Relógio com peças de jogos que você não usa mais

· 13 de novembro de 2018
Se você precisa ou simplesmente deseja colocar um relógio novo na sua parede, mostraremos algumas ideias originais para criar o seu próprio relógio. Que tal reaproveitar as peças dos jogos de tabuleiro da infância?

Quem não se lembra dos jogos de tabuleiros na infância? Se os seus filhos cresceram e não usam mais os jogos de tabuleiro, ou até mesmo se você vem guardando os seus há anos, mostraremos como criar um relógio com peças de jogos que não sejam mais usados na sua casa. Então, não os descarte. Uma boa forma de preservar a memória dos seus jogos favoritos é os reciclando para criar novos objetos, tanto decorativos quanto funcionais.

Dominó, Jenga, damas, xadrez, Palavras Cruzadas e muitos outros jogos de tabuleiro podem ser reciclados para criar um relógio bonito e original para a sua casa. Além das peças, você também poderá usar os tabuleiros que compõem determinados jogos como suporte. Isso dará uma aparência colorida e divertida aos seus espaços. Além disso, é uma forma criativa de dar uma nova funcionalidade para peças que não usamos mais.

Os relógios de parede são sempre práticos nas casas e, ao mesmo tempo, decorativos. Além disso, se você quiser criar o seu próprio relógio com peças de jogos, recomendamos que você o pendure nas paredes dos quartos das crianças ou dos seus filhos adolescentes. Mas, se você for mais velho e gostar muito dos jogos de tabuleiro, este interessante relógio ficará muito bonito na sua sala de estar.

Como criar um relógio com peças de jogos de tabuleiro

Crie o seu relógio com peças de dominó

O dominó é um antigo jogo de tabuleiro que foi atravessando várias gerações e muito usado por crianças pequenas. Tem peças retangulares interessantes com dois espaços separados. Cada um desses espaços tem um número de pontos que correspondem em sua totalidade a um número por espaço.

Crie seu relógio com peças de dominó

Para fazer o seu relógio com peças de dominó, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Peças de dominó
  • Suporte (Material de sua escolha)
  • Mecanismo do relógio
  • Tinta acrílica (Cor de sua escolha)
  • Pincel médio
  • Cola
  • Lápis
  • Régua

Pinte o suporte do seu relógio

Depois de escolher o suporte para o relógio, que poderá ter a forma e o material que você desejar, você poderá pintar a superfície com tinta acrílica da cor que preferir. Uma alternativa muito bonita é brincar com o contraste e pintar a superfície da cor inversa às das peças de dominó. Por exemplo, se você tiver peças brancas, o ideal é pintar a superfície de preto. Caso contrário, se as suas peças de dominó forem pretas, a superfície pintada de branco ficará muito bem.

Com o pincel, cubra toda a superfície com tinta e deixe secar. Em seguida, coloque o mecanismo do seu relógio. Então, se você já tiver um relógio com o mecanismo incorporado em seu suporte, poderá reciclá-lo e, assim, será mais fácil e rápido prosseguir com a sua criação.

Marque a localização das peças

Em seguida, marque a localização das peças com um lápis, medindo a superfície total para as distribuir igualmente. Feito isso, disponha as peças como quiser. O número total de cada peça vai marcar a hora. Por exemplo: se uma peça tiver 6 pontos em cada espaço, isso significa que o total será 12. Portanto, essa ficha estará marcando 12 horas. Dessa forma, você poderá combinar e escolher as suas peças da maneira que preferir.

Cole as peças à superfície

Depois de ter escolhido todas as suas peças e a sua localização, aplique uma pequena porção de cola na extremidade inferior e cole uma a uma à superfície, respeitando as marcas já feitas. Pressione firmemente com os dedos por vários segundos. Dessa forma, a peça ficará bem colada. Deixe secar por várias horas e pronto! Você já terá terminado a sua bela criação: um interessante e original relógio de dominó.

Crie o seu relógio com peças de Jenga

Jenga é um jogo de tabuleiro que recuperou a popularidade entre os jovens. Consiste em construir andares com suas peças de madeira, deixando a torre mais alta possível. Se você tiver peças perdidas ou não usar mais este jogo, criar um relógio com peças de Jenga poderá dar destaque aos seus espaços em casa.

Crie seu relógio com peças de Jenga

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Peças de jenga
  • Tinta acrílica (de sua escolha)
  • Marcador permanente
  • Suporte de madeira (de sua escolha)
  • Cola
  • Mecanismo do relógio

Pinte o suporte de madeira

Uma ótima alternativa para combinar com o material das peças de Jenga em madeira, é escolher uma placa de madeira como suporte para o seu relógio. Você poderá pintá-la com uma cor base como o branco, por exemplo, e assim as suas peças vão contrastar e combinar perfeitamente.

No entanto, se você não quiser pintar o suporte e preferir manter o tom da madeira, envernize o suporte com um verniz suave fosco. Isso dará um aspecto um pouco mais rústico ao seu relógio.

Marque a localização das peças no suporte

Assim como no exemplo mencionado anteriormente, uma vez que a superfície esteja seca, marque com um lápis a localização futura das peças.

Escreva a hora em cada peça

Com o marcador, de preferência de ponta fina, escreva a hora em cada uma das peças, da forma que você preferir. Uma vez que você tenha cada uma das peças marcadas com o seu respectivo horário, cole cada uma delas no suporte. Dessa forma, você terá criado um incrível relógio com peças de Jenga para colocar na sua sala de estar, cozinha ou salão de jogos.

Crie o seu próprio relógio de parede com essas duas opções da forma que você mais gosta. Inclua texturas, combine as suas cores favoritas e decore as paredes da sua casa com esses relógios originais.