Ideias originais para recipientes de reciclagem

12 de janeiro de 2019
Você sabia que existem móveis de design que servem como recipientes para reciclagem? A seguir falaremos sobre eles e outras ótimas alternativas.

Quando existe a intenção de cuidar do meio ambiente, as ideias para alcançar essa finalidade nunca faltam. E quando se trata de separar os resíduos para reciclagem, qualquer recipiente é válido. No entanto, a verdade é que o trabalho é facilitado, em grande parte, pelo uso de recipientes de reciclagem projetados para isso, já que têm como principal referência visual a cor.

No Brasil, as lixeiras de reciclagem são divididas da seguinte forma: azul para papel, verde para vidro, vermelho para plástico, amarelo para metal, laranja para resíduos perigosos, branco para medicamentos, marrom para resíduos orgânicos e cinza para os resíduos não recicláveis.

Além disso, existem os ‘Pontos Limpos’, destinados a objetos como pilhas, pneus, baterias, lâmpadas, radiografias, aparelhos eletrônicos, entre outros.

Quando se decide ter recipientes para reciclagem em casa, o melhor é manter a referência cromática, a fim de evitar confusão.

Agora, não há razão para se preocupar ao procurar um design do nosso gosto que não rompa a harmonia da decoração. Existem ótimas opções.

Recipientes de reciclagem, reciclados!

Naturalmente, a primeira opção é reutilizar recipientes, geralmente feitos de plástico, para serem usados ​​como lixeiras de reciclagem. Esta é uma opção muito acessível para o seu bolso e, claro, amiga do meio ambiente.

Ideias originais para recipientes de reciclagem

Aqueles que decidem optar por esses recipientes, deixam a sua criatividade voar para desenvolver não apenas lixeiras, mas peças que chegam a funcionar como acessórios decorativos. E quanto à complexidade da elaboração do recipiente, tudo dependerá da habilidade de trabalhar o material e a engenhosidade de cada um.

Existem pessoas que escolhem o mais simples; isto é, pegam uma caixa de papelão para colocar o papel usado, um balde de plástico para esse mesmo material e outro para o vidro. E, embora seja muito prático, a economia de espaço pode não ser precisamente a mais eficiente.

Onde colocá-los?

Os recipientes de reciclagem podem ocupar muito pouco espaço se forem colocados adequadamente. Então, nesse sentido, é fundamental buscar uma boa estratégia.

Uma boa estratégia para colocar os recipientes de reciclagem em casa não só nos poupará espaço, mas também nos proporcionará maior conforto a longo prazo.

Assim como dispomos de lixeiras comuns, também podemos colocar os recipientes de reciclagem em qualquer espaço da casa; embora na verdade, a cozinha seja geralmente a escolha mais frequente.

No entanto, algumas pessoas as instalam embaixo da pia ou em um canto da cozinha. Mas quando se trata de aproveitar ao máximo o espaço, é melhor colocar os recipientes pendurados em uma linha vertical, em alguma parede ou atrás de uma porta. Dessa maneira, evita-se afetar a mobilidade nas áreas de passagem bem como saturar o chão com recipientes.

Ideias para recipientes de reciclagem

Recipientes de reciclagem

  • Um móvel vertical com gavetas. Aqueles que são feitos de plástico transparente são uma boa opção, pois permitem visualizar facilmente o conteúdo de cada gaveta. Outra vantagem deste tipo de mobiliário é o fato de poderem incluir rodas para facilitar a sua mobilidade.
  • Os típicos recipientes de plástico das lojas de ferragens podem funcionar perfeitamente, especialmente se forem incorporados em uma prateleira na parede.
  • Você também poderá aproveitar as caixas de madeira para frutas e legumes. Elas têm a grande vantagem de poderem ser pintadas e decoradas a gosto.

Outros elementos que poderão servir como recipientes de reciclagem são: cestos de vime, gavetas antigas de alguns móveis e recipientes feitos com restos de garrafas de plástico.

Móveis de design

Móveis como recipientes de reciclagem

Claro, se você não tem recipientes reutilizáveis para transformá-los em lixeiras de reciclagem ou então, o artesanato não é seu ponto forte, não se preocupe. Hoje em dia, felizmente, existem várias peças de design que você poderá escolher.

Em sua maioria, essas peças utilizam as ideias anteriores, mas com um acabamento muito melhor e que consegue disfarçar muito bem a sua função; por sua vez, ajudam a eliminar a sensação de ‘acumulação de resíduos’ que muitas vezes incomoda as pessoas.

Uma grande vantagem dos móveis de design é que eles têm várias apresentações que se adaptam ao estilo dos móveis da cozinha (ou do espaço onde os recipientes serão colocados). Dessa forma, preservam a harmonia do ambiente.

Em suma, integrar os recipientes de reciclagem em casa pode ser muito mais simples do que parece. É preciso buscar estratégias que permitam o uso eficiente do espaço e dos próprios recipientes.