Faça a sua própria churrasqueira para o jardim

· 22 de março de 2019
Faça uma churrasqueira para o jardim e transforme esse espaço em um local de lazer onde você possa reunir os seus amigos para um bom churrasco.

A nossa casa é composta de espaços interiores e exteriores. Muitas vezes, concentramos a decoração apenas nos espaços interiores, mas como ficam os exteriores? Faça a sua própria churrasqueira no jardim e comece a apreciar uma boa refeição ao ar livre.

Quando há uma festa, uma reunião de família ou apenas uma visita dos amigos, o jardim pode ser um lugar ideal para fazer um bom churrasco. Na verdade, isso se tornará uma desculpa perfeita para fazer da sua casa um espaço para reuniões.

É fácil fazer uma boa churrasqueira e ela será muito útil no jardim. Traz dinamismo ao ambiente e poderá proporcionar um certo toque decorativo. Ela se tornará um complemento a mais para a casa, útil principalmente no verão.

Materiais necessários para fazer a sua churrasqueira no jardim

Materiais necessários para fazer um espaço de lazer 

Na hora de construir a churrasqueira, é necessário que você tenha à mão os materiais básicos e fundamentais. Uma vez feita a estrutura, você poderá passar para a sua decoração externa e, assim, lhe dar um toque interessante.

A primeira coisa a ser feita é determinar um espaço no jardim que seja ideal para colocá-la. É importante que não haja vegetação por perto, nem que seja muito próximo da casa, principalmente por causa da fumaça e dos odores. Existem dois tipos de churrasqueira:

  • Um seria aquela feita de tijolos ou pedras, formando uma estrutura fechada para evitar perigos e a saída das brasas. Neste caso, estamos falando de uma churrasqueira fixa sem a possibilidade de deslocamento.
  • O outro modelo é o de metal, em forma de mesa e que fica sobre quatro pés. Este seria um modelo móvel; poderá ser mudado de lugar sem problemas.

Ter uma churrasqueira no jardim pode ser muito útil.

Churrasqueira fixa feita de tijolos

Churrasqueira fixa feita de tijolos

Uma ideia muito interessante para o seu jardim é fazer uma churrasqueira de tijolos e cimento. O primeiro passo é fazer uma estrutura de pilares que suportem a área das brasas.

  • É conveniente que ela seja colocada em uma lateral ou em um canto do jardim. Obviamente, ela não poderá ser colocada no centro do jardim, fazendo dela o eixo principal. Lembre-se de que, na verdade, ela deve ser um complemento.
  • É interessante que ela tenha uma saída para a fumaça, como se fosse uma chaminé. Dessa forma, evita-se que a fumaça saia de forma desproporcional.
  • Ao lado da churrasqueira também podemos colocar um forno de pedra, de tal forma que, assim, você tenha os dois recursos em um só lugar.
  • Por sua vez, poderá haver outros compartimentos para colocar panelas, frigideiras, tigelas, bandejas, etc.
  • O objetivo principal da churrasqueira é fazer com que ela seja funcional, oferecendo os elementos básicos e necessários para fazer um bom churrasco.
  • Também poderá ser coberta com um telhado. É interessante que ele seja de metal, mas se você colocar uma cobertura em madeira, ficará muito bem.

Churrasqueira de metal

Churrasqueira de metal

Outro modelo que é muito comum é a churrasqueira de metal. Pode ser mais prática e fácil de utilizar, basicamente, porque não fica fixa em um determinado lugar, podendo ser deslocada ou removida do jardim sempre que necessário.

  • Consiste em uma estrutura com quatro pés com uma parte superior com a grade. Pode ter um outro compartimento inferior para guardar outros objetos.
  • Pode ser coberta por um exaustor, funcionando a título de chaminé e protegendo as brasas para que elas não se apaguem e mantenham o calor. Por sua vez, a fumaça terá um lugar por onde sair.
  • Pode ter rodas, funcionando como se fosse um carrinho.
  • Existem muitos modelos e variações. De fato, há também o modelo básico de grade sobre quatro pés com uma tampa para cobri-los. O seu formato é semelhante ao de uma panela.

Como decorá-la? 

Decoração do jardim

Alguns recursos estéticos podem ser utilizados para lhe dar uma aparência diferente. No entanto, devemos ter em mente a ideia de que uma churrasqueira tem uma capacidade basicamente funcional.

Na hora de incluir a decoração, nos modelos de metal você poderá trabalhar com a forja, especialmente na chaminé. Por sua vez, você poderá aplicar cores ou qualquer outro motivo que possa surgir, como o vidrado cerâmico, por exemplo.

Por outro lado, também é possível pintar o lado de fora; porém, tenha em mente que a fumaça poderá prejudicar a estética. Dessa forma, a churrasqueira se tornará um recurso muito atraente e dinamizador para o jardim.