Como personalizar canecas com marcadores

5 de março de 2019
As canecas de uma única cor que podem ser compradas a um custo bem acessível não precisam ficar escondidas no fundo do armário por causa da sua aparência simples. É muito fácil lhes dar uma nova 'cara'.

Personalizar canecas com marcadores para cerâmica (caneta marcador para porcelana e louças) é muito mais simples do que parece. Não é necessário ser um desenhista profissional nem ter as melhores habilidades motoras, basta procurar um design fácil, com linhas simples.

Os amantes do Do it yourself (DIY), que em português seria traduzido como “Faça você mesmo”, encontrarão uma boa distração nesta atividade e, no final das contas, uma grande satisfação em ter um objeto muito mais bonito do que ele era originalmente. E, além disso, personalizado.

Recomenda-se procurar por marcadores que tenham uma ponta nem muito fina nem muito grossa, pois com esses dois tipos geralmente é mais difícil conseguir fazer uma linha reta. Além disso, é necessário ter uma cartolina ou uma folha de papel para testá-lo, antes de começar a pintar a caneca.

A seguir, explicaremos como você poderá fazer este artesanato, no que você pode se inspirar, quais desenhos são os mais fáceis de imitar, etc. Embora neste caso tenhamos nos concentrado em como personalizar canecas com marcadores, também é possível decorar pratos e copos.

Escolha a caneca correta

 Escolha a caneca correta

Obviamente, a primeira coisa a fazer é escolher uma caneca. Em geral, normalmente recorremos às brancas, sem qualquer tipo de decoração, mas também é possível optar por canecas de uma ou mais cores que não tenham desenhos ou letras.

Contanto que elas tenham uma superfície lisa, sem relevos nem outros detalhes que possam complicar a personalização, o procedimento é muito simples.

Quando as canecas são completamente brancas, por exemplo, haverá mais possibilidades na hora de inventar designs, com diferentes cores. No entanto, também é possível utilizar canecas com um desenho simples e adicionar mais detalhes, de acordo com a sua preferência.

Por exemplo, se a caneca tiver a silhueta de um gato sentado, você poderia desenhar um fundo estrelado e, se houver espaço, parte do teto onde ele está. Ou você também poderia adicionar uma palavra ou uma frase curta com uma cor metálica.

Escolha um design

Uma vez escolhidas as canecas que você queira personalizar, o próximo passo é pensar no design que você quer fazer. Muitas pessoas escolhem frases inspiradoras, tanto em português quanto em inglês. Se você gosta de lettering, poderá experimentá-lo aqui.

Outra opção é combinar frases com desenhos simples, como sóis, luas, nuvens, árvores, corações e assim por diante.

Passos para personalizar canecas

E, se você quer personalizar as canecas para dá-las para outra pessoa, poderá escrever em cada uma delas, parte de uma frase. Então, quando elas estiverem todas juntas, será possível ler a frase completa.

Uma variação disso é fazer uma sequência de desenhos, como se fosse uma vinheta: em cada caneca desenharíamos apenas parte da cena. É algo engraçado e original.

Em vez de pintar diretamente na caneca, recomendamos que primeiramente faça o desenho no papel, para ver se você realmente gosta ou não. Se você perceber que o desenho parece difícil, poderá criar um molde para facilitar a sua realização.

Passos para personalizar canecas

  • Lave bem a caneca para que não haja poeira nem gordura. Caso ela seja nova ou já esteja limpa, é possível limpar com algodão embebido em álcool.
  • Seque bem a caneca com um pano seco.
  • Coloque a caneca na horizontal sobre uma superfície plana; segure-a com firmeza e comece a pintar o desenho desejado. Não é recomendado pintar áreas que possam estar em contato direto com os alimentos, como o interior da caneca e a borda, por exemplo.
  • Em caso de erro, o melhor a fazer é apagar com um cotonete.

O toque final

  • Uma vez que o desenho esteja pronto, deve-se deixar secar por 24 horas.
  • No dia seguinte, a caneca deve ser levada ao forno por 40 minutos a 60°. Isso permitirá fixar a tinta e torná-la resistente à lavagem.
  • Após os 40 minutos, deve-se deixar a caneca esfriar completamente.
  • Se desejar, é possível adicionar mais detalhes; mas o processo de fixação no forno terá que ser repetido.
Canecas personalizadas

Uma boa opção para um presente

As canecas personalizadas não só ajudam a ter objetos mais atraentes e interessantes dentro do armário da casa, mas também podem ser uma boa opção para complementar presentes em determinadas ocasiões.

Por outro lado, há quem decore um aparelho de jantar de uma única cor com marcadores. Atenção: não necessariamente com o mesmo desenho, mas com um design em comum. Por exemplo, há quem decore os pratos com a expressão francesa ‘Bon appetit’ com uma bela caligrafia dourada.

Algumas lojas oferecem a possibilidade de adicionar o nome que você quiser às canecas na hora da compra, de tal forma que esta é uma outra alternativa de personalização.