Madeira reciclada: seu uso na decoração

· 27 de julho de 2018

Madeira reciclada: o seu uso na decoração mostra claramente que atualmente o mundo do design de interiores está mudando. 

Isso porque há alguns anos teria sido impossível pensar sobre o uso da madeira reciclada fora das casas dos okupas. Por outro lado, nos últimos anos, encontramos diferentes profissionais que estão realmente ganhando muito dinheiro projetando móveis com esse tipo de material.

Assim, graças a essas iniciativas, você pode obter designs impressionantes e interessantes sem precisar cortar mais árvores.

Além disso, esses materiais são submetidos a processos de reciclagem cada vez mais sofisticados. O resultado desse processo é um material com um aspecto bonito e perfeito.

Por essa razão, embora seja possível, não é muito comum encontrarmos, após esses processos, madeiras podres, empoeiradas ou simplesmente defeituosas. São madeiras que darão origem a peças realmente inovadoras e bonitas.

Se uma obra é intensa, válida e tem uma ideia poderosa, fará com que as imperfeições fiquem em segundo plano.

-Alberto Campo Baeza-

Por outro lado, não podemos esquecer que este tipo de novas tendências também afetam outros materiais, como os tecidos.

Madeira reciclada: o seu uso na decoração dos quartos

A seguir, deixaremos algumas ideias sobre a utilidade da madeira reciclada: seu uso na decoração em quartos de todos os tipos.

Lembre-se de que não é necessário que o material seja excessivamente antigo ou antiquado, o importante é que seja reutilizado.

Cabeceiras de cama

Sem dúvida, você pode facilmente construí-las usando paletes, biombos, portas ou venezianas.

Além disso, é possível colocar sobre elas algum tipo de suporte para pendurar pequenas lâmpadas para ler à noite. Caso a cama seja de casal, você pode colocar uma em cada extremidade.

Outra opção é decorar a cabeceira com uma guirlanda de luzes.

Se você escolheu uma cabeceira feita com uma janela antiga com várias divisões, é aconselhável remover os vidros, se houver. Nos buracos que ficarem, você pode colocar diferentes tecidos estampados.

Por outro lado, optar por deixar a madeira natural ou pintá-la é algo que só depende das suas preferências. Pode ficar excelente deixar um toque desgastado ou alternar cores, dando maior dinamismo ao conjunto. Isso pode ser aplicado a qualquer peça de mobília.

Escrivaninha

Além disso, uma boa ideia é simplesmente colocar um palete sobre uma estrutura, por exemplo, dois cavaletes.

Madeira reciclada: seu uso na decoração de quartos

Outra opção é usar os típicos caixotes de madeira para armazenar frutas. Assim, é só colocar dois deles sobrepostos em cada um dos lados, com a possibilidade de usar o espaço livre como pequenas prateleiras ou gavetas abertas. Sobre eles você coloca, por exemplo, uma tábua de aglomerado reciclado.

Estantes

Além disso, podemos formar uma estrutura muito simples através da sobreposição de caixas de frutas, até atingir uma certa altura. Por outro lado, se você alterar a orientação e o tamanho dessas caixas, conseguirá um resultado mais dinâmico.

Portanto, se você deseja colocá-la em um canto, só precisa de duas portas, sejam inteiras ou partes, duas janelas ou um biombo formado por dois painéis. Depois, coloque os dois pedaços de madeira em um ângulo de 90º. Em seguida, nesta zona livre entre as duas partes serão adicionadas prateleiras triangulares, cobrindo todo o espaço disponível.

Uma última opção é pendurar duas cordas no teto e prender as tábuas como prateleiras. Assim, você poderá colocar livros, revistas, plantas, enfeites…

Madeiras recicladas: Estantes

Madeira reciclada: seu uso na decoração do hall de entrada e salas de estar

  • Móvel para a hall de entrada: a opção mais simples é colocar uma porta contra a parede do seu hall de entrada e adicionar uma barra no topo e abaixo uma série de ganchos. É um substituto perfeito para um cabideiro tradicional.

Em vez disso, para deixar as chaves e colocar alguns objetos para decorar, você pode pegar um palete e colocá-la verticalmente contra a parede. Você pode colocar esses objetos na parte superior e nas barras transversais projetadas que, normalmente, encontraríamos dispostas para baixo.

  • Estante para a sua sala de estar: na verdade, essa estante tão original pode ficar bem em qualquer espaço da casa. Pegue um barquinho ou bote, elimine uma das extremidades e o coloque na posição vertical. Se for necessário, coloque mais uma prateleira e ficará perfeito.
Madeira reciclada: seu uso na decoração do hall de entrada e salas de estar

  • Jogos de mesa e cadeiras/poltronas: você terá um canto maravilhosamente confortável. Poderá escolher estruturas simples baseadas em paletes. Sobre elas e no encosto você pode colocar almofadas ou tecidos para dar mais colorido. Além disso, se você colocar rodas nos pés da mesa, será mais fácil transportá-la.

Talvez na próxima vez você fizer reformas em casa, pensará duas vezes antes de jogar fora portas, janelas… Agora você já conhece mais uma possibilidade com madeira reciclada: o seu uso na decoração. Não se esqueça de que a originalidade e a inovação não têm limites.