Crie um ambiente cativante com banheiros azul-turquesa

· 1 de janeiro de 2019
Tendo em mente a frequência da sua utilização, tanto na decoração como em outras áreas, o azul-turquesa se tornou uma cor atemporal com um charme, certamente, mágico.

Adicionar cor a espaços como o banheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, devemos esclarecer que não é necessário se manter dentro da gama de tons neutros para conseguir um bom resultado. Nesse sentido, uma aposta vibrante, majestosa e de bom gosto são os banheiros azul-turquesa.

Cabe destacar que, embora possa parecer uma aposta muito ousada, a introdução dessa cor no banheiro pode ser um verdadeiro sucesso, uma vez que transmite frescor, vitalidade e serenidade. Afinal, os azuis e os verdes são cores muito agradáveis ​​visualmente, em suas diferentes variedades, pela simples razão de que são cores muito presentes na natureza.

Do mineral aos espaços

A turquesa era um mineral muito utilizado na ourivesaria antiga e na elaboração de amuletos e objetos com um certo valor místico, pelo fato de que esta cor também traz consigo certo ar “mágico”. Trata-se, portanto, de uma cor com uma longa história.

Ideias para decorar banheiros azul-turquesa

No campo da decoração, o azul-turquesa se tornou uma das cores mais usadas de todos os tempos. No entanto, combina perfeitamente com tons claros e também com tons mais escuros. O melhor de tudo é que, em ambos os casos, mantém o seu ar jovial e luminoso.

Além do fato de fornecem uma sensação de “naturalidade” e “frescor”, os azuis triunfam na decoração de todo tipo de ambiente pelo fato de darem uma sensação de profundidade.

Ideias para decorar banheiros na cor azul-turquesa

Antes de tudo, é necessário deixar claro que a utilização do azul-turquesa, ou qualquer outra cor vibrante, pode ser feita de forma contundente ou, de uma maneira muito sutil através de pequenos toques na cômodo e nos acessórios. A seguir, analisaremos algumas das melhores ideias.

1. Imersão total

Para que os banheiros azul-turquesa tenham muita personalidade, poderá ser realizada uma imersão completa através da introdução de vários tons em áreas extensas, como as paredes e também os móveis e acessórios.

Ideias para banheiros azul-turquesa

Ao variar com diferentes tons, dentro dos mais escuros, se evita saturar o espaço e se consegue um ambiente muito sofisticado. Vale destacar que esta é uma opção pensada, em primeiro lugar, para banheiros espaçosos e claros, embora uma adaptação possa ser planejada para espaços menores.

2. Apenas paredes ou azulejos

Uma maneira muito fácil de introduzir qualquer cor a um ambiente é aproveitando as paredes. Não importa se você vai destacar a parede maior ou a menor, em poucos passos, se consegue um resultado muito impressionante. E a grande vantagem desta opção é que, ao colorir as paredes, não é necessário buscar complementos. 

Talvez você não queira investir na instalação de azulejos que possuam um design nesta cor e prefira simplesmente adicionar pintura às paredes de cimento. Nesse caso, nao se esqueça que esta deve ser à prova d’água, para que não se deteriore com a umidade.

3. Torneiras e acessórios

Os banheiros azul-turquesa também podem ser compostos de acessórios. Especialmente quando se prefere manter a sensação de luminosidade e amplitude ao máximo. Nesse sentido, geralmente se deixa tudo em branco, à exceção do jogo de toalhas, dos acessórios e da torneira.

Assim como é possível obter tinta especial para as paredes do banheiro, também é possível para pintura das torneiras.

Como decorar um banheiro azul-turquesa?

4. Tons terra, neutros e azul-turquesa

Outra maneira de obter um banheiro azul-turquesa de alta sofisticação consiste em combinar branco, tons terra (como o bege e alguns marrons) com um toque de cinza. O azul ficará por conta de algum acessório ou alguma peça destacada, como:

  • Um vaso.
  • Um espelho com uma moldura barroca.
  • Um tapete.
  • Uma divisória.

Esta opção oferece grandes variedades em relação ao jogo de toalhas. Você poderá incluir outras cores como o branco, bege, cinza ou azul-turquesa. E se uma planta com grandes folhas escuras for colocada em um canto, o banheiro ficará espetacular.

Lembre-se

Ao decorar um ambiente, não deixe de lado as suas preferências. Mesmo que você faça algumas adaptações, tenha em mente que, no final, o mais importante é que o resultado seja do seu agrado. Claro, é preciso considerar as características do espaço e, com certeza, o seu orçamento para elaborar uma estratégia eficaz desde o começo.