Cadeiras giratórias confortáveis para a sua casa

A seguir, falaremos sobre quais são as cadeiras giratórias mais confortáveis para a sua casa, bem como quais são as características que você deve levar em conta na hora de escolher uma.
Cadeiras giratórias confortáveis para a sua casa

Última atualização: 14 janeiro, 2019

Existem muitos modelos de cadeiras giratórias no mercado. No entanto, nem todas continuam sendo realmente confortáveis depois de passarmos algum tempo nelas. O que acontece é que, muitas vezes, os designs chamam a atenção, mas na realidade, eles não são ergonômicos.

Em primeiro lugar, quando pensamos em cadeiras giratórias, é inevitável pensarmos nos modelos projetados para escritórios. No entanto, este não é o único formato, uma vez que também há poltronas e cadeiras reclináveis ou antiestresse, entre outras.

Uma cadeira giratória é uma peça auxiliar que deve proporcionar conforto mais do que estilo. Geralmente, é incluída nas áreas comuns, como a sala de estar, a biblioteca, o terraço e a varanda, embora também possa ser incluída nos quartos. Atualmente encontramos modelos variados que proporcionam um ambiente confortável e descontraído.

Características das cadeiras giratórias

A base das cadeiras giratórias pode ficar escondida ou exposta. A razão para escolher uma ou outra responde ao tipo de design, principalmente. Agora, esta base pode ser composta por um tubo e vários pés (4-5 pés) ou então, por um bloco circular cilíndrico ou circular cônico.

Cadeiras giratórias

Em relação à altura das cadeiras giratórias, ela não varia muito. Quase todas geralmente são mais ou menos baixas, e o que realmente varia é se a linha continua sem interrupção até o chão (como quando a base está escondida) ou se ela é interrompida no começo da base.

Por outro lado, o material das cadeiras giratórias pode variar de acordo com o design. Assim, não existe um único tipo de material que as identifique. Ocorre que, para além da aparência, o importante é o quanto a cadeira é macia, se o material é agradável ao toque, quanto calor ela proporciona, entre outros aspectos relacionados.

Obviamente, o encosto reclinável é um elemento essencial nas cadeiras giratórias, mas os apoios de braço os e apoios para os pés não. Enquanto alguns modelos incluem ambos, outros podem incluir apenas o apoio de braço. Além disso, cabe destacar que os apoios para os pés podem ser parte da cadeira ou vir como uma peça separada.

Por que as cadeiras giratórias são escolhidas?

A flexibilidade das cadeiras giratórias é muito conveniente para o bem-estar das pessoas. Por isso, os designers não hesitam em incluir uma cadeira na sua proposta decorativa, desde que o espaço permita.

Da mesma forma que uma pessoa tem a opção de se sentar em uma dessas cadeiras, virar-se para a janela, ler, tirar um cochilo ou simplesmente descansar, ela também poderá se sentar e girar na direção do seu interlocutor.

Nesse sentido, fica evidente que esse tipo de móvel evita que a pessoa tenha que se levantar para mudar de posição ou para olhar para um lado ou para o outro. Ou seja, acima de tudo, elas estão voltadas para o conforto dentro de casa.

Elas são colocadas em pontos onde a pessoa possa ter a opção de apreciá-las tanto de forma individual quanto em grupo, de acordo com a ocasião. É por isso que elas são escolhidas para a decoração de salas e outras áreas comuns.

Fixas ou basculantes?

Ao contrário das cadeiras de escritório, que consistem em uma base de apoio com 4 ou 5 pés com rodinhas para facilitar o deslocamento, as cadeiras giratórias não têm rodas e a sua base pode ser completamente fixa ou então basculante. Este último termo significa que elas podem ser inclinadas.

A inclinação de uma cadeira basculante geralmente é inferior a 180 graus, ou seja, elas mantêm um ângulo obtuso. De fato, a maioria das cadeiras giratórias tem um ângulo entre 120 e 150 graus, de modo que elas permitem uma postura suficientemente confortável para o relaxamento.

Qual é o modelo ideal para descansar?

Sem dúvida, as cadeiras giratórias basculantes, com apoios de braço e encosto alto, são as mais adequadas para descansar. Em contrapartida, as cadeiras que tendem a ser mais esculturais não serão as mais adequadas para descansar as costas.

 

Cadeiras giratórias

Existem muitos modelos que são pouco práticos para descansar; por exemplo, com dimensões inadequadas e até mesmo com materiais desconfortáveis. Este é o caso das cadeiras giratórias de madeira, por exemplo. Embora sejam muito bonitas e originais, elas não são boas para ficarmos sentados por mais de 5 minutos.

Embora os modelos esculturais não sejam um elemento muito comum na decoração de interiores, caso estejam presentes, é conveniente colocá-los em um lugar onde fique evidente que a sua função é exclusivamente decorativa.

Em geral, as cadeiras giratórias são um móvel ideal para os amantes do conforto. Para lhes dar destaque, você poderá adicionar uma manta ou uma almofada. Nesse sentido, não devemos nos esquecer de que um bom tapete aos pés também ficará ótimo.