Faça a sua própria churrasqueira para o jardim
A nossa casa é composta de espaços interiores e exteriores. Muitas vezes, concentramos a decoração apenas nos espaços interiores, mas como ficam os exteriores? Faça a sua própria churrasqueira no jardim e comece a apreciar uma boa refeição ao ar livre.
Quando há uma festa, uma reunião de família ou apenas uma visita dos amigos, o jardim pode ser um lugar ideal para fazer um bom churrasco. Na verdade, isso se tornará uma desculpa perfeita para fazer da sua casa um espaço para reuniões.
É fácil fazer uma boa churrasqueira e ela será muito útil no jardim. Traz dinamismo ao ambiente e poderá proporcionar um certo toque decorativo. Ela se tornará um complemento a mais para a casa, útil principalmente no verão.
Materiais necessários para fazer a sua churrasqueira no jardim
Na hora de construir a churrasqueira, é necessário que você tenha à mão os materiais básicos e fundamentais. Uma vez feita a estrutura, você poderá passar para a sua decoração externa e, assim, lhe dar um toque interessante.
A primeira coisa a ser feita é determinar um espaço no jardim que seja ideal para colocá-la. É importante que não haja vegetação por perto, nem que seja muito próximo da casa, principalmente por causa da fumaça e dos odores. Existem dois tipos de churrasqueira:
- Um seria aquela feita de tijolos ou pedras, formando uma estrutura fechada para evitar perigos e a saída das brasas. Neste caso, estamos falando de uma churrasqueira fixa sem a possibilidade de deslocamento.
- O outro modelo é o de metal, em forma de mesa e que fica sobre quatro pés. Este seria um modelo móvel; poderá ser mudado de lugar sem problemas.
Ter uma churrasqueira no jardim pode ser muito útil.
Churrasqueira fixa feita de tijolos
Uma ideia muito interessante para o seu jardim é fazer uma churrasqueira de tijolos e cimento. O primeiro passo é fazer uma estrutura de pilares que suportem a área das brasas.
- É conveniente que ela seja colocada em uma lateral ou em um canto do jardim. Obviamente, ela não poderá ser colocada no centro do jardim, fazendo dela o eixo principal. Lembre-se de que, na verdade, ela deve ser um complemento.
- É interessante que ela tenha uma saída para a fumaça, como se fosse uma chaminé. Dessa forma, evita-se que a fumaça saia de forma desproporcional.
- Ao lado da churrasqueira também podemos colocar um forno de pedra, de tal forma que, assim, você tenha os dois recursos em um só lugar.
- Por sua vez, poderá haver outros compartimentos para colocar panelas, frigideiras, tigelas, bandejas, etc.
- O objetivo principal da churrasqueira é fazer com que ela seja funcional, oferecendo os elementos básicos e necessários para fazer um bom churrasco.
- Também poderá ser coberta com um telhado. É interessante que ele seja de metal, mas se você colocar uma cobertura em madeira, ficará muito bem.
Churrasqueira de metal
Outro modelo que é muito comum é a churrasqueira de metal. Pode ser mais prática e fácil de utilizar, basicamente, porque não fica fixa em um determinado lugar, podendo ser deslocada ou removida do jardim sempre que necessário.
- Consiste em uma estrutura com quatro pés com uma parte superior com a grade. Pode ter um outro compartimento inferior para guardar outros objetos.
- Pode ser coberta por um exaustor, funcionando a título de chaminé e protegendo as brasas para que elas não se apaguem e mantenham o calor. Por sua vez, a fumaça terá um lugar por onde sair.
- Pode ter rodas, funcionando como se fosse um carrinho.
- Existem muitos modelos e variações. De fato, há também o modelo básico de grade sobre quatro pés com uma tampa para cobri-los. O seu formato é semelhante ao de uma panela.
Como decorá-la?
Alguns recursos estéticos podem ser utilizados para lhe dar uma aparência diferente. No entanto, devemos ter em mente a ideia de que uma churrasqueira tem uma capacidade basicamente funcional.
Na hora de incluir a decoração, nos modelos de metal você poderá trabalhar com a forja, especialmente na chaminé. Por sua vez, você poderá aplicar cores ou qualquer outro motivo que possa surgir, como o vidrado cerâmico, por exemplo.
Por outro lado, também é possível pintar o lado de fora; porém, tenha em mente que a fumaça poderá prejudicar a estética. Dessa forma, a churrasqueira se tornará um recurso muito atraente e dinamizador para o jardim.