Ideias para esconder os fios elétricos da sua sala de estar

12 de julho de 2018
Soluções e ideias para que os fios elétricos não estraguem a decoração da sua casa.

Ter fios elétricos à vista é, sem dúvida, algo que causa desordem visual e desfigura o espaço, especialmente a sala de estar. É nela onde costumamos juntar mais tipos de fios. Tanto o fio do roteador, da TV, das luminárias ou aparelhos de som.

Podemos resolvê-lo colocando um móvel ou outro elemento que esconda os fios. No entanto, às vezes, não há outra opção e eles acabam ficando visíveis.

No artigo de hoje, propomos algumas soluções para escondê-los e para que não estraguem a decoração da sua casa.

Canaletas

Uma canaleta é um conduíte ou tubo que permite a proteção dos fios elétricos e a canalização da instalação elétrica. Isso faz com que os fios não sejam danificados e não fiquem visíveis.

Existem muitos tipos de canaletas, dependendo de onde façamos a instalação. Podemos encontrar a canaleta terra, que é usada para instalações feitas no solo e, portanto, pode ser pisada. Outro tipo é a canaleta adesiva. Ela tem dimensões menores e uma das partes inclui um adesivo para que possa ser bem fixada.

Finalmente, podemos encontrar a mini canaleta adesiva de madeira. A sua particularidade é que podemos encontrá-la com diferentes cores e texturas que imitam a madeira natural. Tem um resultado estético interessante para casas que cuidam de todos os detalhes.

No caso da sala de estar, você pode colocar os fios da televisão em uma canaleta para que não pareçam bagunçados. Se você decidir colocá-la no chão ou na parede, certifique-se de comprá-la com cores semelhantes às dos móveis da sua sala para que ela passe despercebida. Nós não queremos que a canaleta tenha destaque na sua decoração.

esconder fios elétricos

Móveis sob medida

Outra solução muito prática é escolher móveis sob medida para que os fios se escondam atrás deles. No entanto, se você quiser implementar essa solução, planeje corretamente as medições e o tipo de móvel ideal para que os fios não fiquem visíveis.

Há alguns que inclusive já vêm com suas próprias estruturas para acomodá-los.

Existem fabricantes que vendem modelos com televisões embutidas no móvel, que evitam diretamente essas dores de cabeça. Naturalmente, esta solução é uma das mais caras, uma vez que as medidas e o material aumentam o seu preço.

Caixa decorativa para esconder os fios elétricos

Outra ideia muito mais barata que a anterior, é fazer a sua própria caixa para esconder os fios. A única coisa que você terá que fazer será perfurá-la, para que os fios possam entrar, e decorá-la como quiser. Dentro dela você pode colocar um adaptador ou uma extensão para ter todos os plugues que você precisa.

Este tipo de caixa, além de esconder e manter organizados todos os tipos de fios que você tenha na sala, pode se tornar um elemento decorativo da casa.
Você pode usar a imaginação e utilizar qualquer tipo de caixa que imaginar, desde uma caixa de sapato até uma de madeira.

Uma boa opção, aproveitando as tendências que estão chegando, é colocar uma cesta de vime. Este material permite fazer furos com maior facilidade e dará um toque mais chique à sala.

Ideias para esconder os fios elétriosCaixa para fios / ikea.com

Use uma gaveta

Se você tiver uma gaveta localizada perto do foco de todos os cabos, usá-la para ocultar os fios é uma boa ideia.

É uma opção muito prática, pois permite que você armazene todos os fios, sem que fiquem visíveis, e sem precisar incluir nenhuma caixa ou canaleta.

Utilize o rodapé

O rodapé da parede pode se tornar um elemento com muitas possibilidades. E você pode se perguntar: Como? Bem, no caso de você ter o plugue longe do adaptador ou do dispositivo, você pode colá-lo no rodapé para que ele não o incomode, e nem você pise nele.

Se você é criativo, pode decorar o rodapé da forma que quiser. Por exemplo, pode colocar azulejos hidráulicos de papel que pareçam azulejos de verdade, uma fileira de rolhas de garrafa, uma “mini” cerca de jardim e até mesmo figuras de bonecos para os quartos das crianças. Também podemos colocar um papel de parede para esconder os fios.

Para que os cabos fiquem bem esticados, você pode marcar o seu trajeto com prendedores ou clipes de papel.

Decore os fios elétricos

Dê destaque aos fios elétricos como elemento de decoração

Na vida, dizem que, se você não pode derrotar um inimigo, junte-se a ele. No campo da decoração é a mesma coisa. Se não podemos esconder certos fios, destacá-los os transforma em mais um elemento decorativo. Há muitas maneiras de transformar os fios em um dos protagonistas do espaço.

Decore os fios

Se não pudermos escondê-los de nenhuma maneira, poderemos decorá-los de diferentes formas.

Uma opção é pintá-los, com alguma tinta que não danifique o material do fio, é claro. Nós também podemos cobri-los com washi tape colorida, também chamada de fita adesiva japonesa.

Outra ideia é encapar o fio com um cordão ou corda de juta. Dessa forma, dará um efeito mais chique.

Fios com juta / elekomat.com

Adicione elementos decorativos

Podemos adicionar ao fio elementos decorativos externos, como vinil decorativo ou figuras que se encaixem perfeitamente na decoração, como flores ou pássaros.

Outra ideia é decorar o próprio fio com pingentes de diferentes materiais, como se fosse um colar.

Se você é bom em pintar à mão livre, pode desenhar na parede diferentes enfeites, como pétalas de flores, folhas ou desenhos mais abstratos, em torno do fio. É uma questão de criatividade.

Crie formas diferentes

Esta é, sem dúvida, a ideia mais original e criativa que propomos.

Se os seus fios forem longos e você não souber onde colocá-los ou onde ocultá-los, ouse criar desenhos ou silhuetas feitos com os próprios fios. Você pode guiá-los através de clipes de papel, flanges ou massa fina.

Dê asas à sua imaginação. Deixe a sua parede ser a tela para decorar com os fios.

Você pode simular uma estrada, trilhos e até mesmo o horizonte da sua cidade favorita.

Essas ideias podem servir de inspiração para disfarçar ou esconder os fios que você tenha pela sala que, certamente, não são poucos. Você tentaria alguma delas?