Baús para os quartos infantis
Os baús são elementos decorativos que não devem faltar nos quartos das crianças e, servem tanto como elementos para recolher e guardar os brinquedos, como de decoração, tornando o quarto dos nossos pequenos um espaço pessoal e confortável.
Para conseguir um ambiente personalizado e adaptado às crianças onde elas possam se sentir confortáveis, precisamos de um quarto funcional, que também seja acolhedor e agradável.
Este ambiente é determinado pela boa escolha dos móveis que irão integrar o quarto, cama ou berço confortável, uma boa iluminação, cheiro agradável, cores suaves que dão tranquilidade, etc.
Além disso, inclua elementos de decoração personalizados, por exemplo, letras em madeira que formam o seu nome, papéis de parede pintados com desenhos que lhe agradam e que dão um toque pessoal ao ambiente.
Um bom elemento de decoração para o quarto das crianças é o baú. Antigamente era muito comum que esses objetos servissem para guardar coisas de todos os tipos, principalmente brinquedos, utensílios domésticos, roupas de cama, até mesmo documentos ou fotos.
Nos últimos anos o uso do baú tem aumentado, pois hoje em dia os mais pequenos possuem uma grande variedade de brinquedos e materiais que precisam ser guardados.
Formas de usar os baús
A verdade é que os baús são muito úteis para o quarto das crianças porque representam um espaço de armazenamento muito necessário numa casa com crianças.
- Para guardar os brinquedos e evitar que a sala fique desordenada.
- Como armário ou prateleira, guardando sapatos ou livros de histórias.
- Colocados nos pés da cama, servem como aparador ou banco para se sentar.
Esta peça também pode ser integrada em quartos de bebê. Não só para decorar, mas como elemento fundamental para guardar fraldas ou roupas de cama.
Nesse caso, eles estão localizados ao pé do berço. Este é um exemplo perfeito de que os baús não são apenas para crianças, mas também para os pais, servindo-lhes para sentar-se com os seus bebês de uma forma confortável e prática.
Os baús são excelentes aliados para organizar um quarto.
Baús de diferentes materiais
Quanto ao material dos baús, a madeira tem sido a mais utilizada. É muito fácil recordar aquele baú de madeira que havia na casa dos nossos avós com detalhes metálicos nas bordas, um enfeite ou desenho entalhado.
Atualmente também existem baús de madeira. No entanto, o seu design varia muito, visto que sendo para quartos de crianças têm outras características. A madeira costuma ser mais clara, sem tantos detalhes, um design com linhas mais arredondadas e simples, com desenhos e cores marcantes.
Outro material comumente usado para os baús é o vime. Este material tem a vantagem de ser muito leve, por isso o seu transporte é muito fácil.
Escolhendo o baú adequado
No mercado você encontrará uma grande variedade de baús para decorar e organizar o quarto das crianças. Por isso, é importante saber escolher o mais adequado.
Em primeiro lugar, é importante escolher o material. Conforme mencionado, os mais comuns são feitos de madeira ou vime. Escolha o material não só pelo que é esteticamente melhor, mas também dependendo do uso que lhe será dado.
Para que a criança possa movê-lo de um lado para o outro, escolha um material mais leve, como o vime. Se, ao contrário, o baú não precisa se mover, pode escolher a madeira. Devemos também levar em consideração o que vamos guardar; se forem objetos pesados, escolha um baú mais resistente.
Em segundo lugar, escolha um baú personalizado. Em geral, o quarto das crianças nos dá muitas pistas sobre como a criança é, os seus gostos, hobbies, etc. Por isso escolha um baú que vai de acordo com o seu gosto e que se harmonize com o ambiente.
Finalmente, o local onde o baú deve ser colocado também é muito importante. Geralmente são grandes, por isso é melhor colocá-los em um lugar onde não interfira na passagem. Ao pé da cama ou ao lado do armário seriam os locais ideais.
Quanto ao preço de um baú, temos uma grande variedade de preços nas lojas especializadas. Na internet você pode encontrar muitas ideias sobre como transformar um baú antigo em um baú infantil. Você também pode comprar um básico e personalizá-lo você mesmo.
Conclusão
Se você decidir personalizar um baú, envolva as crianças nessa tarefa; é uma forma de se divertir e aprender. Se você quer um quarto organizado e com toques pessoais, não se esqueça dos baús na sua lista de artigos para decoração.