Como escolher a moldura para um quadro

· 26 de julho de 2018
Desde as mais clássicas, passando pelas minimalistas e até as mais originais. Há uma variedade enorme de opções de molduras para quadros e deixamos aqui os segredos para acertar na escolha.

Normalmente, são muitas as opções de moldura para um quadro, o que torna a sua escolha muito difícil. Então, quando chegamos na loja, enfrentamos o trabalho tedioso de decidir qual moldura escolher.

Por outro lado, mais e mais pessoas estão aderindo à tendência de incluir quadros na decoração das suas paredes. Hoje em dia, está na moda colocar molduras com fotos, ilustrações, textos e até papéis decorativos.

Sendo assim, deixaremos algumas ideias para que você as aproveite ao máximo e não erre na hora de escolher uma moldura.

A cor da tela

A cor da moldura deve estar em harmonia com a cor da tela. Molduras pretas ou de madeira são escolhas seguras, pois é possível combiná-las com tudo.

Se na imagem de um quadro predominam as cores mais apagadas, é interessante escolher uma moldura com cores chamativas para ressaltar a imagem da tela. Do contrário, se as cores do quadro são mais chamativas, pode-se optar por uma moldura que se destaque menos.

Além disso, para quem tem paredes com estampas mais ousadas, molduras douradas ou prateadas são a escolha ideal. Os seus reflexos metálicos multiplicam as estampas, gerando ambientes muito mais marcantes.

moldura para um quadro-douradas-e-pretas

Molduras douradas e pretas / culturacolectiva.com

O tamanho da moldura

Outro ponto a se considerar é a localização do quadro. Então, dependendo da cor da parede e da luminosidade do ambiente, podemos escolher entre uma ou outra cor.

É importante considerar as dimensões da parede. Ou seja, se tivermos uma parede muito grande, uma ótima ideia será colocar diferentes molduras, de diversos tamanhos, para brincar com a questão do espaço e para que as molduras não passem despercebidas.

Em contrapartida, se tivermos paredes pequenas, é melhor que não as deixemos saturadas com molduras demais. Nesse caso, poderemos optar por apenas um quadro, de tamanho médio.

Para as pessoas mais ousadas, combinar diferentes estilos de molduras pode ser uma ótima ideia. Desde que não deixe o espaço saturado, brincar com os tamanhos e com os materiais sempre dá um toque de elegância à sala.

Localização do quadro dependendo do ambiente

Quanto ao tipo de ambiente, para a sala de estar, por exemplo, poderemos escolher quadros que representem cenas que gostamos ou que nos inspirem. Outra tendência atual na decoração é colocar ilustrações com padrões geométricos.

Agora, para o quarto, optar por paisagens relaxantes é uma excelente ideia. No entanto, se você não quer ser tradicional, é possível colocar quadros dos seus personagens, cantores e atores favoritos.

Por outro lado, você também pode colocar fotos de familiares ou fotos que você mesmo tenha tirado e das quais se sinta orgulhoso. Para essas fotos, é possível ignorar as molduras e apenas enquadrá-las entre dois vidros.

Outra ideia para a seleção de quadros é escolher desenhos feitos com aquarela em diferentes tonalidades e colocar em uma moldura que se destaque, gerando, assim, um jogo de imagens.

moldura para um quadro-diferentes-tamanhos

Molduras de tamanhos diferentes / dessinsdrumond.com

O material da moldura

Geralmente, os materiais mais utilizados para as molduras são a madeira e o alumínio. São os que ficam melhores do ponto de vista estético. Além disso, os dois materiais podem ser pintados de cores diferentes.

Tanto o alumínio quanto a madeira são materiais muito resistentes. Isso permite uma grande versatilidade na hora de colocar telas nas molduras. Além disso, na sua cor natural, esses materiais são neutros e combinam com tudo.

Dimensão da moldura

Sem dúvida, podemos encontrar muita variedade em relação às medidas. Normalmente, as molduras que possuem uma estética antiga são maiores e mais sobrecarregadas. Em contrapartida, as molduras com uma estética mais moderna tendem a ser menores e mais discretas.

Tendência: molduras sem nada dentro

Inclusive, uma tendência muito atual é pendurar uma moldura sem colocar nada dentro dela. Dessa forma, poderemos colocar molduras mais ousadas, concentrando, assim, toda a atenção sobre elas. Além disso, o resultado será ainda melhor se as colocarmos em paredes brancas ou de tons pastéis.

Nesse sentido, um tipo de moldura que combina bem são aquelas que possuem um efeito envelhecido. Na verdade, é possível personalizá-las para conseguir esse efeito. Também podemos reaproveitar molduras que não utilizamos mais ou que não gostamos, pintando-as com uma cor que nos agrade ou que combine melhor com a parede na qual ela será colocada.

 

moldura para um quadro

Molduras vazias / mes-envies-deco.overblog.com

É claro, não existe um tipo perfeito de moldura. Ou seja, o que importa é o nosso gosto pessoal e o critério que estamos usando na hora da escolha. Afinal, o importante é tratar as molduras como se elas fossem outro grande elemento decorativo dos ambientes, pois elas trazem vivacidade para a decoração da sua casa.