Colchas bouti, perfeitas para o seu quarto

5 de novembro de 2019
Escolha a colcha bouti perfeita para sua cama sem renunciar ao design.

Um dos primeiros pontos a ter em mente no enxoval do quarto é encontrar a colcha perfeitaAlém de sua função estética, elas servem para nos aquecer e dar conforto durante a noite.

Nas lojas podemos encontrar muitas marcas, designs e tecidos. No post de hoje, falaremos sobre as colchas bouti. Além de serem tendência, elas ficam ótimas em qualquer quarto. E, claro, acima de tudo, são muito quentinhas.

O que são colchas bouti?

As colchas Bouti são um tipo de colcha mais acolchoada que os modelos tradicionais. De fato, a palavra bouti refere-se ao ponto que é feito no tecido para manter o enchimento sem espaço para se mover.

Elas têm uma camada sutil de relevo. No entanto, apesar de terem uma espessura fina, são muito mais quentes do que os antigos edredons pesados. Isso graças às fibras atuais e à alta qualidade do tecido, que é muito macio e fofo.

Além disso, há diversos desenhos, com diferentes acabamentos e materiais. Você pode escolher diferentes padrões, pesos e espessuras para o preenchimento. Por serem geralmente bem finas, elas podem ser usadas ao longo do ano, juntamente com lençóis ou colchas, dependendo do clima.

Há modelos de todos os tipos que combinam perfeitamente com os quartos infantis e com os quartos de casal.  Algumas, inclusive, vêm com almofadas decorativas que dão um toque especial à decoração.

As colchas bouti são, sem dúvida, uma das tendências mais atuais. Tanto é assim que sua demanda está aumentando cada vez mais.

Cama baixa

Em que as colchas bouti são diferentes de outras colchas?

É claro que o revestimento da cama tem um grande impacto visual em nosso quarto. De alguma forma, ela define os elementos que a cercam. Se compararmos as colchas bouti com outras colchas, como edredons ou cobre-leitos, veremos diferenças claras em relação a seus materiais e funcionalidade.

Edredom

Os edredons surgiram nos países frios do norte da Europa. O seu enchimento é composto por penas de ganso ou fibras. Além disso, o edredom permite que se troque o enchimento dependendo da época do ano em que nos encontramos. No entanto, sempre há algum preenchimento dentro, por isso não é uma boa ideia para as estações mais quentes. Portanto, você terá que comprar dois tipos de roupas de cama se usar esse tipo de cobertura. Um edredom para os meses mais frios e uma colcha, por exemplo, para as noites mais quentes.

Um outro inconveniente é a sua colocação. Às vezes, é um pouco trabalhoso e difícil de encaixar nos cantos.

A vantagem das colchas bouti em relação aos edredons é que podemos usá-las durante todo o ano. Isso é simplesmente impossível com um edredom. Por ter menos espessura, podemos usar as colchas bouti no verão juntamente com os nossos lençóis. Da mesma forma, se estiver muito frio em alguma noite de inverno, podemos colocar um cobertor sobre os lençóis e depois cobri-los com a colcha bouti.

Conjunto nórdico para cama de solteiro-colchas bouti

Colchas e edredons

Por outro lado, temos as colchas. Elas podem ter um preenchimento muito leve ou mesmo não ter nenhum. Além disso, podem ser de materiais diferentes. Podemos encontrá-las de poliéster, algodão e até mesmo os dois materiais combinados.

A vantagem que elas têm é que você pode brincar com a decoração sem um investimento muito grande. Para os dias mais frios do inverno, você poderá incluir uma manta embaixo para ficar mais quente.

Os edredons, por outro lado, têm um enchimento mais espesso e você não poderá trocá-lo, caso seja costurado.

As colchas e as mantas se encaixam nas laterais e no fundo do colchão. Além disso, você pode, opcionalmente, deixar parte da roupa pendurada nas laterais. Por outro lado, os edredons não se ajustam porque são tão grossos que não podem se encaixar nos lados da cama. Eles deixam uma aparência muito mais fofa.

Como podemos ver, as colchas bouti podem ser usadas durante todo o ano. Na primavera e no verão, elas são ótimas para usar sem qualquer outro acessório. Além disso, nos meses mais frios, você pode acrescentar lençóis de inverno ou cobertores. A nossa sugestão é colocar colchas bouti de seda. O toque desse tipo de cobertura é espetacular.

Outra grande vantagem é a sua grande versatilidade em termos de estampas e desenhos de qualquer cor. Além disso, ela nos dá a possibilidade de combiná-la com diferentes tipos de tecidos.

Conjunto nórdico-colchas bouti

Recomendações para o seu cuidado

Como as colchas bouti podem ser usadas durante todo o ano, o seu cuidado deve ser muito mais delicado. Por esse motivo, daremos diversas dicas para conservar as suas colchas e deixá-las como novas por muito tempo.

A primeira coisa a fazer antes de colocar a sua nova colcha bouti na cama é lavá-la para remover qualquer resíduo que houver. Dessa forma, a colcha ficará mais limpa e macia e também terá o perfume do seu amaciante favorito.

É importante arejar a sua colcha todos os dias para que não pegue odores, elimine a poeira e não se estrague.

Como lavar e passar

Ao lavar a colcha, observe a recomendação do fabricante, pois a lavagem dependerá do tipo de material.  Colchas bouti de linho ou seda requerem uma lavagem mais delicada à mão. Por outro lado, vale a pena lavar as colchas de algodão com água morna.

Elas podem ser lavadas com qualquer tipo de detergente ou sabão. Se formos lavá-las em casa, é preciso levar em conta que a colcha não deve ficar apertada na máquina de lavar. Também esqueça a secadora com este tipo de colcha; será melhor deixar secar ao ar livre para ficar completamente enxuta. Este é um detalhe importante para manter a sua colcha em perfeitas condições pelo maior tempo possível.

Na hora de passar à ferro, recomendamos que você coloque a colcha na cama e passe-a diretamente sobre essa superfície. Vai dar menos trabalho e ficará muito melhor.

Como podemos ver, os benefícios estéticos das colchas bouti são muitos. Podemos escolher entre muitos modelos. Cada vez mais há lojas que vendem colchas que se adaptam a todos os tipos de estilos, do mais minimalista ao mais clássico.