Como decorar a sua lareira para o Halloween

24 de setembro de 2019
Hoje em dia, o Halloween se tornou uma festa a nível internacional. Embora nem todos se fantasiem nessa noite, para muitos acaba sendo impossível resistir à tentação de decorar suas casas de uma maneira original.

O Dia das Bruxas, mais conhecido como Halloween, é a desculpa perfeita para decorar alguns cômodos da casa e as lareiras, de uma maneira original. Por isso, muitas pessoas não hesitam em recorrer às abóboras, aos insetos e tudo aquilo que tiver aparência sobrenatural e assustadora.

A seguir, daremos algumas ideias para que você decore a sua lareira de uma forma aterrorizante, mas com muito estilo. Você chegará à conclusão de que não precisa de brinquedos de plástico nem da típica combinação de laranja e preto para recriar uma atmosfera escura e misteriosa como dos filmes de terror.

Dicas para criar uma lareira aterrorizante para o Halloween

1. Preto e mais preto

Para criar uma decoração de Halloween que se afaste do infantil e que fique mais próxima do estilo gótico, opte por reunir elementos da cor preta, como por exemplo: candelabros, velas, abóboras e galhos secos. Com esses simples acessórios você poderá lançar as bases de uma estética macabra.

lareira no halloween

Lareira preta e branca / pinterest.es

Antes de mais nada, limpe a lareira. Em seguida, coloque os galhos secos sobre o arco. Amarre-os com um pedaço de corda ou, então, coloque-os dentro de potes pretos. Você também poderá misturar os galhos com caules para criar um arranjo mais frondoso.

Coloque dois candelabros de diferentes alturas no lado direito do arco. Agora, é importante esclarecer um ponto: se você deseja um acabamento rústico, procure candelabros de madeira preta ou ferro forjado. Se você deseja um acabamento mais elegante, opte por candelabros de plástico (brilhante ou mate).

Na parte de cima da lareira ou, então, no chão, você poderá colocar várias abóboras grandes da cor preta. Para finalizar, não se esqueça de colocar carvão preto e lenha dentro da lareira, e pronto!

Como um toque adicional, imprima uma fotografia em branco e preto que tenha certa relação com a festividade. Desde fotos de época até fotos de animais como lobo, corvo, morcego, aranha, etc.

Para criar uma atmosfera simples, mas realmente macabra, decore com vários candelabros e velas pretas. Coloque-os ao longo da parede e dentro da lareira.

2. Preto, cinza e branco

Ao invés de recorrer apenas à cor preta é possível criar uma paleta com outras cores neutras, como o branco e o cinza. O resultado será elegante e, com certeza, tétrico.

lareira branca e preta

Lareira preta e branca / pinterest.es

Sobre a parede externa da coifa da lareira, pendure um espelho com uma moldura de estilo barroco. Agora, sobre o arco da lareira estenda um caminho de mesa da cor cinza-claro e, em seguida, apoie:

  • Uma guirlanda de galhos secos. É importante que ela não tenha nenhum adorno. Se você quiser, poderá acrescentar um par de cobras de plástico da cor preta ou de uma cor semelhante ao dos galhos para criar um acabamento mais realista.
  • Algumas fotos em preto e branco de animais empalhados. Quanto à moldura, ela é opcional. Se as deixar sem moldura, vai parecer que foram tiradas recentemente pelo anfitrião da casa.
  • Dois ou três livros com capas de cor escura ou, simplesmente, antigos.
  • Uma abóbora pequena pintada de branco.
  • Alguns pinhões secos.

3. Branco

Para criar uma decoração minimalista, mas completamente fantasmagórica para a sua lareira, opte pela cor branca. Com pouquíssimos acessórios você conseguirá um acabamento chamativo e refinado.

Em primeiro lugar, você deverá reunir várias abóboras e pintá-las de branco. Com a ajuda de uma caneta hidrográfica preta permanente desenhe os seguintes motivos em cada uma delas: espirais, listras, fantasmas, árvores secas e aranhas. Você pode optar também por pintar uma letra em cada uma para que juntas formem uma palavra ou frase.

Agora, para dar um toque mais fantasmagórico, coloque sobre o arco dois metros de gaze ou tule de cor branca. Se ficar pendurado, ainda melhor. Para apoiar o tecido, você poderá recorrer às abóboras ou, então, a alguns livros de capa branca. E como único toque de preto, inclua um corvo artificial.

Decorar a lareira para o Halloween: algumas considerações

Decorar a sua lareira no Halloween

 

Caso não haja lareira na sua casa, você poderá adaptar essas ideias para decorar outros cômodos. No entanto, lembre-se de que não precisa recorrer a grandes quantidades de acessórios, mas sim de determinados objetos. A chave está em realizar combinações chamativas.

Além disso, apesar das abóboras serem a estrela da noite de Halloween, você não precisa incluí-las obrigatoriamente na decoração para conseguir um acabamento aterrorizante. Como dissemos anteriormente, você poderá recriar uma atmosfera macabra usando apenas velas e candelabros. Libere a sua criatividade!