Logo image
Logo image

Plantas com folhas coloridas: você desejará todas elas!

4 minutos
Você quer dar uma dose extra de alegria à sua casa ou jardim? Então continue lendo, pois vamos falar sobre as plantas com folhas coloridas. Você vai adorar!
Plantas com folhas coloridas: você desejará todas elas!
Última atualização: 11 setembro, 2020

As plantas com folhas coloridas, em tons de roxo, vermelho, creme, laranja ou amarelo, combinarão muito bem com o seu jardim ou o interior da sua casa, pois dão vida a qualquer ambiente.

Combinadas com outras espécies de folhas verdes, podem formar um belo contraste e trazer uma nota de alegria para o ambiente. Recomendamos que elas sejam consideradas porque, além da sua beleza, também precisamos acrescentar que elas são mais longevas do que as plantas com flores.

Plantas com folhas coloridas: o motivo da coloração

Some figure

Você certamente estará se perguntando: por que essas cores vivas aparecem nas folhas desse tipo de planta? A resposta é muito simples: porque esta é uma consequência dos pigmentos que as folhas têm para absorver a luz durante a fotossíntese.

Além da clorofila, também existem espécies que possuem outros pigmentos, como os carotenos, produzindo colorações avermelhadas nas folhas. Essas espécies são de origem tropical e vivem em micro habitats onde a luz chega matizada.

Você também precisa saber que as plantas de folhagem colorida foram frequentemente cruzadas entre si pelo homem, obedecendo a critérios estéticos para favorecer variedades coloridas que dificilmente seriam produzidas em condições naturais.

Plantas com folhas coloridas: quatro variedades

Vamos falar sobre quatro variedades de plantas com folhas coloridas que você desejará ter na sua casa ou jardim. No final, você certamente não saberá qual escolher. Recomendamos que você fique com as quatro. Vejamos!

1. Cróton (Codiaeum spp.)

Some figure

Com caules e folhas grossas, opacas e flexíveis, o cróton é, na verdade, um pequeno arbusto. Suas folhas geralmente combinam diferentes cores (amarelo com laranja e verde, vermelho e cinza-escuro, roxo e verde). Além disso, também apresentam diferentes formas: lanceoladas, alongadas, lobuladas… Inclusive, as folhas do mesmo cróton podem ser diferentes umas das outras.

É conveniente que você saiba que precisará de um substrato úmido, luminosidade e alta umidade no ambiente. Abaixo dos 12°C, o cróton perderá as suas folhas inferiores, mas você também não deve deixá-lo exposto à luz solar direta nos meses mais quentes.

E lembre-se de que o látex que as suas folhas liberam quando cortadas é tóxico. Portanto, você deve ter cuidado se tiver filhos pequenos que possam manuseá-las.

2. Begônia (Begonia rex)

Some figure

Você deve saber que muitos híbridos foram criados a partir desta planta, a tal ponto que ela quase não é mais encontrada na sua forma pura. Esses híbridos são mais adaptados ao cultivo em interiores.

A Begônia era uma planta lenhosa da Índia, com rizomas grossos e folhas ovadas torcidas que, sobre um fundo preto-esverdeado metálico, tinham uma larga faixa prateada no centro e bordas com uma coloração vermelho-púrpura.

As variedades mais destacadas são: Merry Christmascom folhas marrom-avermelhadas com faixas verdes, prata e rosa; e a King Edward IV, com folhas vermelhas e manchas rosadas.

3. Dracena (Dracaena spp.)

Some figure

Entre as plantas comumente chamadas de dracenas, as espécies mais comuns em interiores são: Dracaena marginata, D. fragans, D. demenensis D. song india. Não se preocupe, você acabará aprendendo os seus nomes!

Geralmente desenvolvem um tronco do qual emergem grandes folhas alongadas, grossas e muitas vezes variegadas, com 30 a 40 cm de comprimento e até 8 cm de largura em algumas espécies.

Além disso, uma boa ideia é levá-las para fora durante um curto período no verãono entanto, você terá que colocá-las ligeiramente à sombra, pois elas não gostam muito da luz solar direta.

4. Cóleus (Coleus spp. ou Solenostemon)

Some figure

Bela planta herbácea vivaz, altamente ramificada, com caules tenros impregnados de seiva. O cóleus tem folhas dentadas de forma ovalada ou cordiforme e apresenta cores vivas (amarelo, vermelho, laranja, verde, branco, roxo) que se combinam para criar figuras harmoniosas.

Para preservar as suas cores, esta planta precisa de luz intensa. E, embora não exija muita água, você deve ter em mente que, quanto mais calor fizer, maior deve ser a quantidade.

Uma vantagem do cóleus é que ele se enraíza bem por reprodução vegetativa e também é fácil germiná-lo a partir de sementes. Basta colocá-lo no lugar indicado para que ele possa crescer sem problemas.

Plantas com folhas coloridas: dicas

Some figure

Vejamos algumas dicas para que as suas plantas com folhas coloridas fiquem mais bonitas. No entanto, não é necessário que sejam seguidas rigorosamente, mas é conveniente levá-las em consideração. Vamos começar!

O que você acha se, durante o seu crescimento, podar as pontas dos brotos? Experimente fazer isso, pois, se essa tarefa for realizada na primavera, será possível tornar a planta mais frondosa e, se for feita regularmente, a planta adquirirá uma forma mais compacta e globular.

E não se esqueça! Troque o vaso por um maior a cada um ou dois anos. Um vaso grande estimulará o desenvolvimento das raízes e, portanto, um maior crescimento. Isso fará com que a sua planta fique cada vez mais bonita.

E então, você quer ter plantas com folhas coloridas? Temos certeza de que a sua resposta será afirmativa.