Colcha com retalhos: faça você mesmo

· 30 de outubro de 2018
Criar mantas, cobertores e colchas com retalhos é uma atividade com muita tradição. Aprenda a fazer a sua própria colcha com retalhos de tecido.

Para nos sentirmos confortáveis e descansarmos adequadamente, o nosso quarto deve estar personalizado com texturas e cores que nos agradem.

Se você quer fazer uma atividade manual e precisa de uma colcha nova, neste espaço daremos algumas ideias criativas para confeccionar a sua colcha com retalhos de tecido. Além disso, você encontrará na internet muitos tutoriais passo a passo para fazer a sua própria colcha de retalhos.

Seguindo as orientações corretas, você será capaz de dar uma segunda vida para aqueles tecidos que já não usa mais; reciclar é muito importante para reduzir o nosso impacto ambiental.

Junte tecidos variados

Em primeiro lugar, junte todos os tecidos que encontrar em sua casa, aqueles que estão prestes a serem descartados. Você poderá usar roupas velhas, lençóis e cortinas que já não usa mais. Também poderá pedir para familiares e amigos o ajudarem a coletar tecidos em suas casas.

Observe e analise bem os tecidos. Lembre-se de que eles irão para a sua cama. Por esta razão, devem ser os mais macios possível. Se possuírem texturas ásperas ou pouco suaves ao tato, descarte-os. Caso contrário, só irão irritar a sua pele.

Selecione os tecidos por cor e textura

Depois de coletar uma boa quantidade de tecidos, selecione os que você mais gosta. Tente combinar lisos e estampados e selecione as suas cores favoritas para criar uma maneira agradável de combiná-las.

colcha com retalhos

Colcha com retalhos: materiais que você irá precisar

Para criar a sua colcha com retalhos, você precisará dos seguintes materiais:

  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Linha
  • Agulha
  • Alfinetes
  • Fita adesiva de papel
  • Caneta esferográfica ou lápis
  • Máquina de costura (opcional)
  • Mesa larga
  • Ferro

Com esses itens, você terá mais do que o suficiente para obter o melhor resultado possível.

Meça a sua colcha

Depois de ter escolhido os seus retalhos favoritos, meça a colcha que você já tem na sua cama. Fique atenta: poderá fazer a sua colcha do mesmo tamanho, ou se você quiser, um pouco maior. Com a fita métrica, faça as medições finais e anote-as para manter um registro.

Cortar os retalhos de tecido

Não há parâmetros rigorosos para realizar as criações pessoais. Você pode optar por cortar quadrados, triângulos ou retângulos de tamanhos diferentes, ou simplesmente, cortar exatamente as mesmas figuras. Isso será determinado de acordo com os tamanhos dos retalhos que você tem.

Faça um teste antes de costurar

Antes de prosseguir com a união de todas as peças, teste como você gostaria de combinar os tecidos. Brinque com as cores e os tamanhos e não se esqueça de levar em conta o tamanho total da sua colcha. Se você já fez esse teste e não quer cometer erros ao costurar, pode enumerar cada peça consecutiva para ter um guia.

Sobre cada peça, cole um pequeno pedaço de fita adesiva de papel com o número ou letra correspondente. Dessa forma, você saberá qual retalho deve costurar ao lado do outro e a sua criação sairá como planejada. Pelo contrário, se você quer deixar a sua imaginação voar, poderá improvisar, mesclar e unir os retalhos de forma aleatória.

Junte todas as peças

Uma vez que o teste foi feito, costure cada um dos retalhos da sua colcha. Lembre-se de que você deve sempre deixar 0,5 cm de margem de costura em cada peça. Se você não levar isso em conta, a sua colcha ficará menor do que o estipulado.

Este procedimento deve ser realizado com uma máquina de costura. Mas, se você não tem uma e sabe costurar à mão, não se preocupe, poderá fazê-la da mesma forma.

Costure todas as peças as unindo pelo contorno. Você deverá colocar cada pedaço de tecido ‘direito com direito’ e costurar no avesso. Assim, a costura ficará na face inferior da superfície. Enquanto costura cada retalho, vá controlando a medida. Dessa forma, a sua colcha com retalhos não ficará muito grande e nem muito pequena.

Se você realizar este procedimento com costura manual, levará mais tempo. O ideal é usar um fio mais grosso e reforçar as costuras. Caso contrário, o tecido irá descosturar.

colcha com retalhos

Passe a sua colcha

Quando terminar de unir todas as peças, você estará prestes a terminar a sua colcha. Deverá passar toda a superfície para assentar as costuras.

Forre com tecido base

Se desejar, depois de ter terminado o procedimento anterior, você poderá forrar a sua colcha com um tecido liso. Uma opção fácil é usar como forro um lençol que você já tenha. Costure o forro no avesso da sua colcha, assim você esconderá as costuras e também lhe dará uma sensação de mais suavidade.

Lave-a

Você manuseou a sua colcha por um longo tempo. Então é recomendável lavá-la depois de pronta. Assim você poderá desfrutar da sua nova colcha macia e perfumada.

Esta atividade é uma alternativa econômica e ao mesmo tempo divertida. A roupa de cama geralmente tem um custo muito alto e, às vezes, não encontramos algo que realmente nos agrada visualmente. Por esse motivo, a ideia de criar a sua própria colcha com retalhos que você já possui pode ser muito útil.

Reciclar é muito importante. Se você tiver roupas velhas, separe-as. Não descarte os tecidos. Há sempre uma boa alternativa para reciclá-los e lhes dar uma segunda chance. Anime-se, crie e durma confortavelmente com a sua nova colcha de retalhos.