3 dicas para decorar a sua casa com tecidos

· 23 de novembro de 2018
Os tecidos se configuram como um meio decorativo para paredes, quadros ou móveis, conseguindo uma expressão estética alternativa e original.

Quem disse que os tecidos são apenas para cortinas, sofás, camas…? Pelo contrário; hoje daremos 3 dicas para decorar a sua casa com tecidos e obter, assim, um novo conceito decorativo.

Provavelmente, este tipo de estética não é muito comum no mundo do design de interiores. A ideia é usar o recurso dos tecidos como um meio diferente para a decoração, usando as suas estampas, cores e textura.

Na realidade, eles não são apenas materiais para serem percebidos pelo tato, mas também para serem apreciados pela visão. Portanto, o que conseguiremos através deles? Uma sensação de aconchego e originalidade na aparência.

Dicas para decorar a sua casa com tecidos

Decorar as paredes com tecidos

Normalmente, a concepção que se tem ao pensar sobre o que fazer com as paredes é a de pintar ou então de aplicar outros recursos estruturais que ofereçam uma estética que, via de regra, é muito comum.

Decorar as paredes com tecidosFonte: hgtv.com

Em contraste, os tecidos podem ser considerados um recurso diferente e útil para a decoração. De que forma eles podem ser aplicado nas paredes? Leve em conta os seguintes exemplos:

  • Existem tecidos adesivos com estampas realmente interessantes. Basta os colocar na superfície, certificando-se de que todas as partes fiquem bem aderidas e de que não fique ar no seu interior.
  • Outro procedimento seria comprar um tecido e colocar velcro ou cola para aderi-lo à parede. Seria necessário colar muito bem cada uma das suas partes; no entanto, com o passar do tempo, essa solução pode não ser tão eficaz quanto a anterior.

É preciso considerar que a disposição dos tecidos nas paredes não deve estar no quarto todo, pois isso poderia se tornar cansativo; é preferível que eles sejam colocados somente em uma das paredes.

-As cores e as estampas oferecidas pelos tecidos farão da sua casa um espaço único-

Quadros de tecido

Outro elemento decorativo seria a realização de quadros de tecido. Este processo é simples e vai fazer com que a concepção decorativa do espaço seja muito original. Como isso pode ser feito? Preste atenção:

  • Tenha em mente o tipo de quadro que você quer criar: redondo, quadrado, retangular, triangular, etc. Neste caso, estamos falando de formas geométricas.
  • Em seguida, use uma tela ou um pedaço de madeira para que o tecido possa ser fixado. Desta forma, o suporte já estaria feito.
  • Uma vez alcançado este ponto, você simplesmente precisa colocar o tecido na superfície, o deixando preso pelo outro lado da tela por meio de grampos, tachinhas, cola, velcro, etc. Você  precisa se certificar de que ele fique bem esticado.
  • Então, uma moldura que feche e marque o limite do tecido pode ser colocada. Deste modo, este seria um tipo de quadro muito curioso. Dispor vários quadros desse tipo juntos oferece uma estética completamente inovadora.

A sensação transmitida por esse tipo de quadro é de caráter criativo, alternativo, pop, hipster e artesanal. Por isso, os trabalhos manuais são uma boa maneira de decorar a casa com tecidos e não são difíceis de fazer.

Quadros de tecidoFonte: thefancy.com

Móveis com tecidos estampados

A ideia de decorar móveis com tecidos muda a dinâmica decorativa da casa. Ela quebra um tipo de decoração, cobrindo a madeira do móvel com um tecido que oferece um impacto estético muito maior.

  • Tenha em mente o móvel que vai ser trabalhado. Recomenda-se que ele tenha gavetas ou portas para que, dessa forma, você possa obter um maior dinamismo decorativo; isto é, a combinação de cores ou de estampas.
  • Calculando as dimensões de cada uma das gavetas ou portas, você poderá cortar os retalhos do tecido deixando um furo central para o puxador ou maçaneta. Pode ser de uma única cor/estampa ou então usando várias diferentes.
  • Por outro lado, você não precisa cobrir o móvel inteiro com o tecido. O material do móvel poderá ficar visível em algumas partes estruturais, mas o papel principal deve ser obtido pelas gavetas.
  • Para aderir o tecido, basta colocar velcro, fita adesiva ou então qualquer outro material que ajude a fixar na superfície sem danificar a madeira.

A aparência do móvel dependerá das cores ou das estampas utilizadas. É claro, isso vai chamar a atenção e encantar aqueles que visitarem a sua casa. Sem dúvida, dessa forma o móvel se torna uma “peça de museu”.

Na internet você encontrará tutoriais que ensinam como aplicar tecidos nas paredes. Você verá que não é tão difícil.