Como cultivar cogumelos no jardim?

· 20 de julho de 2018
Você gostaria de cultivar cogumelos no jardim e está em dúvida? Nós explicaremos aqui o que se deve fazer em um passo a passo muito simples.

Você gostaria de cultivar cogumelos em casa? Podemos cultivar cogumelos até mesmo no jardim. Mais e mais pessoas estão em busca de uma dieta mais saudável e estão decidindo cultivar seus próprios alimentos em casa. Juntamente com cogumelos, outras espécies podem ser plantadas no seu jardim como tomates, cenouras, pimentas ou acelga. Também morangos, tomilho, manjericão, hortelã ou gengibre.

Além disso, para que se torne ainda mais fácil, muitas vezes não é necessário ter um jardim. Uma sacada já é suficiente (não importa quão pequena seja) ou um terraço.

Essa é a melhor maneira de obter produtos frescos e orgânicos. Por outro lado, se você é uma pessoa que recicla e se preocupa com o meio ambiente, essa é uma maneira ideal de preservá-lo. Mas, não se esqueça dos benefícios para a sua própria saúde.

Por todas essas razões, mais pessoas estão apostando na criação de uma horta urbana em sua própria casa. Experimente você também!

Hoje falaremos sobre o cultivo de cogumelos com fardos pré-cultivados, para que fique mais fácil para você. A seguir, explicaremos tudo passo a passo.

Noções básicas

Primeiramente, queremos que você tenha em mente que o cultivo de cogumelos é feito em pequenos sacos de plástico ou em fardos de palha. Quando estiver na loja, não compre muitos, com apenas um fardo você poderá obter muitos cogumelos.

Os sacos plásticos não geram mau cheiro ou produzem manchas, o que sem dúvida o encorajará na hora de decidir sobre seu cultivo.

Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas devemos colocar os fardos pré-cultivados em áreas escuras e arejadas. Nesse sentido, você pode colocá-los na garagem ou em uma despensa, não precisa ser um lugar aberto, como sacadas ou jardins.

O benefício de comprar o fardos pré-cultivados é que eles já estão limpos e levam muito menos tempo para produzir.

Além disso, há épocas mais recomendadas para comprar esses fardos ou sacos de plástico.  Os melhores meses para comprar os sacos plásticos de cogumelo são de setembro a março. Podem ser cultivados em diferentes climas e regiões; dependendo da variedade podem ser cultivados em ambientes abertos ou fechados.Noções básicas para cultivar cogumelos no jardim

Semeadura

Os cogumelos precisam de um substrato para se desenvolver. Não é algo difícil de encontrar.

Isso é muito importante: tenha em mente que existem diferentes tipos de cogumelos, cada um deles precisará de um substrato específico. É necessário colocá-lo em três camadas consecutivas:

1. Um terço de palha, trigo ou aveia.

2. Um terço de turfa, que misturaremos com um pouco de serragem.

3. Esterco, o de cavalo é muito utilizado.

Você pode comprá-lo ou fazê-lo de modo caseiro.

Temperatura e umidade

Não se esqueça de que para conseguir uma boa produção você deve manter certas condições de forma constante: temperatura e umidade.

A temperatura máxima não deve exceder 15º, aproximadamente. Se as temperaturas estiverem abaixo de 10º C, não será muito bom, pois o cultivo será mais lento do que o normal. Por outro lado, se exceder os 18-20º, os cogumelos podem ficar deformados.

É por isso que é essencial que você coloque os fardos dentro de casa ou, no caso de jardins, em áreas com sombra. O fato deles não suportarem a luz solar não significa que eles não possam suportar luz intensa, são coisas diferentes.

Embora os fardos estejam em pequenas caixas, sacos especialmente projetados para eles ou em mini estufas, o sol poderia aquecê-los, o que estragaria toda a produção e teríamos que começar do zero.

Em relação a umidade do ambiente, ela deve ser alta, em torno de 70-80%. Além disso, é ideal que haja alguma ventilação, mas sem excessos. Por que devemos dar tamanha importância à ventilação? Porque o acúmulo de dióxido de carbono no ar deve ser evitado, ele seria prejudicial.

Temperatura e umidade para os cogumelos

Regar

É muito importante regar a terra, não os cogumelos diretamente. Devemos fazer isso duas vezes por dia. Nesse sentido, regar é uma ação fundamental.

Além disso, você deve prestar muita atenção à qualidade da água que você usa para regar. O ideal seria utilizar a água da chuva. Caso isso não seja possível, você deve usar água mineral.

Uma técnica muito utilizada: se você quiser controlar totalmente o grau de umidade, use um higrômetro ou higrógrafo.

Colheita

É um processo muito rápido e simples: você deve puxar com cuidado para arrancá-los sem danificar o restante do cultivo. Mesmo que você sinta vontade, nunca corte diretamente, isso é algo totalmente prejudicial, já que poderiam surgir alguns focos de putrefação.

Como se faz? Primeiro, você deve segurar a parte superior (píleo ou chapéu) com os dedos, fazendo um movimento para girá-los ou torcê-los.

Você não pode ser descuidado, deve coletá-los periodicamente. Após a colheita, é preferível que você não demore muito para cozinhá-los, para evitar que se estraguem. Uma alternativa para não ter que comê-los imediatamente seria secá-los, assim eles aguentariam mais tempo.

Para saber qual é o momento exato, é muito simples: você pode ver que já estão maduros quando o pé do cogumelo se torna um pouco mais flexível e ao tocá-lo há uma sensação de suavidade.

Colheita dos cogumelos

Conclusão

Como você viu, o cultivo de cogumelos no jardim ou em qualquer outra área da sua casa não é tão difícil. Existem outras formas de cultivo, mas mostramos a maneira mais simples: os fardos pré-cultivados.

A outra opção que você pode experimentar é espalhar grãos de micélio. O micélio é o aparato vegetativo da planta, responsável por carregar nutrientes até onde o fungo necessita, isto é, é o que faz o fungo crescer e se reproduzir. No entanto, se você é um novato em jardinagem, recomendamos que faça as primeiras culturas com fardos pré-cultivados e, depois com mais experiência, faça o cultivo a partir do zero, a partir do micélio.