Toalheiros radiadores para o banheiro

· 15 de fevereiro de 2019
Os toalheiros radiadores são uma das melhores opções para o banheiro. São um elemento que permite aquecer o ambiente além de manter as nossas toalhas quentes para quando sairmos do chuveiro. Neste post falaremos tudo o que você precisa saber sobre este tipo de radiador.

Os toalheiros radiadores para o banheiro se tornaram uma das soluções mais utilizadas para o aquecimento de banheiros.

Como você sabe, há muitas maneiras de aquecer um ambiente: radiadores elétricos, aquecedores de água, piso radiante, etc.

Sentir calidez em casa é muito importante, especialmente em países onde o inverno é rigoroso. Um dos ambientes da casa onde mais precisamos desse calor é no banheiro.

No chuveiro, a sensação térmica poderá subir para cerca de 37º contando com o vapor. Mas ao sair, esta temperatura se reduz para aproximadamente 25º.

Não se trata apenas de ter um banheiro quente, mas também de cuidar da nossa saúde. As mudanças tão drásticas de temperatura podem ser muito prejudiciais.

No artigo de hoje, diremos tudo o que você precisa saber sobre os toalheiros radiadores para o banheiro.

O que são os toalheiros radiadores?

Os toalheiros radiadores são um elemento muito funcional, mas também decorativo, que se tornou uma tendência nos últimos anos devido às suas vantagens. Se trata de um tipo de radiador fixado na parede.

toalheiro radiador

 

São mais finos que os tradicionais e são perfeitos para aquecer as toalhas e os roupões de banho. Dessa forma, ao sair do chuveiro, não notaremos tanto a diferença de temperatura.

Tipos de toalheiros radiadores

Existem dois tipos de toalheiros radiadores para o banheiro. Encontramos os radiadores elétricos, que precisam de uma tomada para funcionar.

A vantagem dos toalheiros radiadores elétricos é que aquecem mais rápido. Além disso, não precisa de um profissional para ser instalado.

Por outro lado, a maioria possui um termostato embutido que permite regular a sua temperatura.

Recomenda-se que este toalheiro radiador para o banheiro seja instalado em uma parede longe do chuveiro por razões de segurança.

 

O outro tipo de toalheiro radiador para o banheiro é o de água. Isso significa que o toalheiro radiador é conectado à mesma rede de canos que o restante da casa. Como resultado, para instalar este tipo de radiador você precisará ter um sistema de aquecimento central.  

O radiador de água entra em funcionamento juntamente com a caldeira. Além disso, precisa ser instalado por um profissional.

Em termos estéticos, ambos os tipos de toalheiros radiadores são os mesmos. Ou seja, a diferença está no sistema operacional.

Vantagens dos toalheiros radiadores para o banheiro

Ao reformar o banheiro, uma das ações mais comuns é trocar o radiador tradicional por um toalheiro radiador.

As razões são várias; destacamos as seguintes:

  • Por serem radiadores fixados na parede e por serem mais planos ocupam menos espaço.
  • Esteticamente são mais bonitos por permitirem um design mais moderno. Você nem vai notar que é um radiador.
  • São dois em um já que os toalheiros radiadores cumprem a mesma função de um radiador normal com a característica extra de manter as toalhas quentes.

Como escolho o toalheiro radiador adequado?

Para escolher o toalheiro radiador para o banheiro corretamente, você deve levar em consideração vários aspectos:

  • Tamanho do banheiro: o tamanho do banheiro é importante por razões variadas. Em primeiro lugar, determine a potência do radiador. Aquecer um banheiro grande não é a mesma coisa que aquecer um banheiro pequeno. O tamanho do banheiro determinará o tamanho do radiador. Se você tiver um banheiro pequeno e colocar um radiador muito grande, perderá a proporção e o radiador ocupará todo o espaço.
  • Onde você mora: é preciso considerar se você vive em uma cidade onde o inverno é muito ameno, ou se vive em uma região onde o inverno é rigoroso.
  • A potência do radiador: a potência é importante e, como dissemos anteriormente, depende do tamanho do banheiro. Para calcular a potência necessária do radiador para o seu banheiro, você deve usar a seguinte fórmula: multiplique os m² do seu banheiro por 80 W (é mais ou menos o necessário por m²). Adicione 30% ao resultado e pronto! Essa é a potência que o seu radiador deve ter.

Quanto ao design dos toalheiros radiadores, podemos encontrar diferentes formatos dependendo do estilo e marca.

 

Os mais comuns são:

  • Branco ou cromado: são os toalheiros radiadores tradicionais. São os mais simples.
  • Zig-zag: seu design é inovador e nem parece um radiador.
  • Com ripas de madeira: é um toalheiro radiador decorativo por si só. É perfeito para banheiros onde a madeira predomina.

Conclusão

Os toalheiros radiadores para o banheiro são um elemento funcional e decorativo.

Se você está pensando em fazer uma reforma no seu banheiro, um elemento que você deveria pensar em mudar é o radiador tradicional por um toalheiro radiador.

Como mencionamos anteriormente, as suas vantagens fazem deste tipo de radiador o melhor aliado para banheiros modernos.