Aprenda a decorar os seus interiores com plantas
Decorar os interiores com plantas é uma boa ideia se você quer dar outro ar aos diferentes cômodos da sua casa. Um estudo detalhado nos permitirá escolher as plantas mais interessantes para cada um deles.
Uma boa combinação de plantas ou a sobriedade de um único exemplar no lugar certo farão das espécies de interiores as aliadas perfeitas para decorar a sua casa. Mas quais são as mais adequadas e como distribuí-las?
Interiores com plantas: tudo o que você precisa saber
Onde e por quê
Muitas vezes, a mesma espécie de planta de interiores resiste ou atinge o pleno desenvolvimento em um canto da casa e, em outro, nem sequer sobrevive por alguns dias.
Leve em consideração o cômodo da casa e, dentro dele, o ponto específico onde a planta será localizada; esses dois aspectos são decisivos para que a sua planta resista e cresça plenamente.
Por este motivo, não é aconselhável trocar um vaso de lugar a menos que isso seja indispensável. Existem plantas para as quais é muito difícil encontrar uma boa localização e, se estiverem saudáveis, não é interessante correr riscos desnecessários.
Certamente, um caso excepcional é o das espécies que são mantidas em ambientes internos durante o inverno, mas que depois precisam de ar livre para ter uma aparência imbatível.
Harmonia, estilo e equilíbrio
É importante harmonizar as plantas com as diferentes funções dos cômodos, com os seus móveis e com a sua decoração. Tenha isso bem claro ao escolhê-las.
O estilo decorativo da casa, as cores que predominam nas paredes, os estofamentos, os tapetes e as cortinas determinarão as espécies de plantas a serem colocadas em cada cômodo.
Além disso, lembre-se de que as condições ambientais de cada cômodo devem ser levadas em consideração para que não haja erros. Os móveis também desempenharão um papel importante e, muitas vezes, servirão de suporte para as plantas.
Do ponto de vista decorativo, pense que as espécies de plantas devem ocupar aproximadamente um décimo da superfície da casa. Se ocupassem menos, passariam despercebidas e, caso contrário, elas dominariam o espaço.
Interiores com plantas, as mais adequadas para os seus cômodos
As plantas que são vendidas em lojas especializadas se destacam pelo seu valor decorativo. Basta colocá-las nos locais adequados de acordo com as suas necessidades e seguir algumas dicas.
Lembre-se de que a sala, a cozinha, o quarto e o banheiro são os cômodos mais frequentados da casa. Portanto, decorá-los com plantas e arranjos de flores ajudará a alegrá-los e também lhes dará personalidade.
Dependendo do tipo, da quantidade de iluminação e do grau de umidade em cada ambiente, será possível avaliar a espécie de planta a ser colocada em cada cômodo.
- Hall de entrada: essa área geralmente recebe pouca luz natural, então o melhor a fazer é utilizar plantas e flores secas.
- Sala: é fácil decorá-la com plantas, pois costuma ter bastante luz. Suas dimensões também permitem a utilização de espécies de maiores dimensões.
- Sala de jantar: é muito provável que receba uma luz mais filtrada e que se trate de um espaço bastante mobilado; por este motivo, é conveniente utilizar plantas pequenas.
- Cozinha: a escolha das plantas para este cômodo estará sujeita, sobretudo, à fumaça e à temperatura gerada pela preparação dos alimentos.
- Quarto: se for bem iluminado, é adequado para diversas espécies; no entanto, tenha em mente que elas não devem ser muito volumosas.
- Banheiro: uma vez que este é o cômodo mais úmido da casa, o seu ambiente é favorável ao desenvolvimento de muitas plantas de interiores, embora seja necessário considerar a qualidade e a quantidade de luz disponível.
Interiores com plantas, dicas muito úteis
Algumas espécies de interiores requerem cuidados (regar, adubar, podar…) que às vezes não estamos em condições de fazer dentro de casa.
Se esse for o caso, não é preciso abrir mão de tê-las nos nossos interiores. Tente escolher espécies que tolerem bem a seca e que precisem de poucos cuidados. Que tal algumas suculentas, um agave ou um cacto?
Se você não quiser deixar de ter plantas com flores, pode optar por roseiras anãs. Coloque-as em um local bem iluminado e lembre-se de levá-las para fora quando chegar a primavera.
Outras plantas que ficarão ótimas são as orquídeas, ciclamens, kalanchoes, bromélias e violetas africanas. Elas ficarão lindas em qualquer canto!
Para finalizar, uma dica: não se esqueça das begônias, pois elas são uma opção muito adequada para ambientes iluminados, sem luz solar direta. No entanto, é necessário garantir bastante umidade.
As plantas ajudarão a decorar os seus interiores, por isso escolha aquelas que mais lhe agradem. Você já tem alguma ideia em mente?