3 ideias para decorar com tapetes

7 de janeiro de 2019
Dos tapetes mais clássicos aos mais ousados. A seguir, lhe daremos várias ideias para decorar a sua casa com tapetes.

Decorar com tapetes é simples, pois eles são um dos objetos decorativos mais clássicos. Eles se adaptam a todos os tipos de casa, independentemente do seu estilo decorativo ou tamanho. Além disso, eles nunca saem de moda e podemos encontrá-los com uma ampla gama de preços. Como você pode ver, não há desculpa para não inclui-los na nossa casa.

A seguir, lhe daremos várias ideias para decorar com tapetes, com as quais esperamos que você encontre inspiração.

1. Tapetes para separar espaços

É cada vez mais comum que na maioria das casas a sala de jantar e a sala de estar estejam no mesmo espaço. Se quisermos uma união entre os dois espaços, mas ao mesmo tempo, deixar clara a distinção entre a área de descanso e a de refeição, uma opção é colocar um tapete.

Escolha um tapete grande e o coloque de preferência na área de descanso. Se, ao contrário, você colocá-lo na sala de jantar, terá que estar constantemente limpando, porque é inevitável que ele se suje na hora das refeições.

Por outro lado, se você colocar o tapete na área do sofá, ficará muito mais confortável e acolhedor.

A maioria das pessoas fica descalça quando está no sofá, então é mais confortável pisar em um tapete.

Recomendamos que o tapete seja maior do que a área onde ficam os sofás. O ideal é que haja uma borda com cerca de 20 centímetros. Assim, se limita mais claramente a distinção entre as duas áreas.

Quanto à cor, vai depender das suas preferências. Tenha em mente que, se o sofá for de uma cor chamativa e você também colocar um tapete com cores vibrantes, a combinação ficará muito extravagante.

Tapetes para separar espaços

2. Tapetes pendurados na parede

A princípio parece uma ideia um pouco maluca, mas se você parar para pensar, um tapete não precisa ser colocado no chão. De fato, alguns tapetes são tão bonitos e delicados que dá até pena pisar neles. Então, por que não decorar as paredes com tapetes como se eles fossem um quadro? Em alguns países, como a Rússia, é muito comum ver tapetes pendurados nas paredes das salas, então não é uma ideia tão maluca assim.

Um bom lugar para colocar o tapete é no corredor ou na sala de estar atrás do sofá. O tapete parecerá uma tapeçaria. Se você  escolher essa opção, é melhor escolher um tapete fino, para poder pendurá-lo com mais facilidade.

Por que você não pendura um tapete em forma de semicírculo na cabeceira da sua cama?

Outra opção é o tapete funcionar como uma cabeceira, o colocando atrás da cama. Neste caso, um tapete redondo ficaria perfeito. Não importa onde você o coloque, com certeza ele trará um toque aconchegante para a casa, bem como originalidade.

3. Toque aconchegante no hall de entrada ao decorar com tapetes

Tapetes pendurados na parede

O hall de entrada é o acesso à sua casa e, portanto, a primeira impressão que as pessoas terão quando chegarem. Se colocar um tapete nele, você proporciona um toque aconchegante e o ambiente se torna mais agradável e acolhedor. Nesta área da casa podemos optar por dois tipos de tapete. Escolha aquele que melhor se adapte à sua casa e ao seu dia a dia:

  • Capacho. Esses tapetes são menos estéticos e mais práticos. Se você mora em uma área onde chove com frequência, eles serão a sua melhor opção, pois você não terá que limpar o chão todo dia. Dentro deste tipo de tapete estão os tapetes retangulares ou tapetes que podemos enrolar e colocar quando necessário. Se você quer colocar um capacho retangular, saiba que eles são o elemento perfeito para dar à casa um toque casual. Você pode encontrar alguns modelos com frases engraçadas e originais.
  • Tapete convencional. Este seria o tipo de tapete que pode estar em qualquer área da casa. Somente o recomendamos para o hall de entrada se você não tiver filhos pequenos, animais de estimação e se não entra com os sapatos sujos em casa. No restante da casa, não há problema que seja um tapete mais delicado. Por outro lado, no hall de entrada, pisamos com sapatos sujos porque acabamos de chegar da rua e o tapete terá um aspecto mal cuidado com pouco tempo de uso.
Toque aconchegante no hall de entrada ao decorar com tapetes