Crie as suas próprias cortinas artesanais
Se você quer realizar uma atividade manual e criar um belo detalhe para os cantos da sua casa, neste artigo mostraremos algumas ideias originais para criar suas próprias cortinas artesanais.
Tecer é uma atividade antiga que continua presente na maioria das casas. A tecelagem tem se revalorizado com o passar do tempo e atualmente voltou a ser tendência.
Pode ser realizada uma variedade infinita de elementos tecidos e com diferentes técnicas. Com a técnica do tricô, do macramê e muitas outras, podem ser realizados elementos decorativos e funcionais muito bonitos e originais. Neste espaço, mostraremos como tecer as cortinas com as suas próprias mãos, sem a necessidade de uma agulha.
O macramê é uma técnica de tecer que consiste em amarrar diferentes fios com as mãos. Por esse motivo, se você não sabe tecer, a técnica de macramê será a sua melhor opção. Aprenda a combinar diferentes materiais, suportes e cores e crie lindas cortinas tecidas para diferentes áreas da sua casa.
Materiais que você poderá usar
Você precisará de poucos materiais para fazer este tipo de cortina tecida. Para o material a ser tecido você poderá usar trapilho, lã, corda ou fio encerado, por exemplo. Você poderá até combinar 2 materiais diferentes se quiser dar um caráter mais distinto à sua cortina.
Recomenda-se escolher fios mais grossos, por levar menos tempo para tecer e, por sua vez, parecer mais consistente. Você também precisará de um bastão de madeira resistente como suporte para fazer as suas cortinas artesanais.
Cortinas artesanais tecidas com macramê
A técnica do macramê mencionada anteriormente, é uma técnica de tecelagem muito antiga, que consiste em fios trançados e atados com nós. Pendure o bastão de madeira na parede e prenda o material ou fio escolhido com um nó para continuar tecendo. Existem vários tipos de nós e você poderá formar diferentes desenhos. Na internet há vários tutoriais que poderão ajudá-lo.
Depois de cobrir toda a superfície, você terá uma cortina do material escolhido. Você deverá preparar longos fios, pois à medida que você vai tecendo, encurtará o comprimento dele. Lembre-se de que sempre será conveniente que o material sobre, assim você poderá cortá-lo se necessário.
Você poderá criar a sua cortina tecida amarrando as cordas de dois em dois, três em três ou a quantidade desejada. Lembre-se de fazer nós resistentes, ainda mais se tiver escolhido um material espesso. Se desejar, poderá tecer menos da metade da superfície total da cortina e deixar o restante sem tecer.
Cortinas tecidas com tranças e franjas
Outra alternativa para fazer as suas cortinas artesanais é criar tranças em sua extremidade superior e depois deixar as pontas soltas como franjas. Você deve dar nós nas extremidades da mesma maneira que mencionamos anteriormente e, em seguida, fazer as tranças uma ao lado da outra.
Crie as tranças do comprimento que desejar. Você poderá tecê-las até a metade do comprimento total, depois dê um nó para arrematar e deixe longas franjas penduradas até o chão.
Escolha o acabamento que você mais gosta
Se você quiser terminar a sua cortina tecida com franjas, poderá fazer diferentes tipos de acabamentos em sua extremidade inferior. O acabamento mais utilizado é reto, mas você também poderá finalizar a cortina em “V”, na diagonal ou com alguma forma irregular que você gosta. Faça esse tipo de acabamento simplesmente cortando com uma tesoura para tecido.
Combine materiais e cores
Você poderá utilizar diferentes materiais combinados ou um único material e variar os tons das cores. Uma alternativa muito bonita é combinar a cor branca com um tom contrastante, e que também combine com as cores da decoração da sua casa.
Além disso, se você quiser atribuir um detalhe de cor, poderá tecer a sua cortina com o material que você preferir em cor branca ou cru, e pintar ou tingir a parte inferior da cortina com uma cor vibrante. Este detalhe é muito utilizado e fica muito bonito e original nos seus quartos.
Coloque a sua cortina no espaço que preferir
Você poderá colocar as suas cortinas no ambiente da sua casa que você mais gosta. Você poderá colocá-lo em cima de uma cortina fina na janela, como um detalhe decorativo, por exemplo. Outra alternativa é utilizá-las como divisória nos quartos ou na entrada deles.
Além disso, se você precisar de portas nas estantes dos seus banheiros, poderá criar pequenas cortinas para fechá-las sem a necessidade de instalar portas. E a última e também muito original ideia para as suas novas cortinas artesanais, é criá-las como tapeçarias decorativas para pendurar nas paredes da sua casa. Dará um aspecto mais artesanal e boêmio aos seus espaços.
Como você pode ver, criar cortinas tecidas é mais simples do que parece. Você não deve necessariamente saber tecer ou ser um profissional do assunto para fazê-las. Você precisa somente gostar de trabalhos manuais, ter criatividade e um pouco de imaginação para criar tecidos fantásticos e personalizados.