Como fazer um filtro dos sonhos bonito e original

5 de novembro de 2019
Você quer fazer algo fácil e que não leve muito tempo? Tente fazer um filtro dos sonhos. Você vai precisar de poucos materiais e o resultado será bonito e original. Além disso, você poderá escolher as cores que mais combinem com a sua casa.

Neste artigo explicaremos tudo sobre como fazer um filtro dos sonhos. A seguir, você verá que eles não são difíceis de fazer.

Se você é adepto da tendência DIY (faça você mesmo), essa é uma boa opção. Você poderá fazê-lo com as crianças, e verá como elas se divertem e soltam toda sua criatividade. Além disso, os materiais que você precisa são muito fáceis de encontrar em casa, não é preciso comprar nada. Esse artefato pode ficar bem em muitos interiores, mas ainda mais nos espaços étnicos ou um pouco boêmios.

Talvez hoje, as pessoas o considerem apenas um elemento decorativo mais do que qualquer outra coisa. No entanto, em sua origem, como explicaremos a seguir, a sua função era basicamente de proteção.

O bom dos filtros dos sonhos é que há cada vez mais variedades de formas, como por exemplo luas ou corações. Ou seja, já não encontramos somente o filtro típico, de formato circular.

A lenda dos filtros dos sonhos

Como acontece com todas as lendas, há várias versões, com alguns detalhes um pouco modificados. A essência, no entanto, não muda muito. Nesse caso, encontramos algumas variações em relação às tribos. Vamos lhe contar rapidamente as versões de três tribos:

Vamos começar pela interpretação dos Lakotas. Segundo eles, um xamã muito velho estava na montanha quanto teve uma visão. Nela, aparecia Iktomi, o mestre da sabedoria, mas na forma de uma aranha. Ele começou a tecer uma teia ao redor de um pedaço de madeira arredondado. Para terminar, decorou com plumas e contas coloridas.

lenda da tribo filtro dos sonhos

Eles então começaram a falar dos ciclos da vida, dizendo que, quando somos velhos, completamos o ciclo. O mestre ressaltou a importância de se deixar guiar pelas forças do bem rumo à direção correta. Por isso, para os Lakotas, o filtro dos sonhos serve para captar boas ideias, enquanto as más escapam pelo buraco da região central. Nesta tribo, eles o penduram em cima da cama das crianças, acreditando que assim protegerão o seu destino.

Os Ojibwa e os Cheyan

Segundo os Ojibwa, existe uma mulher aranha encarregada de cuidar do mundo inteiro. Ela tece teias finas e resistentes para que todo o mal fique preso nelas e desapareça ao amanhecer. No entanto, em certo momento, essa tarefa ficou muito difícil, já que as pessoas da tribo começaram a se dispersar. Por isso, as mulheres se encarregaram de continuar tecendo filtros dos sonhos para que os seus filhos não tivessem mais pesadelos.

Por último, queremos contar a versão dos Cheyan. Uma criança da tribo teve uma noite um sonho sobre um pássaro que tentava bicá-la e lhe fazer mal. Ela contou a sua mãe, que decidiu tecer uma rede para que a pequena pudesse “pescar” somente os sonhos bonitos que trouxessem felicidade. Desde então, as mães da tribo começaram a fazer filtros dos sonhos para evitar que as crianças tivessem pesadelos.

Materiais para fazer um filtro dos sonhos

A seguir, listamos os materiais que você precisará para fazer um filtro dos sonhos:

  • Tesouras
  • Argola: pode ser de metal ou madeira. O tamanho dependerá da imagem que você tiver em mente. Se for um filtro dos sonhos pequeno, você poderá utilizar uma pulseira ou brinco de argola grande. Você também poderá fazê-la você mesmo, dando forma a um arame.
  • Fita de couro, fio ou outro tecido para forrar a argola.
  • Fio para fazer a teia de aranha. Pode ficar muito bonito escolher um fio que vá mudando de cor. Ficará muito mais dinâmico. Mesmo que o filtro dos sonhos não seja muito grande, você precisará de bastante fio, pelo menos 3 ou 4 metros.
  • Plumas e contas ideais para decorar. Você terá um resultado muito étnico.
plumas de cores

Os passos que devemos seguir

Seguindo esse passo a passo, será muito fácil fazer um filtro dos sonhos.

 

  • Faça um círculo utilizando galhos de salgueiro, uma argola ou um material de sua preferência.
  • Enrole o fio escolhido por todo o círculo e dê um nó bem firme na ponta.
  • Em seguida, comece a fazer a teia, para isso também pode-se utilizar barbante ou um fio da sua preferência. Puxe o fio até que ele forme uma linha reta no aro.
  • Em seguida, passe o fio novamente em volta do aro e por dentro da linha reta criada anteriormente, formando um nó.
  • Faça novamente o mesmo procedimento, mas por toda a lateral do arco. Tente manter uma distância padrão entre os nós.

 

filtro dos sonhos diy

  • Em seguida, comece a fazer os nós dentro das linhas dos barbantes já posicionados; para isso, faça o mesmo processo até fechar a teia.
  • A seguir, faça um nó e corte a ponta que sobrar.
  • Quando a teia no centro do círculo estiver pronta, pegue outros pedaços de barbante, cordões, contas e amarre na parte inferior do aro, deixando os fios pendurados. A quantidade você decide. Use a sua criatividade.
  • Na parte de cima do aro também é importante fazer uma alça para que o filtro dos sonhos possa ser pendurado na parede.
  • Para finalizar, cole nas pontas dos fios penas ou outros enfeites que você preferir.
fazer filtro dos sonhos

Filtro dos sonhos: conclusão

Como você pode ver, fazer um filtro dos sonhos não é difícil. É preciso apenas repetir várias vezes a mesma estrutura até chegar ao centro da rede. Depois, basta decorar a seu gosto; há muitas possibilidades.

Além disso, você poderá escolher fios de várias cores. Assim, terá um filtro dos sonhos de acordo com o estilo de sua casa. Lembre-se que você pode fazê-lo de qualquer tamanho, mas os mais comuns são os pequenos.