Tendência tropical na decoração: os princípios básicos

· 23 de julho de 2018

Desde 2016, surgiu uma nova tendência que, sem dúvida alguma, alegra os dias e nos faz viver em um paraíso permanente. Essa é a tendência tropical.

Esta tendência entrou em muitas áreas, como por exemplo a moda e também na decoração.

Na decoração, a tendência tropical é sazonal. Assim, as estações perfeitas para introduzi-la na nossa casa são a primavera e o verão.

Neste artigo, falaremos sobre os elementos básicos desta tendência, bem como as correntes ou versões que surgiram a partir dela.

Em que consiste a tendência tropical?

A tendência tropical surgiu em 2016 e vem sendo mantida até hoje. Tudo indica que em 2018 ela continuará em alta da mesma forma.

Assim como dissemos antes, é uma tendência sazonal. Principalmente porque a tendência tropical precisa de muita luz para poder mostrar todo o seu potencial. Por isso, a primavera e o verão são as estações perfeitas.

No entanto, existem  pessoas que mantêm essa tendência durante o ano todo. Para algumas pessoas, pelo contrário, ela é chamativa demais e pode se tornar cansativa, mas também como você já sabe… “gosto não se discute”.

A paleta de cores que predomina na tendência tropical é: azul (turquesa, índigo), fúcsia, amarelo e verde. São cores muito vivas e marcantes que, portanto, trazem muita felicidade e, além disso, “boas vibrações” para os cômodos.

Então, para que essa explosão de cores não saia do controle, devemos incorporar na decoração tropical da nossa casa alguns elementos naturais, como por exemplo plantas (falaremos delas posteriormente), madeira, rattan, vime, linho, algodão, etc. Esses elementos agirão como estabilizadores.

Em que consiste a tendência tropical?

A tendência tropical também é baseada no uso de elementos exóticos, como por exemplo frutas, mais especificamente os abacaxis

Eles são, portanto, essenciais nesta tendência.

Animais tropicais como os flamingos ou papagaios também devem estar obrigatoriamente em uma decoração tropical.

Certamente, uma das vantagens da tendência tropical é que ela combina perfeitamente com qualquer estilo de decoração, desde o mais clássico até o estilo nórdico.

As plantas

Evidentemente, na tendência tropical, as plantas não podem estar ausentes. Principalmente aquelas que nos transportam para selvas frondosas e úmidas.

As plantas básicas que devem estar presentes na tendência tropical são, sobretudo, as de folhas verdes e grandes, como por exemplo:

  • Costela-de-Adão.
  • Planta-alumínio.
  • Alocasia zebrina.
  • Figueira-lira.
  • Samambaias.
  • Cacto (ainda que não seja uma planta tropical, combina muito bem com essa tendência).
Na tendência tropical as plantas não podem faltar

Você também pode introduzir um toque de cor no meio de tanto verde , com orquídeas, por exemplo, ou com uma flor ave do paraíso (sim, esse é de fato o seu nome; curioso, não é mesmo?).

Correntes tropicais

Como dissemos antes, gosto não se discute e, levando isso em consideração, três correntes ou versões surgiram dentro da decoração tropical.

As duas primeiras são baseadas na mesma ideia: trazer a floresta tropical para dentro de casa. O que acontece é que uma delas o faz de uma maneira sutil enquanto a outra o faz de forma mais explosiva e excêntrica.

A terceira corrente leva a tendência tropical um passo além, para assim transformá-la em uma tendência tropical pastel. A chave para essa tendência é usar a paleta de cores tropicais, mas em tons pastéis.

Tendência tropical sutil

Esta corrente, a sutil, é talvez a mais fácil de realizar, uma vez que só precisa de alguns elementos para então transformar um cômodo em um paraíso tropical.

A tendência tropical sutil é perfeita para quem acha que tanta estampa tropical sobrecarrega o ambiente e se, por outro lado, você não quer uma mudança radical que envolva muito trabalho.

Adicione algumas almofadas com estampas tropicais ou então adesivos de plantas ou pássaros tropicais. As paredes claras são um grande aliado na decoração tropical sutil, pois funcionam como limites para tanta cor.

Tendência tropical sutil

Tropical excêntrico

Essa corrente transforma qualquer cômodo, literalmente, em uma selva tropical. Tanto as paredes, sofás, tapetes quanto os elementos decorativos, tudo é tropical.

Nesta corrente, a chave está no papel de parede com estampas tropicais. Sem dúvida alguma, as paredes fazem toda a diferença.

A decoração tropical excêntrica é mais difícil de incorporar, uma vez que precisa de muito mais mudanças e mais trabalho. Por outro lado, também é mais difícil de mudar quando nos cansarmos de tanta cor.

Tropical Pastel

Para os amantes de tons pastéis, esta é a corrente perfeita. A decoração tropical pastel é, de fato, muito mais suave que as anteriores.

Ela procura por um refúgio de paz em meio a tanta explosão de cores e por isso sempre coloca como cor base as cores neutras.

Conclusão

A tendência tropical continuará em alta em 2018. É um estilo fácil de realizar; só depende da intensidade que você deseja lhe dar, para assim incorporar mais ou menos elementos tropicais.

Se tivéssemos que dizer 2 coisas que não podem faltar na decoração tropical, diríamos que são as plantas e as almofadas com estampas tropicais. Com estes dois elementos bem incorporados, você dará um toque tropical na sua casa sem muito esforço.

Outro aspecto importante é que esta tendência é para todos os cômodos. Da sala de estar até a cozinha, passando também pelos quartos e até mesmo o banheiro.