3 cores contundentes para as paredes
Ressaltar um espaço específico é algo que pode ser feito tanto através da organização dos móveis quanto a partir da combinação de recursos; por esse motivo, vamos conhecer três cores contundentes para as paredes que nos permitem acentuar a abordagem estética.
Do ponto de vista cromático, é importante enfatizar a necessidade de combinar as cores adequadamente; no entanto, se realmente quisermos uma cor em particular, sempre haverá soluções que nos ajudarão a estabelecer a harmonia do todo.
É verdade que algumas cores podem ser fortes demais, destacando-se acima do restante. No entanto, tudo é uma questão de estudar e de procurar novas fórmulas que se adaptem corretamente aos interiores.
O que são cores contundentes?
O conceito de «contundente» pode ser definido como a própria evidência existente através da aparência que é mostrada por algum elemento específico; isto é, não gera confusão ou discussão. De fato, o seu significado é eloquente e se destaca por si só.
Se aplicarmos essa explicação ao mundo da decoração de interiores, poderemos considerar que algumas cores desempenham um papel determinante em um espaço, destacando-se de forma considerável e mostrando uma identidade própria.
Uma cor contundente chama a nossa atenção e deve favorecer o ambiente, pois desempenha um papel muito importante no espaço em que está enquadrada. Portanto, é preciso estudar cuidadosamente a forma como trabalharemos a combinação cromática interna.
Algumas cores se posicionam acima das outras de forma notável.
Cores contundentes: o laranja
Imagem: pinterest.es
O frescor e a aparência radiante que esta cor oferece a diferenciam claramente das cores frias e escuras. Sem dúvida, tem relação com um sentimento de alegria e entusiasmo e desperta um certo grau de atividade dentro de nós. Vejamos 3 características que a definem:
- Sua aplicação em qualquer cômodo permite que o ambiente seja rejuvenescido, transmitindo uma sensação aconchegante e envolvente. Pode ser bastante intenso e pode ser encontrado em diferentes gamas, até mesmo com uma certa palidez.
- Ajuda a gerar luminosidade, especialmente nos cômodos com luz natural abundante. É uma cor diligente que afeta as emoções diretamente, oferecendo uma certa energia que, combinada com a iluminação do espaço, promove uma aparência estética mais intensa.
- Sua combinação com outras cores pode ser mais complexa; no entanto, tudo é questão de estudar uma combinação adequada. Por exemplo, ele tem uma ligação muito próxima com o verde, assim como com o branco ou com outros tons neutros, como o cinza.
Cores contundentes: o verde-esmeralda
Imagem: pinterest.es
No que diz respeito ao verde-esmeralda, ele se estabeleceu como uma das cores mais sofisticadas do design de interiores. Está sendo cada vez mais usado, basicamente porque oferece força, firmeza, personalidade e seriedade. De fato, ele se encaixa muito bem em estilos como o clássico ou o alternativo.
A combinação com outras cores é limitada; isto é, ele não oferece facilidade de coordenação com o todo, de modo que o branco, o cinza e os tons neutros são, mais uma vez, as melhores opções para o diálogo cromático.
Na sala ou no quarto, ele consegue descrever a identidade do morador perfeitamente, mas é no banheiro que ele pode ser trabalhado por meio do mármore e dos azulejos, principalmente porque transmite, ao mesmo tempo, uma sensação de higiene.
Embora seja uma cor fria, ele reflete claramente a sutileza e a firmeza.
Cores contundentes: o azul-índigo
Imagem: susanorigi.mypetsanimal.com
Essa cor faz parte da gama dos tons frios, mas a seriedade e a delicadeza se combinam para refletir uma aparência sóbria e sensível no espaço. A sala, por exemplo, é um lugar onde ela se encaixa perfeitamente, pois transmite muita força.
Cabe destacar que esta cor é uma das que geralmente são escolhidas para transmitir um toque masculino, principalmente para quartos de solteiros. No entanto, também pode estar presente no banheiro, onde estabelece uma aparência limpa e higiênica.
Quanto à sua combinação com outras cores, os tons terrosos ficam ótimos, principalmente os móveis de madeira, bem como tons de verde e de azul, que são gradualmente próximos. Se você deseja estabelecer um certo contraste, é o branco que trará uma maior diferenciação.
Em suma, estudamos três cores que nos ajudam a intensificar os significados dos interiores, basicamente porque transmitem força e ativam os nossos sentidos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Egon Schuler, Josef: Color y decoración en el hogar, Gustavo Gili, 1968.