Como fazer um quadro com um violão antigo

24 de janeiro de 2019
Podemos fazer um quadro com tudo o que temos em casa. Se você tem um violão antigo que deseja reciclar ou quer fazer um DIY para decorar a sala, há muitas opções interessantes.

Se você gosta de música ou quer dar aos seus ambientes um visual mais artístico, poderá fazer um quadro utilizando um violão que já não usa mais. É uma excelente maneira de prestar uma homenagem a um cantor favorito ou, inclusive àquela pessoa da sua família que o utilizava.

Talvez você tenha feito uma limpeza em casa ou viu um violão em um mercado de antiguidades. Talvez pertencesse aos seus pais ou era seu quando você era criança. Ou você pode nem conhecer seu dono anterior! Em qualquer caso, se você não for utilizá-lo para tocar, poderá fazer um quadro com ele. Neste artigo mostraremos como fazê-lo.

 

decorar com violão

Como fazer um quadro com um violão?

Com uma ideia DIY, você não precisa de muitos elementos, apenas um pouco de imaginação.

Para começar, você deverá abrir o violão, pois só utilizará a frente da caixa de ressonância. O resto poderá utilizar em outros projetos ou artesanatos. Remova a ponte e as cordas. Se o violão estiver em boas condições, você poderá deixá-lo como está, mas talvez seja melhor lixá-lo muito bem com uma lixa especial para madeira.

Como próximo passo, pinte a caixa da cor que você mais gosta, por exemplo, amarelo. Destaque os detalhes em preto. Em seguida, desenhe uma figura: você poderá escolher o tema que desejar. Você também poderá incluir algumas frases como “música para viver” ou “a música é minha paixão”. Você também poderá colocar o seu nome ou o nome da sua família de músicos.

Quando o desenho estiver pronto, passe verniz transparente no violão com um pincel grosso e deixe secar até o dia seguinte. Por último, coloque um fio ou algo semelhante atrás, o que permitirá pendurar o seu quadro na parede. Ou você poderá até aproveitar a abertura do centro do violão. E agora é hora de escolher o melhor lugar para melhorar a decoração!

Mais ideias para decorar com um violão

Se você gostou da opção anterior, mas está procurando outras ideias, confira os seguintes artesanatos. Além disso, você pode utilizar as partes restantes do seu DIY!

1. Prateleiras

Depois de ter removido o tampo do violão, você terá uma estrutura profunda o suficiente para colocar alguns objetos: vasos com cactos, livros, fotografias, enfeites, lembrancinhas de festas, etc.

Lixe e pinte o violão e coloque algumas tábuas de madeira no seu interior, que você pintará da mesma cor. Se preferir, poderá colocar “pés” e deixá-lo em um canto da sala, ou então, adicionar uma corda ou fio para pendurá-lo em uma parede. Uma prateleira mais que original!

Prateleira feita com violão
Fonte: pinterest.com

2. Balcão de bebidas

Sim, isso mesmo que você está lendo. Se você não tem um móvel bar em casa por falta de espaço, vai adorar essa ideia. É como fazer um quadro com um violão, mas lhe dando uma utilidade adicional.

Com um prego quente, perfure a tampa da caixa e faça diferentes formas: estrelas, corações, arabescos… Instale um sistema de iluminação no interior do violão para que, ao acendê-la, a luz seja vista pelos furos feitos anteriormente.

Instale uma prateleira na parede e cubra-a com o violão, que você colocará horizontalmente. Em cima da prateleira você colocará as garrafas e pronto: você já terá o seu bar iluminado para as noites de festa em casa.

3. Quadros de exposição

Se você é fanático por violões em particular (e da música em geral), pode parecer sacrilégio cortar, pintar, decorar ou furar. Não se preocupe, você também poderá fazer um quadro com o instrumento sem danificá-lo.

Imagine que você tem uma sala de gravação. Coloque os violões lado a lado em uma parede vazia; melhor se ela estiver pintada de branco para que as formas se destaquem mais. Pendure-os como se fossem obras de arte, verticalmente.

Fazer um quadro com um violão é bastante simples e podemos escolher as mais diferentes opções. Ideal para um DIY em uma casa onde a música nunca pode faltar, assim como a sua. Use a imaginação e decore a sua casa com instrumentos musicais.