Você conhece o antúrio? Aprenda a cultivá-lo para desfrutar de sua beleza
As plantas são um elemento decorativo ideal porque podem trazer energia positiva para um cômodo apenas com sua presença. Por isso, convidamos você a conhecer uma das espécies mais belas que existem: o antúrio.
Essa planta tropical nativa da América do Sul tem lindas flores de aparência encerada que podem ser vermelhas, rosa ou brancas. É fácil de cuidar e um sucesso garantido se você quiser adicionar um toque de cor a qualquer um dos cantos da sua casa.
Assim é o antúrio
O seu nome científico é Anthurium e mais do que uma planta refere-se a um gênero que inclui cerca de 800 espécies das mais exóticas e vistosas. O mais popular deles é o andreanum, que você certamente reconhecerá graças às suas grandes flores vermelhas, rosas e brancas, e folhas em forma de coração.
É nativa de clima tropical, o que a torna perfeita para interiores, já que exige que temperaturas maiores que 15º C. Também requer muita umidade e muita luz indireta. Se você quer embelezar a sua casa, fique atento a essas dicas de jardinagem.
Raios de sol
Se você tem um antúrio, saiba que ele precisa de luz natural para crescer, mas tome cuidado com o local escolhido, pois a luz solar direta pode queimar as folhas. Se você perceber que a planta começa a amarelar, é hora de buscar outro espaço para ela.
O solo que a sua planta precisa
Um dos segredos para que essa planta cresça exuberante e colorida é cuidar do substrato a ser usado. Ele deve ter a capacidade de reter a umidade sem ficar encharcado. Você pode optar por adubos orgânicos e naturais ou por aqueles vendidos em lojas de jardinagem. O mais comumente utilizado para antúrios é o NPK 10-10-10.
A rega do antúrio
A irrigação é para muitos um ponto de conflito. É aqui que a planta pode ser danificada. Por esse motivo, é conveniente conhecer bem as orientações que são sugeridas para cada espécie.
No caso do antúrio, recomenda-se uma rega moderada: duas vezes por semana no verão e uma vez no outono e no inverno. É melhor tocar no substrato para ver se está úmido ou seco, para nunca errar. Se puder, use água destilada ou deixe-a descansar durante a noite.
Como a planta precisa de muita umidade, não se esqueça de borrifar as folhas com frequência. No verão, é melhor fazer isso várias vezes ao dia. Lembre-se de que é uma planta tropical.
A reprodução do antúrio
A boa notícia é que sua reprodução é muito fácil e ocorre por meio de estacas. Antes do transplante, é recomendável deixar as raízes expostas para que você possa separar os caules com cuidado sem danificá-los. O próximo passo é colocá-los em outro vaso com substrato universal e pronto!
As qualidades dessa planta
Certamente você se lembra do artigo em que mencionamos as plantas que ajudam a purificar o ar. Bem, essa é uma delas. O antúrio tem a capacidade de limpar o ambiente de toxinas como amônia, formaldeído, tolueno e xileno.
Dicas para manter o antúrio saudável
As suas folhas e caules costumam ser o reflexo dos problemas que o afligem. Observe-o com atenção e, se notar algum dos sintomas que especificamos abaixo, aja de acordo.
- Existem algumas bactérias que podem atacar o antúrio. Quando isso acontece, as folhas ficam marrons.
- Se você notar que o caule também está manchado, é porque está com fungos por excesso de rega. Se for esse o caso, troque o substrato o mais rápido possível e modifique o padrão de irrigação que você tem seguido.
- Outro problema comum é quando as folhas ficam amareladas. Nesse caso, pode ser o resultado de receber muita luz solar.
- Finalmente, se você vir que as flores que aparecem são verdes, significa que a planta está recebendo menos luz do que realmente precisa.
Cultive um antúrio para poder apreciar suas espetaculares flores durante todo o ano. Você pode colocar o seu elegante colorido em qualquer um dos espaços da sua casa adicionando aconchego e harmonia.
Procure em lojas de jardinagem para encontrar uma dessas plantas. Têm disponível em várias cores: qual é a sua preferida?
Imagem principal: Fanghong – Wikipedia