá ser usado tanto em um estilo grunge quanto vintage e, até mesmo, minimalista.

Esta ideia surge como uma alternativa à decoração da parede ao lado das escadas com pratos ou peças de cerâmica. E, embora seja muito atraente, é necessário ter cuidado para não sujar a parede ao colocar e retirar as bicicletas (caso sejam usadas regularmente).

2. Contraste de materiais

A segunda proposta de escada com design criativo consiste, basicamente, em oferecer um contraste de materiais. Em vez de colocar acessórios no corrimão, muitas vezes é mais conveniente adicionar um material diferente que chame a atenção.

Nesse sentido, não é necessário reformar a escada. Hoje em dia existem vinis, papéis decorativos e outros elementos de fácil instalação que criam a ilusão de um material diferente. Por exemplo, há papéis que imitam tijolo e madeira; outros imitam pedras, pedaços de azulejos e assim por diante.

Deve-se notar que o contraste de materiais pode ser conseguido de muitas formas. Uma das mais simpáticas dentro das tendências do momento é adicionar adesivos de silhuetas, entre um degrau e outro, com alguma estampa.

Também é possível criar contraste alternando o material da altura dos degraus: papel, madeira e cerâmica e complementar com acessórios com esses mesmos materiais na parede; por exemplo: um pôster (papel), um vaso (cerâmica) e algum acessório de madeira.

3. Degraus coloridos

Degraus coloridos

A terceira proposta de escada com design criativo consiste em pintar os degraus. Você poderá optar por um estilo monocromático ou então brincar com várias cores. Nesse sentido, a escolha vai depender totalmente do gosto do decorador.

Da mesma forma que na proposta anterior, você poderá usar papel, adesivos e outros produtos fáceis de instalar. Na Internet, a ideia de transformar as alturas entre os degraus em lombadas de livros coloridos se tornou popular entre os fãs da leitura.

Escadas com designs criativos: conclusão

Além da instalação de luzes, ramos ou flores no corrimão na época do Natal e de pendurar objetos na parede ao lado das escadas, há muitas possibilidades para explorar ao criar decorações criativas e únicas para as escadas.

O segredo é levar em conta os elementos mencionados anteriormente e não deixar a segurança de lado; mesmo se não houver crianças em casa. Quanto ao custo da decoração, ele pode variar, mas atualmente existem opções muito acessíveis para todos.