Design eclético: use a sua criatividade!

· 26 de setembro de 2018
Você mudou de casa e não sabe por onde começar? Quer renovar os seus espaços, mas não tem orçamento para enfrentar essa transformação? Aqui apresentaremos o curioso estilo do design eclético que poderá ser a solução para decorar os seus novos cômodos.

design eclético compreende uma combinação de diferentes elementos e técnicas de diferentes épocas, criando assim uma composição no mesmo espaço, um todo. É interessante como, com os elementos que temos em nossas casas (aqueles que pretendemos descartar e substituí-los por novos), poderemos criar espaços originais e visualmente muito atraentes.

O estilo eclético não possui regras. Isso é possível graças à combinação de diferentes estilos, como o clássico, o moderno, o romântico, o rústico ou o minimalista. Com esses estilos, estarão presentes os objetos que os caracterizam. Portanto, a combinação de um objeto de uma determinada época com outro que não se familiariza com ele em tudo, é a chave para reconhecer o design eclético à primeira vista.

Se você não sabe por onde começar, se você quer renovar os seus espaços, mas não tem um orçamento suficiente para adquirir móveis ou enfeites novos, não se preocupe! Neste espaço, mostraremos as principais características do design eclético, que poderá ser o destaque da sua casa.

Características do design eclético

  • Mistura de elementos

Como já mencionamos, o design eclético é caracterizado, em primeiro lugar, pela mistura e combinação de elementos de diferentes épocas. Você deverá ter em mente que essa mistura não consiste em escolher objetos ao acaso e colocá-los em lugares aleatórios na sua casa. Pelo contrário, o design eclético seleciona, reflete e determina de forma detalhada que tipos de objetos e em qual canto específico da sua casa colocá-los.

  • O colecionismo

O colecionismo é um traço muito característico em todas as pessoas. Todos os dias objetos e móveis de todos os tipos são produzidos e descartados. Além disso, sempre possuímos alguns objetos ou pequenos móveis que não se encaixam em nosso ambiente ou não sabemos onde colocá-los. O design eclético é fundamental para aqueles que costumam colecionar coisas.

  • Ares de nostalgia

Este estilo também traz um certo sentimento nostálgico. Nos apegamos a objetos que têm história, um significado, um passado. Ou até mesmo objetos novos que gostamos e temos a certeza de que nunca vamos querer nos livrar deles. Essa sensação que o estilo eclético traz é fundamental, porque irá proporcionar um ambiente acolhedor e agradável nos espaços.

Sala de jantar no estilo eclético

Ainda que o design eclético colecione e misture, é importante não sobrecarregar os nossos espaços. Crie uma composição, uma espécie de pintura artística em cada um dos seus cômodos. Misturar e colecionar não significa acumular. É fundamental poder estabelecer um equilíbrio visual na combinação de todos os elementos.

Dicas para criar um estilo eclético

A combinação de materiais, cores, texturas e dimensões são a base da decoração quando você quiser criar uma atmosfera eclética em seus espaços. Daremos algumas dicas para que você conheça em profundidade e, assim, se aventure a criar.

Combinação de cores

Em geral, este estilo combina cores neutras, como preto, branco, cinza ou até marrom, contrastando com tons dourados ou prateados. É ideal manter as paredes em cores claras, assim os móveis e objetos se destacarão mais.

Mistura de materiais

Os tapetes, as cortinas e as capas de almofada são elementos-chave no momento de dar um ar eclético à nossa casa. Os tecidos, além de proporcionar aconchego aos espaços, “vestem” a casa. As cortinas, os tapetes ou as capas de almofada com padrões e estampas são as protagonistas neste estilo. Você também poderá combinar, por exemplo, um sofá de couro marrom com almofadas de veludo em cores vibrantes.

Se você tem sofás com tapeçarias já desenhadas, é uma ótima oportunidade para mostrá-lo em seus espaços de estilo eclético.

Existem inúmeras maneiras de criar e compor a sua casa com um estilo eclético evidente. Você deverá levar em conta que, para ambientar a sua casa com esse estilo, não é necessário gastar muito dinheiro.

Assim, você poderá criar espaços originais, acolhedores e que compreendam uma grande variedade de épocas. O design eclético é um estilo decorativo criado a partir dos móveis e objetos que temos. Isto tornará os espaços das nossas casas ainda mais pessoais e interessantes. Anime-se a criar o seu próprio estilo e utilize aqueles objetos que você não sabe onde colocar.

Dessa forma, você poderá brincar com a sua criatividade. Use a sua imaginação. Mude os móveis e os objetos de lugar, mude o estofamento, pinte, restaure. Crie a partir do que você já tem, brinque com o contraste de cores e materiais, aventure-se a conhecer o interessante mundo do design eclético.